11/06/2021

NUNC COEPI: Publicações em Junho 11

 

 


Sexta-Feira 

 

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)

 

PLANO DE VIDA:  (Coisas muito simples, curtas, objectivas)

 

Propósito: Pequena mortificação

 

Pequeno exame: Cumpri o propósito que me propus ontem?

 


ANO DE SÃO JOSÉ

REDEMPTORIS CUSTOS

Exortação Apostólica do Sumo Pontífice João Paulo II

Sobre a Figura e Missão de São José na Vida de Cristo e da Igreja.

Aos Bispos, aos Sacerdotes e Diáconos, aos Religiosos e Religiosas e a todos os fiéis da Igreja Católica 

 

II. O DEPOSITÁRIO DO MISTÉRIO DE DEUS

 

REDEMPTORIS CUSTOS

O Serviço da Paternidade

 

A Circuncisão

11. Sendo a circuncisão de um filho o primeiro dever religioso do pai, José, com esta cerimónia (cf. Lc 2,21), exercitou um seu direito e dever em relação a Jesus.

O princípio segundo o qual todos os ritos do Antigo Testamento são como que a sombra da realidade (cf. Hb 9, 9 s.; 10,1), explica o motivo porque Jesus os aceita. Como sucedeu com os outros ritos, também o da circuncisão teve em Jesus o seu “cumprimento”. A Aliança de Deus com Abraão, de que a circuncisão era sinal (cf. Gn 17,13), obteve em Jesus o seu pleno efeito e a sua cabal realização, sendo Jesus o “sim” de todas as antigas promessas (cf. 2Cor 1,20).

 


Sagrado Coração de Jesus

 



DOUTRINA (Perguntas e respostas)

 

O AGNOSTICISMO

 

3. O agnosticismo é apenas uma teoria?

Aparentemente, o agnosticismo é apenas uma teoria, mas na realidade tem importantes consequências práticas. Na prática, é um ateísmo.

 


SÃO JOSEMARIA – textos

 

Que eu não volte a voar pegado à terra

Vejo-me como um pobre passarinho que, acostumado a voar apenas de árvore em árvore ou, quando muito, até à varanda de um terceiro andar..., um dia, na sua vida, meteu-se em brios para chegar até ao telhado de certa casa modesta, que não era propriamente um arranha-céus... Mas eis que o nosso pássaro é arrebatado por uma águia – que o julgou erradamente uma cria da sua raça – e, entre as suas garras poderosas, o passarinho sobe, sobe muito alto, por cima das montanhas da terra e dos cumes nevados, por cima das nuvens brancas e azuis e cor-de-rosa, mais acima ainda, até olhar o sol de frente... E então a águia, soltando o passarinho, diz-lhe: anda, voa!...

– Senhor, que eu não volte a voar pegado à terra, que esteja sempre iluminado pelos raios do divino Sol – Cristo – na Eucaristia, que o meu voo não se interrompa até encontrar o descanso do teu Coração! (Forja, 39)