04/04/2022

Quaresma Semana 5 Segunda F 4

 


Dentro do Evangelho

 

(Re Jo XIII…)

 

São João no Evangelho que nos deixou, sublinha de modo particular, nesta Segunda Feira da Quinta Semana da Quaresma, obrigação que têm os cristãos de ser justos nos seus juízos.

Em primeiro lugar tenho de ter bem claro que não sou juíz de ninguém e, muito menos, lavrar qualquer sentença.

Jesus Cristo É o único Juíz e só Ele pode exercer esse cargo.

A mim compete-me reparar pelas faltas que, eventualmente, outros possam ter cometido, não tecer ou avaliar as razões, os motivos, as circunstâncias.

Até por uma razão de equidade, devo ser moderado e reservado porque é o que desejo que os outros façam comigo, não me julgarem pelo que parece mas considerar o que possa estar na origem do meu procedimento, por mais condenável que, aparentemente, possa ser.

Não julgar para não ser julgado, a «medida que com que medires será a mesma comque te medirão», isto, sim, parece-me de elementar justiça.

 

Reflectindo na Quaresma

 

Justiça

 

A sociedade, ao longo dos tempos, foi construindo sistemas, leis, para avaliar e aplicar a Justiça.

É, sem dúvida meritório e necessário mas, como "obra humana" que é tem necessidade de constante actualização e ponderação.

Baseando-se, principalmente, em factos ocorridos e as consequências da aplicação do seu julgamento, os "técnicos" vão actualizando as normas.

Bom... qual é a "minha posição"?

Sem dúvida, digo:

- Se a Justiça humana não seguir, inspirando-se, a Justiça Divina, que em suma, é: “a cada um segundo o que realmente merece”, corre o risco de fracasso como o atestam numerosos exemplos ao longo de toda a história humana: inocentes condenados, culpados considerados inocentes.

Ser Juíz é muito mais que ser um técnico, por muito sabedor que seja, da aplicação da Lei; exige uma análise profunda da matéria em causa e, sobretudo, prudência, magnaminidade e são critério.

Eu, não tenho nenhuma aptidão para ser juiz de nada nem ninguém, mas reconheço que há pessoas que pensam de forma diferente, daí que reze constantemente por aqueles que têm por profissão julgar os outros.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad