28/09/2011

Música e oração

 Libera - Far away 


selecção ALS

Evangelho do dia e comentário













T. Comum– XXVI Semana




Evangelho: Lc 9, 57-62

57 Indo eles pelo caminho, veio um homem que Lhe disse: «Seguir-Te-ei para onde quer que fores». 58 Jesus respondeu-lhe: «As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, porém, o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça». 59 A um outro disse: «Segue-Me». Mas ele disse: «Senhor, permite-me que eu vá primeiro sepultar meu pai». 60 Mas Jesus replicou: «Deixa que os mortos sepultem os seus mortos; tu vai anunciar o reino de Deus». 61 Um outro disse-Lhe: «Senhor, seguir-Te-ei, mas permite que vá primeiro dizer adeus aos de minha casa». 62 Jesus respondeu-lhe: «Ninguém que, depois de ter metido a mão no arado olha para trás, é apto para o reino de Deus».

Comentário:

É evidente que a decisão de seguir Jesus implica uma atitude de entrega que tem de ser muito bem pensada.
Jesus não nos quer aos “bocados” quer-nos inteiros, completos, sem reservas ou condições, não é possível segui-lo a não ser de uma forma total e entregada.
Também, para O seguir há que estar perto dele, não O perder de vista porque a Jesus não se pode seguir sem O ver constantemente.
A Sua figura inconfundível de Pastor e Guia tem de estar sempre ao nosso alcance.
Quem tentar o contrário não só corre o risco de O perder de vista como de O abandonar por outras pessoas ou coisas que se intrometam entre quem segue e Quem é seguido.

Não dar “espaço” nem folgas para que tal não aconteça é o segredo da constância e perseverança que o Senhor pede – exige – a quem O queira seguir.

(ama, comentário sobre Lc 9, 57-62, 2011.08.26)

Deus existe?

Tratado de Deo Uno

Questão 2: Deus existe?

O principal intento, pois, da doutrina sagrada é transmitir o conhecimento de Deus, não somente enquanto existente em si, mas ainda como princípio e fim dos seres, e, especialmente, da criatura racional, como é claro pelo que antes se disse. Ora, pretendendo fazer a exposição desta doutrina, 1º. trataremos de Deus; 2º. do movimento da criatura racional para Deus; 3º. de Cristo que, enquanto homem, é via para tendermos a Deus.

Mas a consideração sobre Deus será tripartida. Assim, 1º. trataremos do que pertence à essência divina; 2º. do que pertence à distinção das pessoas; 3º. do que pertence à processão, que de Deus têm as criaturas.

Sobre a essência divina, porém, devemos considerar: 1º. se Deus existe; 2º. como é, ou antes, como não é; 3º. devemos considerar o que pertence à operação de Deus, a saber, a ciência, a vontade e o poder.

Na primeira questão discutem-se três artigos:
Art. 1 — Se a existência de Deus é por si mesma conhecida.
Art. 2 — Se é demonstrável a existência de Deus.
Art. 3 — Se Deus Existe.


Textos de São Josemaria Escrivá

“Senhor, a sério que quero ser santo”

Que a tua vida não seja uma vida estéril. – Sê útil. – Deixa rasto. – Ilumina, com o resplendor da tua fé e do teu amor. Apaga, com a tua vida de apóstolo, o rasto viscoso e sujo que deixaram os semeadores impuros do ódio. – E incendeia todos os caminhos da Terra com o fogo de Cristo que levas no coração. (Caminho, 1)


Procuremos fomentar no fundo do coração um desejo ardente, um empenho grande por alcançar a santidade, apesar de nos vermos cheios de misérias. Não se assustem; à medida que se avança na vida interior, conhecem-se com mais clareza os defeitos pessoais. O que acontece é que a ajuda da graça se transforma como que numa lente de aumentar e o mais pequeno cotão, o grãozinho de areia quase imperceptível aparecem com dimensões gigantescas, porque a alma adquire a finura divina e até a sombra mais pequena incomoda a consciência, que só gosta da limpeza de Deus. Diz-lhe agora, do fundo do coração: Senhor, a sério que quero ser santo, a sério que quero ser um teu discípulo digno e seguir-te sem condições. E depois, hás-de propor a ti próprio a intenção de renovar diariamente os grandes ideais que te animam nestes momentos. (Amigos de Deus, 20)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet