27/08/2010

Textos de Reflexão para 27 de Agosto

Evangelho: Mt 25, 1-13

1 «Então, o Reino dos Céus será semelhante a dez virgens, que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 2 Cinco delas eram néscias, e cinco prudentes. 3 As cinco néscias, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo; 4 as prudentes, porém, levaram azeite nas vasilhas juntamente com as lâmpadas.5 Tardando o esposo, começaram todas a cabecear e adormeceram. 6 À meia-noite, ouviu-se um grito: “Eis que vem o esposo! Saí ao seu encontro”. 7 Então levantaram-se todas aquelas virgens, e prepararam as suas lâmpadas. 8 As néscias disseram às prudentes: “Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas apagam-se”. 9 As prudentes responderam: “Para que não suceda que nos falte a nós e a vós, ide antes aos vendedores, e comprai para vós”. 10 Mas, enquanto elas foram comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele a celebrar as bodas, e foi fechada a porta. 11 Mais tarde, chegaram também as outras virgens, dizendo: “Senhor, Senhor, abre-nos”. 12 Ele, porém, respondeu: “Em verdade vos digo que não vos conheço”. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.
Meditação:

Jesus Cristo diz sempre as mesmas coisas, de modo diferente, dando vários exemplos, mas, sempre com a mesma substância e a mesma finalidade: que todos compreendam, bem, o que é o Reino de Deus e o que é preciso fazer para o conquistar.
Neste caso refere-se concretamente à perseverança na Fé e na oração.
Não basta ter a “candeia” da Fé, é preciso garantir que não lhe falte o “azeite” da sua prática. Este “azeite” é a oração.
Não há fé que subsista sem oração perseverante, cuidada, contínua.
Não há tempo para cálculos a respeito da vida ou da morte que não dependem, em absoluto, de nós, não podemos, não nos convém de modo nenhum, deixar para depois, mais tarde.
Não! Agora!
Agora é que é o nosso tempo. E, mesmo que tenhamos momentos de sono, deveremos estar preparados para, ao acordar, estar tudo a postos para o que o Senhor nos pedir, seja um trabalho qualquer ou, simplesmente, que compareçamos à Sua Presença. (ama, meditação sobre Mt 25, 1-13, 2010.0716)

Tema: Humildade e Fé

Uma pessoa humilde que não tenha fé e sinceramente a deseje, acaba por tê-la com certeza, porque Deus não se nega a ninguém. E vice-versa, um aumento de soberba supõe uma diminuição de fé. (Federico Suarez, A Virgem Nossa Senhora, Éfeso, 4ª Ed. nr. 132)

Doutrina: CCIC – 382: O que é a fortaleza?
                  CIC – 1808; 1837

A fortaleza assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem, chegando até à capacidade do eventual sacrifício da própria vida por uma causa justa.

Festa: Santa Mónica

Caminhos


Como Cristo é o único mediador ante o Pai, e o caminho para chegar a Cristo é Maria, Sua Mãe, assim o caminho seguro para chegar a Maria é São José: De José a Maria, de Maria a Cristo e de Cristo ao Pai.

(B. Llamera, Teología de San José, pg. 315, trad ama)