27/12/2011

Criar necessidades

Não criar falsas necessidades: há coisas que parecem indispensáveis e não o são. Recordo que há alguns anos quando calcorreava com toda a minha ilusão de sacerdote jovem pelos bairros afastados de Madrid, me contaram de umas senhoras - que ocupavam muitas horas do dia em trabalhos de caridade, com os pobres daqueles bairros - que não mais aceso dos invernos encontraram um menino que não se podia dizer que estivesse mal vestido, porque o que estava era quase nu. Dizia uma daquelas senhoras, cheia de compaixão cristã: «meu filho, não tens frio?» E o pequeno respondeu: «Têm as senhoras frio na cara? Não? Pois para mim, é tudo cara!»
Com esta história, quero recordar-vos para que não esqueçam nunca, que não deveis sobrecarregar-vos com pretensões absolutamente artificiais, que afinal não são mais que comodidade

(Instrucciones, 1936.05.31, nr. 25)

Pensamentos inspirados à procura de Deus

À procura de Deus



«Fica connosco, Senhor,


pois a noite vai caindo


e o dia já está no ocaso» Lc 24, 29

jma

Confiança

      Reflectindo
Curar-se-ão todas as tuas doenças. ‘Mas é que são muitas’, dirás. Mais poderoso é o Médico. Para o Todo Poderoso não há doença incurável; tu deixa-te só curar, põe-te nas Suas mãos.

(stº agostinho, Comentário ao Salmo 102) 

A nossa tendência para o egoísmo não morre

Textos de São Josemaria Escrivá

Não ponhas o teu "eu" na tua saúde, no teu nome, na tua carreira, na tua ocupação, em cada passo que dás... Que coisa tão maçadora! Parece que te esqueceste que "tu" não tens nada, é tudo d'Ele. Quando ao longo do dia te sentires, talvez sem razão, humilhado; quando pensares que o teu critério deveria prevalecer; quando notares que a cada instante borbota o teu "eu", o teu, o teu, o teu..., convence-te de que estás a matar o tempo e que estás a precisar que "matem" o teu egoísmo. (Forja, 1050)

Convém deixar o Senhor meter-se nas nossas vidas e entrar confiadamente sem encontrar obstáculos nem recantos obscuros. Nós, os homens, tendemos a defender-nos, a apegar-nos ao nosso egoísmo. Sempre tentamos ser reis, ainda que seja do reino da nossa miséria. Entendei através desta consideração por que motivo temos necessidade de recorrer a Jesus: para que Ele nos torne verdadeiramente livres e, dessa forma, possamos servir a Deus e a todos os homens. Só assim perceberemos a verdade daquelas palavras de S. Paulo: Agora, porém, livres do pecado e feitos servos de Deus, tendes por fruto a santificação e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, ao passo que o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Nosso Senhor Jesus Cristo.
Estejamos precavidos, portanto, visto que a nossa tendência para o egoísmo não morre e a tentação pode insinuar-se de muitas maneiras. Deus exige que, ao obedecer, ponhamos em exercício a fé, porque a sua vontade não se manifesta com aparato ruidoso; às vezes o Senhor sugere o seu querer como que em voz baixa, lá no fundo da consciência; e é necessário escutar atentamente para distinguir essa voz e ser-Lhe fiel. (Cristo que passa, 17)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

EUA: Milagre atribuído a Santa Catarina Teakwihta

Santa Catarina Teakwihta 

Não aconteceu num lugar remoto, em circunstâncias confusas, nem há centos de anos... passou-se em 2006, nos Estados Unidos, no país mais informado do mundo, no Hospital Infantil de Seattle e na câmara hiperbárica do centro médico Virginia Mason, sob a supervisão de uma equipa pediatra e interdisciplinar.

Jake tem onze anos e colocou as fotos do seu rosto deformado pela doença no seu sítio www.jakefinkbonner.com

E fala em televisões e dá entrevistas, como aqui, aquí, en KomoNews.com (KomoTV)

Assim, Kateri (Catalina) Tekakwitha, uma índia insignificante, de cara desfigurada pela varíola e desprezada pelo seu povo no século XVI, que morreu jovem, converte-se na primeira índia santa da América do Norte, uma das poucas leigas santas dos Estados Unidos.

Por muito anticatólico que Hollywood seja, a assombrosa relação entre Kateri e Jake (que é índio lummi pelo lado paterno) e o drama da doença invencível e assombrosamente vencida, dará para mais de uma película.

O milagre aconteceu em 2006 e há algum tempo que se conhecia, mas só em 19 de Dezembro de 2011 o vice postulador da causa de Kateri Tekakwitha confirmou que este é o milagre aceite na Congregação da Causa de os Santos para canonizar a jovem índia. Os peritos médicos do processo de canonização e os que atenderam Jake, segundo parece provado, não sabem como se curou o menino.

Informação de NUNC COEPI


A partir de 01 de Janeiro poderá fazer a Leitura Espiritual diária em NUNC COEPI

Está aconselhada a leitura espiritual diária de duração mais ou menos 15 minutos. Inclui leitura do Novo Testamento [1] e textos devidamente aprovados.

Não abandones a tua leitura espiritual.

A leitura tem feito muito santos.

(S. josemaria, Caminho 116)




[1] Seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em: “NOVO TESTAMENTO”, Editorial A. O. - Braga

Evangelho do dia e comentário

Tempo de Natal I Semana

2º Dia da Oitava do Natal 27 de DezembroS. João Evangelista


Evangelho: Jo 20, 2-8

2 Correu então, e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo a quem Jesus amava, e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos  puseram». 3 Partiu, pois, Pedro com o outro discípulo e foram ao sepulcro. 4 Corriam ambos juntos, mas o outro discípulo corria mais do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. 5 Tendo-se inclinado, viu os lençóis no chão, mas não entrou. 6 Chegou depois Simão Pedro, que o seguia, entrou no sepulcro e viu os lençóis postos no chão, 7 e o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus, que não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte. 8 Entrou também, então, o outro discípulo que tinha chegado primeiro ao sepulcro. Viu e acreditou.

Comentário:

Este jovem que o evangelista menciona é aquele discípulo muito querido do Senhor.
Foi ele quem o Mestre, agonizante na Cruz, confiou a Sua Mãe.

Todos sabem desta relação especialíssima mas nem por isso João se outorga algum estatuto especial.
Domina a sua natural ansiedade e espera que o discípulo mais velho seja o primeiro a entrar no sepulcro.

Desde que o conhecemos - pelos Evangelhos, João revela sempre um entusiasmo contido e obediente. Revela-se nele o que mais tarde insistirá tanto em aconselhar: o amor a Deus, o amor aos outros, que, no fim, é respeito, carinho, preocupação, por obedecendo à Vontade de Deus tratar o próximo como a Ele próprio.

(ama, comentário sobre Jo 20, 2-8, 2010.12.26)

Música e entretenimento

Paul Simon & Art Garfunkel - Bridge Over Troubled Water