05/01/2022

Publicações em Janeiro 5

 


Detenho-me nas páginas iniciais do Evangelho escrito por São Mateus onde consta a genealogia de São José. Compreendo que o faz para que fique bem claro que os chefes do povo nomeadamente os escribas e fariseus responsáveis tinham acesso a estas informações. Nos  arquivos doTemplo guardavam-se as genealogias dos homens de Israel como um cadastro sempre actualizado que permitisse a um pai determinar se um recém nascido varão pudesse ser o Messias esperado.

Sem o expressar o Evangelista deixa claro que aqueles responsáveis ou não se deram ao incómodo de pesquisar este cadastro no que respeitava a Jesus ou, se o fizeram, preferiram ignorá-lo.

Eu, não tenho qualquer outra razão que não seja a que se alicerça no comportamento destes homens, para concluir que terão investigado e percebido que Jesus era, de facto, O Messias e, concluindo assim, compreenderam que toda a "montanha" de leis, obrigações, regras que lhes mantinha o povo sujeito se desmoronaria; logo... negar, negar, negar era a solução. A conclusão a que chego é que a responsabilidade dos mais sabedores, cultos ou proeminentes é muito maior... incomparavelmente que a das pessoas que não têm esses atributos. Englobo todos os fariseus nesta apreciação? Evidentemente que não; o Evangelho torna claro que alguns se terão interrogado procurando respostas concrectas, como é o caso de Nicodemos. E os fariseus de hoje! ... sim... esses todos que sabem, conhecem, estão por dentro das verdades tal qual são, que as avaliam e medem com especial rigor e preferem, pelos motivos que forem, ignorá-las... quando não negá-las!!

Estão por todo o lado, sobretudo no "Sinédrio" de hoje que é a  AR onde propõem leis iníquas, votam em supostas soluções que atentam contra os mais elementares direitos da dignidade humana.

Não sei qual a solução mas, por mim, cristão que sou, vou, nas próximas eleições votar em branco; sei que o "voto branco" em Portugal e noutros países não vale nada mas, pergunto: se todos os cristãos portugueses votassem em branco... o que aconteceria?!?!

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad