28/10/2018

Estando Ele connosco nada há a temer.

O chamamento do Senhor – a vocação – apresenta-se sempre assim: "Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-Me". Sim, a vocação exige renúncia, sacrifício. Mas que agradável acaba por ser o sacrifício ("gaudium cum pace", alegria e paz), se a renúncia é completa! (Sulco, 8)

Se consentires que Deus seja o senhor da tua nave, que Ele seja o amo, que segurança!..., mesmo quando a tempestade se levanta no meio das trevas mais escuras e parece que Ele se ausenta, que está a dormir, que não se preocupa. S. Marcos relata que os Apóstolos se encontravam nessas circunstâncias; e Jesus, vendo-os cansados de remar (porque o vento lhes era contrário), cerca da quarta vigília da noite foi ter com eles, andando sobre o mar... Tende confiança, sou eu, não temais. E subiu para a barca, para junto deles e cessou o vento.
Meus filhos, acontecem tantas coisas na terra...! Podia pôr-me a falar de penas, de sofrimentos, de maus tratos, de martírios – não tiro nem uma letra –, do heroísmo de muitas almas. Aos nossos olhos, na nossa inteligência, surge às vezes a impressão de que Jesus dorme, de que não nos ouve; mas S. Lucas narra como Nosso Senhor se comporta com os seus: Enquanto iam navegando, Jesus adormeceu e levantou-se uma tempestade de vento sobre o lago e a barca enchia-se de água e estavam em perigo. Aproximando-se dele, despertaram-no dizendo: Mestre, nós perecemos! Ele, levantando-se, increpou o vento e as ondas, que acalmaram e veio a bonança. Então disse-lhes: onde está a vossa fé?

Se nos dermos, Ele dá-se-nos. Temos de confiar plenamente no Mestre, temos de nos abandonar nas suas mãos sem mesquinhez; de lhe manifestar, com as nossas obras, que a barca é dele, que queremos que disponha à vontade de tudo o que nos pertence. (Amigos de Deus, 22)

Temas para reflectir e meditar


Formação humana e cristã – 91


Mas, muitos aduzem, se eu não tenho pecados graves de que vou acusar-me?

Em primeiro lugar a confissão sacramental é um lugar e um momento de reconvenção em que nos apresentamos ao Senhor tal qual somos, o que fizemos e deveríamos ter evitado, o que não fizemos e era nossa obrigação fazer.
Depois o sacramento infunde na alma graças especiais que nos ajudarão a resistir às tentações.

Ajudará muito o exame de que já falamos que nos proporcionará uma visão mais actual e realista do estado da nossa alma.

AMA, reflexões.

Evangelho e comentário


Tempo comum


Evangelho: Mc 10, 46-52

46 Chegaram a Jericó. Quando ia a sair de Jericó com os seus discípulos e uma grande multidão, um mendigo cego, Bartimeu, o filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. 47 E ouvindo dizer que se tratava de Jesus de Nazaré, começou a gritar e a dizer: «Jesus, filho de David, tem misericórdia de mim!» 48 Muitos repreendiam-no para o fazer calar, mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem misericórdia de mim!» 49 Jesus parou e disse: «Chamai-o.» Chamaram o cego, dizendo-lhe: «Coragem, levanta-te que Ele chama-te.» 50 E ele, atirando fora a capa, deu um salto e veio ter com Jesus. 51 Jesus perguntou-lhe: «Que queres que te faça?» «Mestre, que eu veja!» - respondeu o cego. 52 Jesus disse-lhe: «Vai, a tua fé te salvou!» E logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho.

Comentário:

Como Bartimeu a minha resposta seria pedir-te visão, luz, claridade.
Para ter tudo isto, bem sei, são necessários olhos puros.

Então… é exactamente isso que Te peço: pureza no olhar, ajuda para guardar a vista.

(ama, comentário sobre Mc 10, 46-52, 25.10.2015)




Leitura espiritual

Resultado de imagem para são francisco de assis
LEGENDA MAIOR 

Vida de São Francisco de Assis

SEGUNDA PARTE

CAPITULO 8

O seu sentimento de compaixão e o amor que as criaturas lhe devotavam

1. A verdadeira piedade, que, na palavra do Apóstolo, é útil a todas as coisas, enchera o coração de Francisco, compenetrando-o tão intimamente, que parecia dominar totalmente a personalidade do homem de Deus. Nasciam daí a devoção que o elevava até Deus, a compaixão que fazia dele um outro Cristo, a amabilidade que o inclinava para o próximo, e uma amizade com cada uma das criaturas, que lembra nosso estado de inocência primitiva. Mas, embora atraído espontaneamente por todas as criaturas, seu coração o levava especialmente às almas resgatadas pelo sangue precioso de Cristo Jesus, e quando nelas percebia qualquer mancha de pecado, chorava sua desgraça com uma sensibilidade tão patética que as gerava todo dia, como uma mãe, em Cristo. Entende-se a veneração que tinha pelos pregadores, ministros da palavra de Deus, porque eles suscitam para seu irmão morto, para Jesus Cristo crucificado pelos pecadores, filhos que seu zelo e actividade convertem e dirigem. E dizia que esse ministério de misericórdia é muito mais agradável ao Pai de todas as misericórdias do que qualquer sacrifício, sobretudo se o faz em espírito de perfeita caridade, mais pelo exemplo do que pela palavra, mais pela oração e pelas lágrimas do que por discursos excessivos

2. Por isso dizia que se deveria deplorar como destituído de verdadeira piedade todo pregador que na pregação procura mais a própria glória do que a salvação das almas ou que destrói com seu mau exemplo aquilo que ele edifica com a verdade de sua doutrina. Por isso afirmava que se deve preferir sempre um irmão simples e iletrado a semelhante pregador, pois aquele por sua simplicidade e santidade de vida move os outros a praticar o bem. E insistindo nesse ponto, recordava as palavras da Escritura: “A estéril deu à luz muitos filhos” (1Rs 2,5), e assim interpretava esse versículo: “A estéril é o irmão humilde e simples que não tem na Igreja de Deus o cargo de gerar filhos espirituais. Este dará à luz no dia do juízo muitos filhos, pois naquele dia o Juiz atribuirá à sua glória aqueles que ele agora converte com suas preces ocultas. Aquela que tem muitos filhos ficará estéril, porque o pregador vão e loquaz, que agora se gloria de haver gerado espiritualmente a muitos, saberá então que nenhuma parte teve em sua geração espiritual”.

3. Procurava a salvação das almas com todo o ardor e com todo o zelo e dizia-se inundado de suavíssimo consolo e de um gozo inefável ao saber que, atraídos pelo odor de santidade de seus irmãos espalhados pelo mundo, muitos homens abraçavam o caminho da virtude. Ao ouvir tais coisas, exultava de alegria, cumulava das bênçãos mais copiosas, dignas do maior apreço, a todos aqueles irmãos que com a palavra ou o exemplo convertiam a Cristo os pecadores. Pelo contrário, todos aqueles que com sua depravada vida manchavam a honra de sua religião sagrada incorriam no terrível anátema da sua maldição: “Por ti, altíssimo Senhor, e por toda a corte celestial, e por mim, pequenino servo vosso, sejam malditos aqueles que com seu mau exemplo confundem e destroem o que edificastes e nunca cessais de edificar pelos santos irmãos desta Ordem”. Enchia-se muitas vezes de tanta tristeza ao ver escandalizados os pequeninos, que julgava perder a vida, não fossem as forças que lhe dava a divina clemência. Certo dia, perturbado por causa dos maus exemplos, orava fervorosamente ao Pai das misericórdias em favor de seus filhos, e ouviu do Senhor estas palavras: “Por que te perturbas, vil homenzinho? Porventura o poder que te dei sobre minha Ordem te teria feito esquecer que sou eu o seu principal protector?
Se eu te escolhi a ti, homem simples, é para que tudo aquilo que realizarei em ti não seja atribuído ao trabalho do homem mas à graça do alto. Eu te chamei, te guardarei e alimentarei; se alguns irmãos caírem, levantarei outros em seu lugar, e, se preciso, farei nascer outros mais; e por maiores que sejam as perseguições suscitadas contra esta pobre religião, ela permanecerá sempre firme com meu auxílio”.

4. Fugia da maledicência como se foge da picada de uma serpente ou de uma epidemia horrível, por ser mortal para a piedade e a graça, objecto de abominação de Deus infinitamente bom, dizia ele, porque o maledicente se alimenta do sangue das almas que ele matou com a espada de sua língua. Ouviu certo dia um irmão denegrindo o bom nome de um outro; voltou-se para o seu vigário e lhe disse: “Apressa-te, faze uma investigação minuciosa. E se verificares que o irmão acusado é inocente, impõe ao acusador um castigo exemplar!” Na sua opinião, aquele que havia despojado um irmão de sua reputação devia ser despojado do hábito com proibição de levantar os olhos para o céu, enquanto não houvesse procurado, segundo suas possibilidades, restituir aquilo que havia roubado. “E a maledicência é um pecado maior que um roubo, dizia ele, pois a lei de Cristo que cumprimos por amor nos obriga a desejar a salvação das almas mais do que a do corpo”.

5. Com grande ternura se compadecia Francisco de todos os que se encontravam aflitos por causa de alguma enfermidade corporal. E quando notava em alguém indigência ou necessidade, na suave piedade do coração, a considerava como sofrimento do próprio Cristo. A caridade de Cristo, infusa em sua alma, havia multiplicado a bondade inata. Seu coração se comovia de piedade à vista dos pobres e doentes. E quando não podia socorrê-los materialmente, procurava ao menos mostrar-lhes seu amor. Ouviu um dia um irmão maltratar um mendigo importuno; amante que era de todos os pobres, ordenou ao irmão: “Tira o hábito, lança-te aos pés deste pobre, reconhece publicamente tua falta, pede-lhe perdão e que reze por ti!” O outro obedeceu humildemente, e o Pai lhe disse com bondade: “Quando vês um pobre, irmão, é a imagem do Senhor e de sua pobre Mãe que tens diante dos olhos. De igual modo deves considerar nos enfermos as misérias a que Cristo quis se sujeitar por nosso amor”. Em todos os pobres ele, que era pobre e de espírito cristão, via a imagem de Cristo.
Por isso, quando os encontrava, dava-lhes generosamente tudo quanto havia recebido de esmola, ainda que necessário para viver. Estava convencido de que devia restituir-lhes o que era deles. E voltando um dia de Sena, encontrou um pobre; ele mesmo, por causa de sua doença, levava além do hábito um pequeno manto. Viu a miséria do pobre e não se conteve: “É preciso, disse ele ao companheiro, que devolvamos a esse homem o manto que lhe pertence. Nós o recebemos emprestado até encontrar uma pessoa mais pobre que nós”. Mas o companheiro sabia os cuidados que exigia o estado do Pai e se opôs terminantemente a que socorresse o outro com prejuízo próprio. Mas ele disse: “Minha convicção é que o Grande Esmoler me repreenderia como um roubo não dar a alguém que fosse mais necessitado aquilo que eu levo”. Aliás, ao receber qualquer coisa em vista de sua saúde, costumava pedir licença ao doador para dar de presente a oferta, caso encontrasse quem fosse mais pobre do que ele. Distribuía tudo o que recebia: mantos, túnicas, livros, toalhas de altar ou tapetes, tudo o que servisse de esmola aos pobres, para cumprir o dever da caridade. Muitas vezes ao se encontrar com pobres carregando pesadas cargas, punha-as sobre seus próprios ombros para auxiliá-los.

6. Acostumado a voltar continuamente à origem primeira de todas as coisas, concebeu por elas todas uma amizade extraordinária e chamava irmãos e irmãs as criaturas, mesmo as menores, pois sabia que elas e ele procediam do mesmo e único princípio. Contudo, tratava com muito maior ternura e mais suavemente as criaturas que representam de certo modo natural a piedosa mansidão de Cristo. As vezes resgatava cordeiros levados ao matadouro, em lembrança do Cordeiro mansíssimo que desejou ser levado à morte para resgatar os pecadores. Uma noite em que se hospedara no mosteiro de São Verecundo, na diocese de Gúbio, uma ovelha deu à luz um cordeiro. Mas uma porca impiedosa se encontrava no estábulo; sem comiseração pelo inocente, matou-o barbaramente e o devorou. Ao saber disso, o Pai compassivo, muito comovido e recordando-se do Cordeiro sem mancha, chorou diante de todos a morte do cordeirinho: “Ai de mim, irmão cordeirinho, animal inocente, que és para os homens a imagem da mansidão de Cristo! Maldita seja a ímpia que te causou a morte; que nenhum homem nem animal algum se alimente de suas carnes!” Coisa admirável! No mesmo instante começou a porca a ficar doente, e depois de haver sofrido durante três dias dores horríveis, pagou enfim com a morte aquela crueldade.
Lançada para fora da cerca do mosteiro, esteve ali seca como uma tábua por muito tempo, de modo que não serviu de alimento para nenhum faminto. Considere aqui a impiedade humana com que castigo tão atroz será castigada no fim dos tempos, se com morte tão horrenda se castigou a ferocidade de um irracional; e advirta igualmente a piedade dos fiéis quão admirável foi no servo de Deus a virtude da misericórdia e a ternura para com todos, que mereceu de certo modo ser louvada pelos próprios animais.

7. Viajando certa vez pelos arredores de Sena, encontrou nos campos um grande rebanho de ovelhas. Mal as saudou, afavelmente, e todas pararam de pastar e correram para ele, levantando a cabeça e fixando-o com os olhos. Fez-lhes tanta festa, que os pastores e irmãos ficaram maravilhados de as ver tão contentes, desde os cordeiros até aos carneiros. Em Santa Maria da Porciúncula, certo dia ofereceram ao homem de Deus uma ovelha que ele de boa mente aceitou, tanto ele amava a inocência e simplicidade que esses animais manifestam espontaneamente. O santo lhe fazia suas recomendações: estar atenta aos louvores divinos, não causar dano aos irmãos por menor que fosse... E ela, sensível à afeição do homem de Deus, fazia o que podia para se conformar. Quando ouvia o canto dos irmãos no coro, também entrava na igreja, dobrava os joelhos sem que ninguém lhe tivesse ensinado e. como saudação, dava alguns vagidos diante do altar da Virgem, Mãe do Cordeiro. Além disso, quando na celebração da missa chegava o momento em que o sacerdote levantava o sacratíssimo corpo de Cristo, a ovelhinha dobrava os joelhos em atitude reverente como se desse modo quisesse censurar a irreverência dos maus cristãos e convidar aos devotos à maior veneração de tão grande sacramento. Por um certo tempo em que se encontrava na cidade de Roma, teve também sob sua guarda, em recordação do Cordeiro sem mancha, um cordeirinho, o qual entregou à nobre e devota matrona Jacoba de Settesoli. O cordeirinho, como se estivesse instruído pelo santo nas coisas espirituais, era um companheiro inseparável dessa senhora, seguia-a à igreja, aí ficava com ela e com ela voltava para casa.
E se acaso a senhora não se mostrava tão diligente em levantar-se pela manhã, o cordeirinho acordava-a com seus balidos e golpeava-a com seus pequenos chifres, exortando-a com tais gestos a apressar-se a ir à igreja. Por esse motivo, aquela senhora guardava com admiração e amor o cordeirinho, discípulo de Francisco, que era então já mestre na vida devota.


São Boaventura

(cont)

(Revisão da versão portuguesa por AMA)

Pequena agenda do cristão

DOMINGO



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Viver a família.

Senhor, que a minha família seja um espelho da Tua Família em Nazareth, que cada um, absolutamente, contribua para a união de todos pondo de lado diferenças, azedumes, queixas que afastam e escurecem o ambiente. Que os lares de cada um sejam luminosos e alegres.

Lembrar-me:
Cultivar a Fé

São Tomé, prostrado a Teus pés, disse-te: Meu Senhor e meu Deus!
Não tenho pena nem inveja de não ter estado presente. Tu mesmo disseste: Bem-aventurados os que crêem sem terem visto.
E eu creio, Senhor.
Creio firmemente que Tu és o Cristo Redentor que me salvou para a vida eterna, o meu Deus e Senhor a quem quero amar com todas as minhas forças e, a quem ofereço a minha vida. Sou bem pouca coisa, não sei sequer para que me queres mas, se me crias-te é porque tens planos para mim. Quero cumpri-los com todo o meu coração.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?