07/10/2021

Publicações em Outubro 7

 


1

Oração

 

Fernandinha: Regressaste à casa do Pai! Peço-te, Senhor, que a tenhas nos Teus braços misericordiosos. E tu, meu amor, olha por mim; ajuda-me a merecer a graça de te ter tido a meu lado durante quarenta e nove anos! Ajuda-me. Inspira-me.

 

2

O que me acontece e o que penso

Para quê estares sempre aos beijos na Imagem da Virgem, insinua-se o tentador.

E, eu, nem sequer me detenho a considerar porque me lembro o quanto a minha Querida Mãe estranharia que eu passasse por ela sem a olhar, fazer uma festa, dar um beijo!

 

3

Santíssima Virgem Glória e Graça

A Família de Jesus Cristo

Meditação

«Todo aquele que escuta e faz a Vontade de Meu Pai, que está nos céus, é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe?.

A grande família de Cristo - que somos todos os baptizados - reúne-se sob o manto protector da Mãe comum para expressar com o coração, desejos e sobretudo obras a decisão de fazer em tudo a Vontade do Pai.

Sendo da família de Cristo temos tenho de convir que não sou pouca coisa, bem pelo contrário, gerado no amor de Deus tenho que tentar por todos os meios duas coisas principais: Pagar amor com amor e, ser digno da linhagem a que pertenço. Só a dignidade e unidade de vida permitirá que o consiga. Ser um com Ele como Ele é um com o Pai. Fico abismado!

Eu, pobre homem cheio de misérias e fraquezas sou como que a Mãe e os Irmãos de Jesus Cristo! É uma honra, uma grandeza, uma dignidade que me esmaga!

Sim… se fizer – em tudo – a Vontade de Deus sou, é o Senhor quem  o diz, a Sua Família mais íntima e próxima!

Talvez que nem sempre me dê conta da extraordinária importância – poderia dizer nobreza – da minha condição humana: Ter Jesus Cristo como familiar íntimo porque assim me quer em máximo grau: deu a vida por mim e por todos nós; mas, mais que isso, que já é muito, ser da Sua Família tal como como a Sua Santíssima Mãe.

Ela gerou-O no seu seio virginal e, a mim, no seu incomensurável amor.

Assusta-me um pouco esta declaração do Senhor: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática».

O “laço” familiar indispensável está bem claro e definido.

Não me diz para ser correcto, leal, fiel, piedoso, “apenas” que esteja disposto a ouvir a Sua e a pô-la em prática.

E, aqui, está o segredo que, afinal, não o é porque como seria lógico alguém pretender pertencer a uma família sem estar disposto a seguir a vontade e desejos do seu Chefe?

Eu, este pobre homem, fraco e pecador, sou da Família de Jesus Cristo!

Assusta-me esta constatação porque as palavras do Senhor não deixam qualquer dúvida. Ele compara-me à Sua Mãe, aos Seus irmãos! Eu lado ansioso por chegar ao porto seguro que me tem reservado.

 

Só me ocorre dizer-he do mais fundo do meu coração: Para que queres Tu Senhor, um miserável homem cheio de defeitos e debilidades como irmão Teu?

Não Te “envergonhas” e aceitas-me tal como sou?

Ah! Mas… se essa è a Tua Vontade então que seja assim como queres.

Mas, olha bem para mim e vê como me desvio e me perco com tanta frequência seguindo por caminhos que me afastam de Ti

 

Por isso Te peço com um fervor “interesseiro”:

 

Estando a Teu lado não me desviarei, não me deixarei enganar pelos que me  oferecem outros caminhos, talvez mais fáceis e atraentes.

 

Meu Jesus, meu Irmão: Que eu nunca Te perca!