31/01/2023

Publicações em Janeiro 31

 


Dentro do Evangelho

(Re Mc V, 1-20)

O que o Evangelista nos relata sobre a passagem de Jesus por Gerasa, deixa-me deveras confundido.

Porque é que Jesus consente que os demónios se instalem nos porcos levando-os a perecer afogados?

Penso que desejava levar os gerasenos a reflectir sobre os verdadeiros valores, dois mil porcos ou uma pessoa humana!

O facto de criarem porcos indica que os gerasenos eram judeus não crentes já que, para estes, aqueles animais eram considerados impuros mas tal não justifica a inversão de valores concretos, não pode comparar-se uma pessoa humana com um animal.

Esta “sem-razão”, este preconceito, conduz os gerasenos a expulsarem Jesus do seu território perdendo assim a oportunidade de, pelo menos, O interrogar sobre as razões que O levaram a proceder daquele modo, descartando assim, liminarmente, a possibilidade de conhecerem a Verdade que ali estava presente.

Daqui que, quando me acontece não entender as razões do procedimento do Salvador, Lhe dirija uma prece: ‘Senhor… ajuda-me a entender’!

 

Bioética

Parte 2 Prociação humana

 

Capítulo I

A sexualidade humana

A procriação humana, como a reprodução dos outros mamíferos, até há alguns anos era unicamente uma procriação sexual, e realizava-se só através da  cópula sexual. Hoje, as técnicas de fecundação in vitro e colonagem mudaram o panorama e criaram novos problemas. Para compreender bem o que é a procriação humana e os temas a ela ligados, como a anti-concepção e a reprodução artificial, convém iniciar algumas considerações de filosofia personalista sobre a sexualidade humana.

 

1 . Sob o ponto de vista da biologia

A pertença ao sexo masculino ou feminino fica determinada, desde a concepção, por factores genéticos, gonáticos, hormonais e morfológicos. Em Biologia fala-se de:

a)   Sexo cromosómico: é determinado pela presença ou ausência do cromossoma e no código genético do indivíduo. O sexo feminino, além de outros 44 cromossomas, é determinado por dois cromossomas iguais, que se designam com a letra X; na espécie humana, a mulher é determinada genéticamente pela fórmula 44xXX. O sexo masculino, além dos outros 44 cromossomas tem um cromossoma sexual igual ao X feminino e outro diferente que se indica com a letra Y; o varão é determinado genéticamente pela fórmula 44xXY. Está cientifíca e objectivamente provado que  é o sexo genético-cromossómico o que determina os outros componentes biológicos do sexo.

b)   Sexo gonático e ductual: o sexo cromossómico determina o desenvolvimento das gónodas no sentido masculino (testículo) ou feminino (ovário). O cromossoma Y ou X activa alguns genes responsáveis pela diferenciação das gónodas. As gónodas produzem determinadas hormonas que influem na sucessiva formação e fisologia dos orgãos genitais. O sexo ductual forma-se com base nos cromossomas e das gónodas; no varão compõe-se do epidímio, os conductos deferentes, a vesícula seminal, a próstata, as glandulas bulborectais e parte da uretera. Na mulher, do útero, as trompas e parte da vagina.

c)   Sexo genital: é determinado pelas características anatómicas a nível dos genitais externos. Enquanto o sexo interno (cromossómico ou gonádico) deriva de estruturas diferentes nos dois sexos, os genitais externos têm um esboço embrionário comum, que depois, sob o influxo das hormonas sexuais masculinas ou femininas, se desenvolve de modo diferente: glande, pénis e escroto no varão; clitóris, labios menores e maiores na mulher.

 

(Explicame la Bioética, guia explicativo dos temas mais controversos sobre a vida humana por Ramón Lucas y Lucas, trad de AMA).

 

(Explicame la Bioética, guia explicativo dos temas mais controversos sobre a vida humana por Ramón Lucas y Lucas, trad de AMA).

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad