Santa Missa
A adoração e a acção de graças são
efeitos infalíveis do sacrifício da Missa que respeitam ao próprio Deus.
(R. Garrigou-Lagrange, O Salvador, pg. 457)
Padroeiros do blog: SÃO PAULO; SÃO TOMÁS DE AQUINO; SÃO FILIPE DE NÉRI; SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ
Santa Missa
A adoração e a acção de graças são
efeitos infalíveis do sacrifício da Missa que respeitam ao próprio Deus.
(R. Garrigou-Lagrange, O Salvador, pg. 457)
Cartas
de São Paulo
Carta
aos Hebreus 4
1 Temamos,
pois, que, permanecendo a promessa de entrar no seu repouso, algum de vós seja
considerado excluído. 2 Porque, a nós como a eles, foi anunciada a Boa-Nova;
porém, a eles, a palavra escutada não valeu de nada, pois não permaneceram
unidos na fé aos que a tinham escutado. 3 Quanto a nós, os que acreditámos,
entraremos no descanso, como Ele disse: Tal como jurei na minha ira, não
entrarão no meu repouso. No entanto, as suas obras estavam realizadas desde a
fundação do mundo, 4 pois diz-se em qualquer parte, a propósito do sétimo dia:
Deus repousou no sétimo dia, de todas as suas obras; 5 e ainda, neste passo:
Não entrarão no meu repouso. 6 Assim, uma vez que a alguns está reservado
entrar nele, e que os que primeiro receberam a Boa-Nova não entraram por causa
da sua desobediência, 7 Ele fixa de novo um dia, hoje, dizendo por David,
depois de tanto tempo, como acima se disse: Hoje, se escutardes a sua voz, não
endureçais os vossos corações. 8 De facto, se Josué lhes tivesse dado o
repouso, Deus não teria falado de um outro dia posterior. 9 Por conseguinte,
permanece um repouso sabático para o povo de Deus. 10 O que entra no seu
repouso, repousa também das suas obras, tal como Deus repousou das suas. 11 Apressemo-nos,
então, a entrar nesse repouso para que ninguém caia no mesmo tipo de
desobediência. 12 Na verdade, a palavra de Deus é viva, eficaz e mais afiada
que uma espada de dois gumes; penetra até à divisão da alma e do corpo, das
articulações e das medulas, e discerne os sentimentos e intenções do coração.
13 Não há nenhuma criatura oculta diante dele, mas todas as coisas estão a nu e
a descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas.
Jesus, Sumo Sacerdote misericordioso –
14
Uma vez que temos um grande Sumo Sacerdote que atravessou os céus, Jesus, o
Filho de Deus, conservemos firme a fé que professamos. 15 De facto, não temos
um Sumo Sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, pois Ele
foi provado em tudo como nós, excepto no pecado. 16 Aproximemo-nos, então, com
grande confiança, do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e encontrar
graça para uma ajuda oportuna.
Cristo
que passa
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Viver
na intimidade com Jesus Cristo
Não
ama Cristo quem não ama a Santa Missa e quem não se esforça no sentido de a
viver com serenidade e sossego, com devoção e com carinho.
0
amor transforma aqueles que estão apaixonados em pessoas de sensibilidade fina
e delicada.
Leva-os
a descobrir, para que se não esqueçam de os pôr em prática, pormenores que são
por vezes mínimos, mas que trazem a marca de um coração apaixonado.
É
assim que devemos assistir à Santa Missa. Por este motivo, sempre pensei que
aqueles que querem ouvir uma missa rápida e atabalhoada demonstram com essa
atitude, já de si pouco elegante, que não conseguiram aperceber-se do
significado do Sacrifício do altar.
O
amor a Cristo, que Se oferece por nós, anima-nos a saber encontrar, uma vez
terminada a Santa Missa, alguns minutos de acção de graças pessoal e íntima,
que prolonguem no silêncio do coração essa outra acção de graças que é a
Eucaristia.
Como
poderemos dirigir-nos a Ele, como falar-Lhe, como comportar-nos?
