14/11/2022

Publicações em Novembro 14

 


(Nota: Seguindo a recomendação de São Josemaria Escrivá procurarei viver o Evangelho como um personagem mais. Para tal seguirei fielmente os textos pronto a fazer as considerações que me ocorrerem.)

 

Dentro do Evangelho – Lc 

 

Estar dentro do Evangelho é estar dentro da vida.

Esta afirmação tem toda a razão de ser se considero que o Evangelho é a Palavra da Vida que é Jesus Cristo.Ele Próprio o afirmou: "Eu Sou a Vida". Portanto tenho como absolutamente certo que ao introduzir-me no Evangelho estou a viver de facto.

A vida não pára de nos apresentar a cada momento coisas novas. Nenhum novo dia é igual aos que já passaram.

Assim no Evangelho, cada vez que me detenho concentradamente numa passagem do Evangelho, qual for, encontro sempre algo novo e surpreendente.

É verdade... posso conhecer o Evangelho quase de intimamente e, por isso, na leitura diária, ser levado a como que limitar-me a ler, talvez apressadamente, o Evangelho que se me apresenta.

Valor? Sim... terá algum, mas não colho quanto poderia colher.

Ninguém lê uma história que lhe foi insistentemente recomendado que lesse, apressadamente sem preocupação de compreender plenamente o que o autor escreve.

Pois bem... o Evangelho é, de facto uma história mas, além de ser verdadeira e absolutamente credível, é uma história escrita por homens mas inspirada pelo Espírito Santo. É, nem mais, que a HISTÓRIA DA SALVAÇÃO HUMANA, da minha salvação.

Ao considerar tal, como não me limitar a ler mas a considerar, viver, sentir-me por dentro?

Uma história Cujo Autor É Deus!

Como não considerá-la como a história mais importante para a minha vida?

Quero saber, desejo conhecer em detalhe porquê e como fui salvo e, mais, que posso e devo desejar fazer para merecer tão extraordinário benefício. E, a verdade é que no Evangelho vou encontrando, sempre, as respostas ás minhas perguntas.

Não tenho "estatuto" nem categoria para dar conselhos, mas posso com a liberdade que Deus me deu fazer sugestões e, por isso sugiro aos que têm como múnus aconselhar que dêm este conselho aos que os procuram: 'Lê diariamente o Evangelho, vivendo e meditando o que lês. Da meditação hás-de extraír conclusões e  destas, propósitos. Aconselho-te portanto que antes de começares te ponhas na presença de Deus e peças ao Divino Espírito Santo que te assista e guie. Assim colherás o que te faz falta'.

Tenho absolutamente como garantido que para qualquer cristão a leitura diária, concentrada e meditada, do Evangelho é fundamental e imperiosa.

Talvez, se possível, nos primeiros momentos de cada dia porque ficaremos com como que um "guião" para enfrentar e resolver qualquer situação que ocorra.

 

Reflectindo

 

No convívio de algumas horas com os meus Queridos Netos deixo-me invadir por uma "necessidade" imperiosa de dar conselhos, marcar posições, barreiras como verdades absolutas, essa será uma tarefa que compete aos Pais, por isso

reconheço que não deve ser assim, deverei, antes, ouvi-los, tentar entendê-los e só falar quando me perguntarem o que for e ter o bom-senso e a coragem de responder, se for o caso, 'não acho nada, mas vou pensar e, depois digo-te'.

Desta forma, ganharei, seguramente, a sua confiança... 'O meu Avô considera-me e têm-me em atenção... posso contar com ele'.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad