11/11/2018

Leitura espiritual

Resultado de imagem para são francisco de assis
LEGENDA MAIOR 

Vida de São Francisco de Assis)

SEGUNDA PARTE

CAPITULO 15

Sua canonização e trasladação de seus restos mortais

1. Por uma ascensão contínua e com a ajuda da graça divina, chegara Francisco, amigo e servo do Altíssimo, às maiores culminâncias de sua existência: fundador e chefe da Ordem dos Frades Menores, propagador da pobreza, modelo de penitência, pregador da verdade, espelho de santidade e exemplo acabado da mais alta perfeição evangélica.
O Senhor que havia dado uma glória magnífica ainda em vida a este homem admirável, riquíssimo na pobreza, sublime na humildade, portentoso na mortificação, prudente na simplicidade e extraordinário na honestidade de todo seu comportamento, tornou-o incomparavelmente mais resplandecente de glória depois da sua morte.
Efectivamente, ao deixar este mundo aquele homem santo e ao entrar seu espírito seráfico na mansão ditosa da eternidade, para aí se inebriar suavemente na fonte inesgotável da vida, a sua alma deixava neste mundo, impressas em seu corpo, provas evidentes da glória que o aguardava: a carne santíssima, que ele havia crucificado com todos os seus vícios, tinha-se transformado em nova criatura já nesta vida e oferecia a todos, por um privilégio singular, uma imagem da paixão de Cristo e uma prefiguração da ressurreição.

2. Nas mãos e pés do santo, podiam ver-se os cravos milagrosamente trabalhados em sua carne pelo poder de Deus e tão aderentes a ela que, quando se apertavam suavemente por um de seus lados, sobressaíam pelo lado oposto, como se fossem feitos de uma só peça.
No seu lado também se viu uma chaga semelhante em tudo à do lado do Salvador, a qual não lhe foi feita nem causada por artifício humano, como símbolo daquela que no próprio Redentor foi causa da salvação e regeneração dos homens.
Os cravos tinham cor negra, semelhante ao ferro; mas a chaga do lado parecia vermelha, formando, com a contracção da carne, uma espécie de círculo.
Dava a impressão de uma rosa belíssima.
O restante do corpo, que, pelas enfermidades e por sua própria natureza, aparentava uma cor morena, apareceu iluminado de uma brancura própria dos corpos glorificados.

3. Os seus membros, flexíveis e brandos aos que os tocavam, pareciam ter encontrado a frescura da infância p e não poucos viram nisso um sinal de sua inocência.
Os cravos destacavam-se em sua cor escura sobre aquela pele clara, ao passo que a chaga do lado, com a sua cor vermelha, parecia rosa na primavera: compreendem-se pois a alegria e admiração de todos os que podiam contemplar esse espectáculo de beleza tão diversa e tão maravilhosa.
Os irmãos lamentavam a perda de um Pai tão amável, mas não deixavam de se alegrar ao beijarem sobre ele as armas do, Grande Rei.
Um milagre tão inaudito transformava o luto em júbilo. A inteligência humana por mais que investigasse, não chegava a compreender esses factos, mas caía num profundo êxtase.
Para as testemunhas, esse espectáculo estranho e notável era um convite a crer e a amar ainda mais, e para aqueles que recebiam a notícia representava um motivo de admiração e um apelo a vir contemplá-lo.

4. Logo que ficou público o passamento do bem-aventurado Pai e se divulgou a fama dos milagres que o acompanharam, o povo acorreu em grande número ao lugar onde jazia o santo, para contemplar com os próprios olhos aquele portento, dissipando-se assim toda dúvida da inteligência e transformando-se em gozo o pesar que a morte lhes havia causado.
Muitos cidadãos de Assis puderam examinar com os seus próprios olhos as sagradas chagas e nelas imprimir o ósculo de seu amor.
Um desses cidadãos, cavaleiro instruído e prudente, chamado Jerónimo, homem muito famoso, duvidando da realidade das sagradas chagas e mostrando-se muito incrédulo, como Tomé, com maior resolução e atrevimento que os demais, começou a tocar, diante dos irmãos e dos seus concidadãos, as mãos e os cravos do santo, e a tocar com suas próprias mãos os pés e a chaga do lado direito, como se quisesse com aquele toque nas verdadeiras marcas das chagas de Cristo arrancar do seu coração e de todos os presentes as raízes mais profundas de qualquer dúvida ou ansiedade.
Esse homem tornou-se a seguir uma das testemunhas mais convictas de uma verdade que ele havia adquirido de modo tão irrefragável, dando testemunho da verdade e jurando sobre os santos Evangelhos.

5. Também os irmãos haviam sido chamados ao passamento do Pai: juntaram-se à multidão e na noite que seguiu à morte do bem-aventurado confessor de Cristo tantos louvores se deram a Deus, que parecia mais uma liturgia celebrada entre os anjos do que uma vigília funerária.
De manhã cedo a multidão, munida de ramos e velas, trasladou o sagrado corpo à cidade de Assis, e ao passar em frente da igreja de São Damião, onde morava então, com outras irmãs, a gloriosa virgem Clara, que já goza triunfante no céu, pararam um pouco para proporcionar àquelas sagradas virgens oportunidade de ver e beijar o venerável corpo, adornado de preciosas e celestiais pérolas.
Chegados, por fim, à cidade, depositaram, cheios de júbilo e com grande reverência, na igreja de São Jorge, o precioso tesouro que levavam.
E fizeram isso em atenção ao facto de que, naquele mesmo lugar, Francisco havia aprendido, em criança, as primeiras letras; aí pregou depois pela primeira vez e aí por fim encontrou, depois de morto, o primeiro lugar de seu descanso.

6. Partiu deste mundo o seráfico Pai São Francisco no ano da encarnação do Senhor de 1226, ao anoitecer do Sábado 3 de Outubro, sendo sepultado no Domingo seguinte.
Logo começou o bem-aventurado Pai, já reinando na eterna glória, a resplandecer por seus muitos e estupendos milagres, fazendo o Senhor que a sublime santidade com que Francisco sobressaíra no mundo, como exemplo de santos costumes e perfeita justiça, recebesse um testemunho irrecusável do céu com os prodígios que operava, quando já reinava com Cristo na pátria celeste.
Logo se espalharam pelo mundo os milagres do santo; e os extraordinários benefícios que por sua intercessão se alcançavam acenderam em muitos o fogo do amor divino e os estimularam à devoção e ao culto do santo, a quem aclamavam com as palavras e as obras.
Por outro lado, também não demoraram a chegar aos ouvidos do Papa Gregório IX as grandes maravilhas que Deus operava por intercessão do servo de Deus.

7. O pastor da Igreja que nenhuma dúvida tinha sobre a sua admirável santidade, depois de todos os milagres a ele referidos desde a morte do santo e de todos aqueles prodígios de que fora testemunha durante a vida, tendo visto com os seus olhos e tocado com as suas mãos, por assim dizer, esses factos, não duvidando da glória que o Senhor já lhe reservara no céu, decidiu, para pautar a sua conduta com a de Cristo de quem ele era vigário, glorificá-lo também na terra propondo-o à veneração de todos.
A fim de dar ao mundo inteiro plena certeza sobre a glorificação do santo, mandou examinar pelos cardeais menos favoráveis à causa todos os milagres relatados e atestados por testemunhas fidedignas: foram cuidadosamente verificados, reconhecido seu valor, e uma vez obtida a unanimidade de julgamento e aprovação entre todos os seus irmãos e de todos os prelados presentes à Cúria, o papa decidiu canonizar Francisco.
Foi pessoalmente a Assis no ano de 1228 da encarnação do Senhor e, no dia 16 de Julho, que era um Domingo, durante solenidades que seria por demais longo descrever aqui, inscreveu o bem-aventurado Pai no rol dos santos.
8. No ano do Senhor de 1230, dia 25 de Maio, durante o capítulo geral reunido em Assis, os irmãos transportaram para a basílica construída em sua honra o corpo do santo consagrado ao Senhor.
Durante a trasladação desse tesouro sagrado marcado com o selo do Grande Rei, aquele cujas marcas ele trazia dignou-se, por seu intermédio, realizar numerosos milagres para que, ao odor suavíssimo que desprendia, fossem os fiéis atraídos a correr em seguimento de Cristo.
Efectivamente, era muito justo que aquele a quem Deus havia trasladado, como em outro tempo a Enoque (cf. Gn 5,24), ao paraíso da mais sublime contemplação, por ter sido durante a vida tão fiel ao amado, e a quem havia arrebatado ao céu num carro de fogo, por seu ardente zelo de caridade, como a outro Elias (cf. 4Rs 2,11), era muito justo que aqueles ossos benditos de Francisco, que haviam de germinar maravilhosamente, espalhassem agradabilíssimo perfume desde seu sepulcro, como flores de primavera plantadas nos jardins do céu.

9. Brilhara ele em vida por suas virtudes; e após sua morte resplandece de milagres, para a glória de Deus, em todos os cantos da terra. Cegos, surdos, mudos, coxos, hidrópicos, paralíticos, possessos e leprosos, náufragos e prisioneiros encontram, por seus méritos, um remédio para seus males.
Não existe doença, perigo ou necessidade às quais ele não acuda com seu auxílio, para não falar dos defuntos que ele ressuscitou milagrosamente. Dessa forma, a glória concedida a um santo manifesta a grandeza e o poder do Altíssimo, a quem pertencem a honra e a glória por infinitos séculos dos séculos.
Amém.

(cont)

São Boaventura

Revisão da versão portuguesa por AMA

El reto del amor






por El Reto Del Amor

Os perfeitos só se encontram no Céu


Que ele está cheio de defeitos!... Bom... Mas, além de que os perfeitos só se encontram no Céu, tu também tens os teus, e todavia suportam-te; e, mais ainda, estimam-te: porque te amam com o amor que Jesus Cristo tinha pelos seus, que bem carregados de misérias andavam! – Aprende! (Sulco, 758)

Queixas-te de que ele não é compreensivo... E eu tenho a certeza de que faz o possível por entender-te. Mas tu, quando te esforçarás um bocadinho por compreendê-lo a ele? (Sulco, 759)

De acordo; admito: essa pessoa portou-se mal; a sua conduta é censurável e indigna; não demonstra categoria nenhuma.
– "Merece humanamente todo o desprezo!", acrescentaste.
Insisto: compreendo-te, mas não compartilho a tua última afirmação. Essa vida mesquinha é sagrada; Cristo morreu para redimi-la! Se Ele não a desprezou, como podes tu atrever-te a desprezá-la? (Sulco, 760)

Realmente, a vida, já por si estreita e insegura, às vezes torna-se difícil... Mas isso contribuirá para te tornar mais sobrenatural, para que vejas em tudo a mão de Deus; e assim serás mais humano e compreensivo com os que te rodeiam. (Sulco, 762)

Evangelho e comentário


Tempo comum



Evangelho: Mc 12, 38-44

38 Continuando o seu ensinamento, Jesus dizia: «Tomai cuidado com os doutores da Lei, que gostam de exibir longas vestes, de ser cumprimentados nas praças, 39 de ocupar os primeiros lugares nas sinagogas e nos banquetes; 40 eles devoram as casas das viúvas a pretexto de longas orações. Esses receberão uma sentença mais severa.» 41 Estando sentado em frente do tesouro, observava como a multidão deitava moedas. Muitos ricos deitavam muitas. 42 Mas veio uma viúva pobre e deitou duas moedinhas, uns tostões. 43 Chamando os discípulos, disse: «Em verdade vos digo que esta viúva pobre deitou no tesouro mais do que todos os outros; 44 porque todos deitaram do que lhes sobrava, mas ela, da sua penúria, deitou tudo quanto possuía, todo o seu sustento.»

Comentário:

Evidentemente que o Senhor não aconselha a que dê nos peditórios nas Igrejas tudo quanto se possui.
Não é disso que se trata mas sim de generosidade.

Sabemos bem, os cristãos, quantas Paróquias vivem com enormíssimas dificuldades quando o seu único “provento” vem dos óbulos dos cristãos.

Podemos – e devemos – rever o nosso critério dentro do razoável e, sobretudo, do justo.
O Senhor disse clarissimamente que «nos deitarão no regaço uma medida cheia, bem calcada, a transbordar».

E nós? Temos alguma medida ou limitamo-nos a procurar no fundo dos bolsos umas moeditas para lançar na bandeja que recolhe os óbulos?

(AMA, comentário sobre Mc 12, 38-44, 01.11.2018)




Temas para reflectir e meditar


Formação humana e cristã – 105



Nunca será demais considerar esta realidade: a Mãe de Deus é, porque Ele assim o quer, nossa Mãe porque nos gerou no Amor no Altar da Cruz!

Habituamo-nos desde crianças à sua constante presença e solicitude.
Invocamo-la com os nomes mais carinhosos que conhecemos, damos-lhe os títulos mais importantes que nos ocorrem e, mesmo assim, sentimos sempre que ficamos muito aquém do que o nosso coração quer exprimir.

Quando nos dirigimos a ela seja para pedir o que for ou para agradecer algo que por seu intermédio nos foi concedido, revelamos uma atitude filial que, podemos estar certos, lhe agrada sobremaneira.

É que queremos nós que não seja agradar à Nossa Mãe do Céu?

E ao agradar-lhe não agradamos ao seu Divino Filho?

Ela tem sempre nos lábios as palavras que proferiu em Caná:
'façam o que Ele vos disser'!

Que maior alegria lhe poderemos dar que seguir o seu conselho?

AMA, reflexões.

Pequena agenda do cristão

DOMINGO



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Viver a família.

Senhor, que a minha família seja um espelho da Tua Família em Nazareth, que cada um, absolutamente, contribua para a união de todos pondo de lado diferenças, azedumes, queixas que afastam e escurecem o ambiente. Que os lares de cada um sejam luminosos e alegres.

Lembrar-me:
Cultivar a Fé

São Tomé, prostrado a Teus pés, disse-te: Meu Senhor e meu Deus!
Não tenho pena nem inveja de não ter estado presente. Tu mesmo disseste: Bem-aventurados os que crêem sem terem visto.
E eu creio, Senhor.
Creio firmemente que Tu és o Cristo Redentor que me salvou para a vida eterna, o meu Deus e Senhor a quem quero amar com todas as minhas forças e, a quem ofereço a minha vida. Sou bem pouca coisa, não sei sequer para que me queres mas, se me crias-te é porque tens planos para mim. Quero cumpri-los com todo o meu coração.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?