23/04/2021

NUNC COEPI: Publicações em Abril 23

 

PLANO DE VIDA:  (Coisas muito simples, curtas, objectivas)

 

Propósito: Pequena mortificação

 

Pequeno exame: Cumpri o propósito que me propus ontem?

 

Leitura espiritual 

 

Evangelho

Jo II, 2-25

Bodas de Caná

1 Ao terceiro dia, celebrava-se uma boda em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava lá. 2 Jesus e os seus discípulos também foram convidados para a boda. 3 Como viesse a faltar o vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: ‘Não têm vinho!’ 4 Jesus respondeu-lhe: Mulher, que tem isso a ver contigo e comigo? Ainda não chegou a minha hora. 5 Sua mãe disse aos serventes: ‘Fazei o que Ele vos disser!’ 6 Ora, havia ali seis vasilhas de pedra preparadas para os ritos de purificação dos judeus, com capacidade de duas ou três medidas cada uma. 7 Disse-lhes Jesus: Enchei as vasilhas de água. 8 Eles encheram-nas até cima. Então ordenou-lhes: Tirai agora e levai ao chefe de mesa. 9 E eles assim fizeram. O chefe de mesa provou a água transformada em vinho, sem saber de onde era - se bem que o soubessem os serventes que tinham tirado a água; chamou o noivo 10 e disse-lhe: ‘Toda a gente serve primeiro o vinho melhor e, depois de terem bebido bem, é que serve o pior. Tu, porém, guardaste o melhor vinho até agora!’ 11 Assim, em Caná da Galileia, Jesus realizou o primeiro dos seus sinais miraculosos, com o qual manifestou a sua glória, e os discípulos creram nele. 12 Depois disto, desceu a Cafarnaúm com sua mãe, os irmãos e os seus discípulos, e ficaram ali apenas alguns dias.

 

Expulsão dos vendilhões do Templo

13 Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 14 Encontrou no templo os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nos seus postos. 15 Então, fazendo um chicote de cordas, expulsou-os a todos do templo com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas pelo chão e derrubou-lhes as mesas; 16 e aos que vendiam pombas, disse-lhes: Tirai isso daqui. Não façais da Casa de meu Pai uma feira. 17 Os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devora. 18 Então os judeus intervieram e perguntaram-lhe: ‘Que sinal nos dás de poderes fazer isto?’ 19 Declarou-lhes Jesus, em resposta: Destruí este templo, e em três dias Eu o levantarei! 20 Replicaram então os judeus: ‘Este levou templo quarenta e seis anos a construir, e Tu vais levantá-lo em três dias?’ 21 Ele, porém, falava do templo que é o seu corpo. 22 Por isso, quando Jesus ressuscitou dos mortos, os seus discípulos recordaram-se de que Ele o tinha dito e creram na Escritura e nas palavras que tinha proferido. 23 Enquanto Ele estava em Jerusalém, durante as festas da Páscoa, muitos ao verem os sinais miraculosos que realizava creram nele. 24 Mas Jesus não se fiava deles, porque os conhecia a todos 25 e não precisava que ninguém o elucidasse acerca das pessoas, pois sabia o que havia dentro delas.

 

Considerações

 

Neste trecho de São João há como que duas atitudes diferentes de Jesus; a Sua primeira regista-se na Sua reacção ao saber que faltava o vinho nas bodas.

Como aliás Ele próprio o confirma na resposta a Sua Mãe: «Ainda não chegou a minha hora»… mas, como fica claro, Jesus não pode resistir a um pedido de Sua Mãe mesmo que, aparentemente, este vá contra os Seus planos pessoais e, nós sabemos muito bem recorrer ao seu carinho de Mãe extremosa para alcançar as graças que pretendemos. De facto, podemos pensar  que o único dos seus filhos que nunca lhe terá pedido nada seja exactamente o seu Unigénito. Todos os outros – e são uma multidão inacontável – constantemente a invocam nas suas necessidades de toda a ordem com confiança absoluta que Ela se encarregará de levar ao se Divino Filho quanto lhe pedimos.

Esta Senhora que veneramos com amor filial conhece-nos íntimamente como somos, o que precisamos e não descansa enquanto não nos leva a Jesus por um caminho seguro.

Por isso invocamos ao seu Dulcíssimo coração: “Cor Maria dulcissimum iter para tuto”, “Doce Coração de Maria conduz-nos por umcaminho seguro”.

A segunda  atitude é a que regista a reacção de Jesus perante os vendilhões do templo. É uma atitude de intransigente repúdio perante o aviltamento da Casa de Deus.

O respeito pelos templos onde o Senhor habita impõe uma conduta e acordo com esse respeito e constitui falta grave não observar esse respeito e compostura.

 

DOUTRINA (Perguntas e respostas)

O AGNOSTICISMO

 

5. Pode conhecer-se a existência de Deus?

Deus é um ser espiritual e, portanto, os agnósticos estão certos de que ele não pode ser visto ou tocado.

No entanto, a existência de Deus pode ser conhecida pela observação das obras divinas. Analisando a criação, o Criador é descoberto, assim como ver as pirâmides fala do povo egípcio.

 

REFLEXÃO

Pesca

A pesca é para mim algo apaixonante.

Tens o melhor "isco", cana, linha e anzol.

Repetes os mesmos gestos e lanças a linha.

Uns dias, talvez muitos e muito seguidos, não há sequer um peixinho que te venha ás mãos; outros... parece que o peixe está louco e tiras vários... dezenas.

Como és pescador experimentado, não te surpreendes mas, a verdade, é que procuras uma justificação e, quase nunca, as que te surgem são convincentes.

A teu lado, nesses dias de fracasso, e está quase sempre alguém a pescar e com enorme sucesso.

Começas por olhar de soslaio, não queres dar "parte de fraco" e atentando melhor não descobres nada inusitado, diferente do que fazes.

Ás vezes esperas que o outro se vá embora - com o cabaz cheio de peixes de toda a ordem e tamanho - e apressas-te a ocupar o lugar vago. Mas  a tua pescaria não sofre alteração: ZERO!

Um dia ganhas coragem e resolves meter conversa com o sujeito.

Como quem não quer a coisa,  pensas mas, depois raciocinas: eu quero mesmo saber, quero aprender e, a tua conversa começa  por aí: diga como devo fazer, assim, com toda a simples clareza de quem precisa de uma resposta.

E, o outro,  responder-te-á:

Em primeiro lugar é necessário paciência,  depois... perseverança, nunca desistir e, finalmente,  não teres em conta as tuas capacidades ou a falta delas. Convencence-te: Vens à pesca porque é o teu trabalho, não para conquistares um troféu mas porque é o que tens de fazer.

Posto isto, BOA PESCA!