A
vida cristã não está feita de normas rígidas, porque o Espírito Santo não
dirige as almas massivamente, mas infundindo em cada uma delas propósitos,
inspirações e afectos que ajudarão a captar e a cumprir a vontade do Pai.
Penso, no entanto, que em muitas ocasiões o nervo do nosso diálogo com Cristo,
na acção de graças depois da Santa Missa, pode ser a consideração de que o
Senhor É para nós, Rei, Médico, Mestre e Amigo.
É
Rei e anseia por reinar nos nossos corações de filhos de Deus.
Mas
é preciso não imaginar reinados humanos neste caso, porque Cristo não domina
nem procura impor-Se, dado que não veio para ser servido, mas para servir.
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O
seu reino é a paz, a alegria, a justiça. Cristo, nosso Rei, não espera de nós
raciocínios vãos, mas factos, porque «nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor,
entrará no reino dos céus; mas o que faz a vontade de meu Pai que está nos
céus, esse entrará no reino dos céus».
É
Médico e cura o nosso egoísmo, se deixarmos que a Sua graça penetre até ao
fundo da nossa alma.
Jesus
disse-nos que a pior doença é a hipocrisia, o orgulho que nos faz dissimular os
nossos pecados.
Com
o Médico, é imprescindível, pela nossa parte, uma sinceridade absoluta,
explicar-Lhe toda a verdade e dizer: Domine, si vis, potes me mundare,
Senhor, se quiseres - e Tu queres sempre - podes curar-me. Tu conheces as
minhas fraquezas, tenho estes sintomas e estas debilidades.
Mostramos-Lhe
também com toda a simplicidade as chagas e o pus, no caso de haver pus.
Senhor,
Tu, que curasTe tantas almas, faz com que, ao ter-Te no meu peito ou ao
contemplar-Te no Sacrário, Te reconheça como Médico divino.
É
mestre de uma ciência que só Ele possui, a do amor a Deus sem limites e, em
Deus, a todos os homens.
Na
escola de Cristo aprende-se que a nossa existência não nos pertence. Ele
entregou a Sua vida por todos os homens e, se O seguimos, necessitamos de
compreender que não devemos apropriar-nos de maneira egoísta da nossa vida sem
compartilhar as dores dos outros.
A
nossa vida é de Deus.
Temos
de gastá-la ao Seu serviço, preocupando-nos generosamente com as almas e
demonstrando, com a palavra e com o exemplo, a profundidade das exigências
cristãs.
Jesus
espera que alimentemos o desejo de adquirir essa ciência, para nos repetir: «se
alguém tem sede, venha a Mim e beba».
E
respondemos: ensina-nos a esquecermo-nos de nós mesmos, para pensarmos em Ti e
em todas as almas.
Deste
modo, o Senhor far-nos-á progredir com a Sua graça, como quando começávamos a
escrever (lembrais-vos daqueles traços que fazíamos, guiados pela mão do
professor?) e assim começaremos a saborear a dita de manifestar a nossa fé, que
é já de si outra dádiva de Deus, também com traços inequívocos de uma conduta
cristã, onde todos possam descobrir as maravilhas divinas.
É
Amigo, o Amigo: «vos autem dixi amicos», diz-nos Ele.
Chama-nos
amigos e foi Ele quem deu o primeiro passo, pois amou-nos primeiro.
Contudo,
não impõe o Seu carinho: oferece-o. E prova-o com o sinal mais evidente da
amizade: «ninguém tem maior amor que o daquele que dá a vida pelos seus
amigos».
Era
amigo de Lázaro e chorou por ele quando o viu morto. E ressuscitou-o.
Por
isso, se nos vir frios, desalentados, talvez com a rigidez de uma vida interior
que se está a extinguir, o seu pranto será vida para nós: Eu te ordeno, meu amigo,
levanta-te e anda, deixa essa vida mesquinha, que não é vida!
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Vamos
acabar a nossa meditação de Quinta-Feira Santa.
