28/10/2021

Publicações em Outubro 28

 


1

Oração

Meu Jesus ensina-me a ser prudente a agir com poderação em todos os actos da minha vida.

2

O que me acontece e o que penso

Poucos ou muitos, notáveis ou de escasso relevo os talentos recebi-os todos - absolutamente - de Deus. Deu-mos gratuitamente sem qualquer mérito da minha parte mas, na Sua Sabedoria Infinita, terá encontrado uma razão para o fazer.

 

Não me custa adivinhar essa razão: estes talentos são os que Ele acha que necessito para levar a cabo os Seus planos a meu respeito. Sem eles como faria ou me atreveria a fazer o que devo: cumprir em tudo a Sua Vontade Santa.

 

Por isso tenho de estar grato, muito grato e tudo fazer para não "desiludir" o meu Senhor.

 

3

Santíssima Virgem Glória e Graça

 

 

Meditação

 

Prudência de Jesus

 

O Evangelho refere algumas vezes que Jesus Cristo aconselhava a PRUDÊNCIA.

 

Não ser prudente e ponderado nas acções e atitudes pode constituir como que um desafio - quase sempre desnecessário - ou, também, o que é pior, orgulho sem sentido. Ser prudente não se opõe à coragem nem à determinação de fazer o que é correcto e necessário mas, antes, ser ponderado nas decisões e actos.

 

A prudência é uma virtude que devo pedir com insistência sobretudo quando se trata de responder a questões que, de algum modo, tenham a ver com a nossa Santa Religião Cristã.

Já referi algumas vezes que nem todas as perguntas merecem resposta porque feitas com espírito malévolo e intencionalmente crítico. Ser prudente no que digo e também no que escrevo e, em caso de dúvida, pedir conselho. Sim, algumas vezes o que escrevo pode ou não ser adequado ou poderá ser deficientemente interpretado. O homem prudente é avisado, não age nem por impulso nem por entusiasmo. Prepara convenientemente a sua acção tomando conselho apropriado de quem melhor o poderá guiar. Ao enviar dois discípulos com instruções tão “misteriosas” para escolherem a sala onde iriam comer a Última Páscoa, Jesus quer pôr a recato a possibilidade de Judas, que sabia o iria trair, se poder adiantar no seu torpe desígnio. Assim, ninguém saberia, de antemão, onde se encontraria Jesus e os Seus discípulos antes da hora que, desde sempre, estava destinada a ser a hora da prisão, no Getzemani.

 

A Santíssima Virgem deu-me um precioso exemplo de Prudência: quando saben do perseguição de Herodes para matar o Menino Jesus decide partir para o Egipto, e, pergunto-me: Se o não tivessesse feito?


Festa

São Simão e São Judas - Apóstolos