15/02/2021

Quer que sejamos muito humanos e muito divinos

 

Há muitos anos já que vi com clareza meridiana um critério que será sempre válido: o ambiente da sociedade, com o seu afastamento da fé e da moral cristãs, necessita de uma nova forma de viver e de propagar a verdade eterna do Evangelho. No próprio cerne da sociedade, do mundo, os filhos de Deus hão-de brilhar pelas suas virtudes como lanternas na escuridão, "quasi lucernae lucentes in caliginoso loco". (Sulco, 318)

Leitura espiritual

 


Novo Testamento


Evangelho


Mc XII, 13-34

 

O tributo a César

13 Em seguida, enviaram-lhe alguns fariseus e partidários de Herodes, a fim de o apanharem em alguma palavra. 14 Aproximando-se, disseram-lhe: «Mestre, sabemos que és sincero, que não te deixas influenciar por ninguém, porque não olhas à condição das pessoas, mas ensinas o caminho de Deus, segundo a verdade. Diz-nos, pois: é lícito ou não pagar tributo a César? Devemos pagar ou não?» 15 Jesus, conhecendo-lhes a hipocrisia, respondeu: «Porque me tentais? Trazei-me um denário para Eu ver.» 16 Trouxeram-lho e Ele perguntou: «De quem é esta imagem e a inscrição?» Responderam: «De César.» 17 Jesus disse: «Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.» E ficaram admirados com Ele.

 

Os saduceus e a ressurreição

18 Vieram ter com Ele os saduceus, que negam a ressurreição, e interrogaram-no: 19 «Mestre, Moisés prescreveu-nos que se morrer o irmão de alguém, deixando a mulher e não deixando filhos, seu irmão terá de casar com a viúva para dar descendência ao irmão. 20 Ora havia sete irmãos, e o primeiro casou e morreu sem deixar filhos. 21 O segundo casou com a viúva e morreu também sem deixar descendência, e o mesmo aconteceu ao terceiro; 22 e todos os sete morreram sem deixar descendência. Finalmente, morreu a mulher. 23 Na ressurreição, de qual deles será ela mulher? Porque os sete a tiveram por mulher.» 24 Disse Jesus: «Não andareis enganados por desconhecer as Escrituras e o poder de Deus? 25 Quando ressuscitarem de entre os mortos, nem eles se casarão, nem elas serão dadas em casamento, mas serão como anjos no Céu. 26 E acerca de os mortos ressuscitarem, não lestes no livro de Moisés, no episódio da sarça, como Deus lhe falou, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob? 27 Não é um Deus de mortos, mas de vivos. Andais muito enganados.»

 

O primeiro mandamento

28 Aproximou-se dele um escriba que os tinha ouvido discutir e, vendo que Jesus lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» 29 Jesus respondeu: «O primeiro é: Escuta, Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor; 30 amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças. 31 O segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior que estes.» 32 O escriba disse-lhe: «Muito bem, Mestre, com razão disseste que Ele é o único e não existe outro além dele; 33 e amá-lo com todo o coração, com todo o entendimento, com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo vale mais do que todos os holocaustos e todos os sacrifícios.» 34 Vendo que ele respondera com sabedoria, Jesus disse: «Não estás longe do Reino de Deus.» E ninguém mais ousava interrogá-L’o.

 

Textos:



Omnia in bonum! (Tudo é bem)

 

  Não poucas vezes se arrisca a pôr em causa o bom nome das pessoas - a que qualquer pessoa tem direito - só porque se repete o que se ouviu, ou se leu e não se teve a preocupação em esclarecer.

Pode parecer exagero mas muita gente parece não ter outra coisa que fazer.

Daqui surgem um sem fim de ditos e mexericos, meias verdades e invenções, que vão construindo uma história sem bases nem consistência, e chega um momento em que já nem se sabe onde começa a verdade e acaba a mentira.

  Constroem-se, assim, histórias fabulosas, autênticos argumentos para filmes ou peças de teatro só que o que está em causa não são histórias sobre personagens saídas da imaginação de um prolífico autor teatral, mas sim invenções sobre pessoas reais, concretas, que têm família, usam um nome e convivem.

  Passados tantos dias e uns milhares de palavras voltamos onde começamos:

 

  Julgar os outros!

 

  Parece que nesta vida pouco importa tanto como os outros: o que fazem, como vivem, com quem se relacionam, o que dizem, que projectos têm.

  Poucos, muitíssimo poucos, escrevem sobre si próprios: eu fiz aquilo, eu penso assim, eu vivo desta forma, desejo aquilo, gosto daquele...

  Porquê?

Acham que as suas pessoas não interessam?

Que os outros não querem saber?

  Mas afinal, pode concluir-se: se cada um falasse de si, escrevesse sobre a sua vida desejos, frustrações, projectos, afinidades... não restaria matéria para falar àqueles outros todos que não fazem outra coisa que perscrutar a vida alheia.

  Parece uma ideia tonta e, provavelmente será, mas seria interessante fazer a experiência.

  Ninguém se contenta ou satisfaz com a realidade por mais evidente, célere e lógica que possa apresentar-se; precisa de umas cores extra, uns detalhes menos conhecidos, contornos mais alargados, digamos que a normalidade não interessa tanto como a comédia, o drama e, sobretudo, a tragédia.

  E não nos damos conta que a vida normal e corrente contém tudo isso:

Pedaços de drama, dias de alegria, tempos duros de tragédia, desgostos e relações destruidoras, tudo isso com entusiasmantes dias de felicidade, sólidas relações de amizade e trabalho produtivo e compensador.

  O que se passa é que, geralmente, não estamos atentos a essas coisas.

Habituamo-nos a reagir apenas ao aparato, ao choque, ao ruído e as coisas simples, discretas e pacíficas passam-nos ao lado.

 

  Onde temos o coração?

  Não é verdade que vamos construindo uma muralha à nossa volta, criando um espaço deserto de onde nem nós saímos nem outros entram?

  Onde temos o coração?

  Não é verdade que nos fechamos numa redoma onde, se quiserem, os outros nos podem ver e admirar sem que tenhamos que lhes retribuir coisa nenhuma?

  Sim... onde temos o coração?

  Bem trancado no peito ou, assim, nas palmas das mãos abertas aos outros, ao mundo?

  Não é verdade que, às vezes, talvez muitas vezes, não sabemos onde temos o coração?

Temos esta tendência de sermos o centro de tudo o que gira à nossa volta, nem nos passando pela cabeça que, ao invés, somos meros satélites orbitando gravitacionalmente em volta de algo mais forte, poderoso e atractivo, ou alguém mais sábio, prudente ou galvanizante?

  E porquê?

  Porque somos “especiais”, quer dizer, tão salientes que todos os outros como que se reduzem, à nossa volta?

  Tantas interrogações às quais, mais tarde ou mais cedo, temos de dar respostas.

  Estamos em constante evolução mas não devemos consentir nesta, sem ter esclarecido, muito bem, o que antecedeu.

  O ‘depois vê-se’ não é uma atitude nem séria nem correcta.

  Uma medida inteligente é não tomar como certo que existirá um “depois” que de facto, pode não haver e, então, lá ficaram uma quantidade de coisas por ver, de respostas que não foram dadas.

  O nosso depois é agora, exactamente, este preciso momento, e o que è necessário fazer agora não poderá, em caso nenhum, ser feito depois.

  Esta realidade tão saliente da condição humana, se for ignorada, pode originar graves distúrbios no comportamento.

Adiar, constantemente ou com ligeireza, o que se tem de fazer, produz como que uma acumulação de incumprimentos, insatisfações, faltas que acabarão por submergir a pessoa num mar revolto de correntes opostas e ventos contrários, onde será muito difícil manter um rumo conveniente.

 

 

 

 

São José

 


EXORTAÇÃO APOSTÓLICA

REDEMPTORIS CUSTOS

DO SUMO PONTÍFICE

JOÃO PAULO II

SOBRE A FIGURA E A MISSÃO

DE SÃO JOSÉ

NA VIDA DE CRISTO E DA IGREJA

 

O CONTEXTO EVANGÉLICO

 

III

 

O HOMEM JUSTO - O ESPOSO

 

19. Nas palavras da «anunciação» nocturna, José escuta não apenas a verdade divina acerca da inefável vocação da sua esposa, mas ouve novamente também a verdade acerca da própria vocação. Este homem «justo», que, segundo o espírito das mais nobres tradições do povo eleito, amava a Virgem de Nazaré e a ela se encontrava ligado por amor esponsal, é novamente chamado por Deus para este amor.

 

«José fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu consigo a sua esposa»; o que se gerou nela «é obra do Espírito Santo». Ora, de tais expressões, não se imporá porventura deduzir que também o seu amor de homem tinha sido regenerado pelo Espírito Santo? Não se imporá porventura pensar que o amor de Deus, que foi derramado no coração humano pelo Espírito Santo (cf. Rom 5, 5), forma do modo mais perfeito todo o amor humano? Ele forma também — e de maneira absolutamente singular — o amor esponsal dos cônjuges, nele dando profundidade a tudo aquilo que seja humanamente digno e belo e tenha as marcas da exclusiva entrega, da aliança das pessoas e da comunhão autêntica, a exemplo de Mistério trinitário.

 

«José ... recebeu consigo a sua esposa, a qual, sem que ele a conhecesse, deu à luz um filho» (Mt 1, 24-25). Estas palavras indicam ainda outra proximidade esponsal. A profundeza desta proximidade, a intensidade espiritual da união e do contacto entre pessoas — do homem e da mulher — provêm em última análise do Espírito que dá a vida (cf. Jo 6, 63). José, obediente ao Espírito, encontra precisamente nele a fonte do amor, do seu amor esponsal de homem; e este amor foi maior do que aquele «homem justo» poderia esperar, segundo a medida do próprio coração humano.

Pequena agenda do cristão - Segunda-Feira

    

 

SeGUNDa-Feira

Pequena agenda do cristão

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Sorrir; ser amável; prestar serviço.

Senhor que eu faça "boa cara" que seja alegre e transmita aos outros, principalmente em minha casa, boa disposição.

Senhor que eu sirva sem reserva de intenção de ser recompensado; servir com naturalidade; prestar pequenos ou grandes serviços a todos mesmo àqueles que nada me são. Servir fazendo o que devo sem olhar à minha pretensa “dignidade” ou “importância” “feridas” em serviço discreto ou desprovido de relevo, dando graças pela oportunidade de ser útil.

Lembrar-me:
Papa, Bispos, Sacerdotes.

Que o Senhor assista e vivifique o Papa, santificando-o na terra e não consinta que seja vencido pelos seus inimigos.

Que os Bispos se mantenham firmes na Fé, apascentando a Igreja na fortaleza do Senhor.

Que os Sacerdotes sejam fiéis à sua vocação e guias seguros do Povo de Deus.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?