Se o
Senhor nos ajudou - e está sempre disposto, desde que Lhe abramos o coração -
teremos pressa de corresponder àquilo que é mais importante: amar.
E
saberemos difundir a caridade entre os outros homens, com uma vida de serviço.
«Dei-vos
o exemplo», insiste Jesus, falando aos seus discípulos na noite da Ceia,
depois de lhes ter lavado os pés.
Afastemos
do coração o orgulho, a ambição, os desejos de domínio e, à nossa volta e
dentro de nós, reinarão a paz e a alegria, enraizadas no sacrifício pessoal.
Finalmente,
um pensamento filial e amoroso para Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe.
Peço
desculpa de contar de novo uma recordação da minha infância, desta vez relativa
a uma imagem que se difundiu muito na minha terra, quando São Pio X impulsionou
a prática da comunhão frequente. Representava Maria a adorar a Hóstia Santa.
Hoje,
como então e como sempre, Nossa Senhora ensina-nos a falar e a conviver
intimamente com Jesus, a reconhecê-Lo e a encontrá-Lo nas diversas
circunstâncias do dia e, de um modo especial, nesse instante supremo - o tempo
une-se com a eternidade - do Santo Sacrifício da Missa, em que Jesus, com gesto
de sacerdote eterno, atrai a Si todas as coisas, para as colocar, divino
afflante Spiritu, por intermédio do sopro do Espírito Santo, na presença de
Deus Pai.
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Esta
semana, que o povo cristão tradicionalmente chama Santa, oferece-nos uma vez
mais a possibilidade de considerar - de reviver - os momentos em que se consuma
a vida de Jesus.
Tudo
o que as diversas manifestações de piedade nos trazem à memória nestes dias se
encaminha decerto para a “Ressurreição, que é o fundamento da nossa fé”,
como escreve São Paulo.
Mas
não percorramos este caminho demasiado depressa; não deixemos cair no
esquecimento alguma coisa muito simples, que por vezes parece escapar-nos: não
poderemos participar da Ressurreição do Senhor se não nos unirmos à Sua Paixão
e à Sua Morte.
Para
acompanhar a Cristo na Sua glória no final da Semana Santa, é necessário que
penetremos antes no Seu holocausto e que nos sintamos uma só coisa com Ele,
morto no Calvário.
A
entrega generosa de Cristo enfrenta-se com o pecado, essa realidade dura de aceitar,
mas inegável: o mysterium iniquitatis, a inexplicável maldade da
criatura que se ergue, por soberba, contra Deus.
A
história é tão antiga como a Humanidade.
Recordemos
a queda dos nossos primeiros pais; depois, toda essa cadeia de depravações que
marcam a marcha dos homens; finalmente, as nossas rebeldias pessoais.
Não
é fácil considerar a perversidade que o pecado representa e compreender tudo o
que a Fé nos ensina.
Temos
de ter presente que, mesmo no plano humano, a grandeza da ofensa se mede pela
condição do ofendido, pelo seu valor pessoal, pela sua dignidade social, pelas
suas qualidades.
E o
homem ofende a Deus: a criatura renega o seu Criador.
Mas
Deus É Amor.
O
abismo de malícia, que o que o pecado encerra, foi vencido por uma Caridade
infinita.
Deus
não abandona os homens.
Os
desígnios divinos previram que, para reparar as nossas faltas, para
restabelecer a unidade perdida, não bastavam os sacrifícios da Antiga Lei:
tornou-se necessária a entrega de um homem que fosse Deus.
Podemos
imaginar - para nos aproximarmos de algum modo deste mistério insondável - que
a Trindade Santíssima Se reúne em conselho na sua contínua relação íntima de
amor imenso e, como resultado de uma decisão eterna, O Filho Unigénito de
Deus-Pai assume a nossa condição humana, carrega sobre Si as nossas misérias e
as nossas dores, para acabar pregado com cravos num madeiro.
Esse
fogo, esse desejo de cumprir o decreto salvador de Deus-Pai, enche toda a vida
de Cristo, desde o Seu nascimento em Belém.
Ao
longo dos três anos que com Ele conviveram, os discípulos ouvem-No repetir
incansavelmente que o Seu alimento é fazer a vontade d'Aquele que O enviou, até
que, no meio da tarde da primeira Sexta-Feira Santa, se concluiu a Sua
imolação: «inclinando a cabeça entregou o espírito».
Com
estas palavras descreve-nos o Apóstolo São João a morte de Cristo: Jesus, sob o
peso da Cruz com todas as culpas dos homens, morre por causa da força e da
vileza dos nossos pecados.
Meditemos
no Senhor, chagado dos pés à cabeça por amor de nós. Com frase que se aproxima
da realidade, embora não consiga exprimi-la completamente, podemos repetir com
um escritor de há séculos: “O corpo de Jesus é um retábulo de dores”.
A
vista de Cristo feito um farrapo, transformado num corpo inerte descido da Cruz
e confiado a Sua Mãe, à vista desse Jesus destroçado, poder-se-ia concluir que
esta cena é a exteriorização mais clara de uma derrota.
Onde
estão as massas que O seguiram e o Reino cuja vinda anunciava? Contudo, não
temos diante dos olhos uma derrota, mas sim uma vitória: está agora mais perto
do que nunca o momento da Ressurreição, da manifestação da glória que Cristo
conquistou com a sua obediência.
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A
morte de Cristo chama-nos a uma vida cristã plena
Acabamos
de reviver o drama do Calvário, aquilo que me atreveria a chamar a primeira
Missa, a primordial, celebrada por Jesus.
Deus-Pai
entrega o Seu Filho à morte. Jesus, o Filho Unigénito, abraça-Se ao madeiro, no
qual O haviam de justiçar, e o Seu sacrifício é aceite pelo Pai. Como fruto da
Cruz, derrama-se sobre a Humanidade o Espírito Santo.
Na
tragédia da Paixão consuma-se a nossa própria vida e toda a história humana.
A
Semana Santa não pode reduzir-se a uma mera recordação, pois que nela se
considera o mistério de Jesus Cristo, que se prolonga nas nossas almas: o
cristão está obrigado a ser alter Christus, ipse Christus, outro Cristo,
o próprio Cristo.
Pelo
Baptismo, fomos todos constituídos sacerdotes da nossa própria existência, para
oferecer vítimas espirituais que sejam agradáveis a Deus por Jesus Cristo, para
realizar cada uma das nossas acções em espírito de obediência à vontade de
Deus, perpetuando assim a missão do Deus-Homem.
Por
contraste, esta realidade leva-nos a repararmos nas nossas desditas, nos nossos
erros pessoais.
Tal
consideração não nos deve desanimar, nem colocar na atitude céptica de quem
renunciou aos grandes ideais.
Porque
o Senhor reclama-nos tal como somos, para que participemos da Sua vida, para
que lutemos por ser santos.
Santidade!
Quantas
vezes pronunciamos esta palavra como se fosse um som vazio!
Para
muitos, ela representa mesmo um ideal inacessível, um tema da ascética, mas não
um fim concreto, uma realidade viva.
Não
pensavam deste modo os primeiros cristãos, que usavam o nome de santos para se
chamarem entre si com toda a naturalidade e com grande frequência: saúdam-vos
todos os santos, saudai todos os santos em Cristo Jesus.
Situados
agora no Calvário, quando Jesus já morreu e não se manifestou ainda a glória do
Seu triunfo, temos uma boa ocasião para examinar os nossos desejos de vida
cristã, de santidade para reagir com um acto de fé perante as nossas
debilidades e, confiando no poder de Deus, fazer o propósito de pôr amor nas
coisas do nosso dia-a-dia.
A
experiência do pecado tem de nos conduzir à dor, a uma decisão mais madura e
mais profunda de sermos fiéis, de nos identificarmos deveras com Cristo, de
perseverarmos, custe o que custar, nessa missão sacerdotal que Ele encomendou a
todos os Seus discípulos sem excepção, que nos impele a sermos sal e luz do
mundo.
Orar é o caminho para atalhar todos os males que padecemos. (Forja, 76)
A
oração – recorda-o – não consiste em fazer discursos bonitos, frases
grandiloquentes ou que consolem...
Oração
é, às vezes, um olhar a uma imagem de Nosso Senhor ou de sua Mãe; outras, um
pedido com palavras; outras, o oferecimento das boas obras, dos resultados da
fidelidade...
Como
o soldado que está de guarda, assim temos de estar nós à porta de Deus Nosso
Senhor: e isso é oração. Ou como se deita o cãozinho aos pés do seu dono.
Não
te importes de lho dizer: Senhor, aqui me tens como um cão fiel; ou melhor,
como um burrinho que não dá coices a quem lhe quer bem. (Forja, 73)
A
tua oração não pode ficar em meras palavras: há-de ter realidades e
consequências práticas. (Forja, 75)
A
heroicidade, a santidade, a audácia requerem uma constante preparação
espiritual. Darás sempre, aos outros, só aquilo que tiveres; e, para dares
Deus, hás-de ter intimidade com Ele, viver a sua Vida, servi-Lo. (Forja, 78)
Art. 6 –
Se
o anjo da guarda às vezes abandona o homem para cuja guarda foi deputado.
O
sexto discute–se assim.
–
Parece que o anjo da guarda às vezes abandona o homem à cuja guarda foi
deputado.
1.
– Pois, diz a Escritura falando da pessoa dos anjos: “Medicamos Babilónia, e
ela não sarou, deixemo–la” – e, noutro passo: “Arrancar–lhe–ei a sebe, e
ficará exposta ao roubo”; e diz a Glossa, que isso se refere à guarda dos
anjos.
2.
Demais. – Deus guarda mais que o anjo. Ora, ele às vezes abandona o homem
conforme está na Escritura: Ó Deus, Deus meu, olha para mim; porque me
desamparaste? Logo, com maior razão o anjo da guarda abandona o homem.
3.
Demais. Como diz Damasceno, os anjos, estando conosco, neste mundo, não estão
no céu. Ora, como às vezes estão no céu, às vezes abandonam-nos. Mas, em
contrário. – Os demónios sempre nos atacam, conforme a Escritura: “O demónio,
vosso adversário, anda ao redor de vós como um leão que ruge, buscando a quem
devorar”. Logo, com maior razão, os bons anjos sempre nos guardam.
SOLUÇÃO.
–
A guarda dos anjos, como do sobredito se colhe, é uma execução da divina
Providência relativa aos homens. Ora, é manifesto que nem o homem nem ser algum
pode subtrair-se totalmente à divina Providência; pois, na medida em que um
ente participa da existência nessa mesma está sujeito à providência universal
dos seres. Diz-se, porém que Deus, conforme a ordem da sua Providência,
abandona o homem, na medida em que permite que este padeça alguma deficiência,
quanto à pena ou à culpa. E semelhantemente, deve-se dizer que o anjo da guarda
nunca abandona totalmente o homem; mas às vezes, o abandona na medida em que
não impede entre em alguma tribulação, ou mesmo caia em pecado, conforme à
ordem dos juízos divinos. E neste sentido, se diz que Babilónia e a casa de
Israel foram abandonadas dos anjos, porque os seus anjos da guarda não as
livraram de caírem em tribulações. E daqui se deduzem as RESPOSTAS À PRIMEIRA E
SEGUNDA OBJECÇÕES. RESPOSTA À TERCEIRA. – Embora o anjo abandone às vezes o
homem, localmente, não o abandona, contudo quanto ao efeito da guarda; porque,
mesmo quando está no céu, sabe o que deve fazer em relação ao homem; nem
precisa de intervalo de tempo para locomover–se, mas pode estar presente
imediatamente.
(São
Tomás de Aquino, Suma Teológica I, q. 113, a. 6)