30/07/2018

Publicações em 30 de Julho

Trabalha com alegria


Se afirmas que queres imitar Cristo... e te sobra tempo, andas por caminhos de tibieza. (Forja, 701)

As tarefas profissionais – também o trabalho do lar é uma profissão de primeira ordem – são testemunho da dignidade da criatura humana; ocasião de desenvolvimento da própria personalidade; vínculo de união com os outros; fonte de recursos; meio de contribuir para a melhoria da sociedade em que vivemos, e de fomentar o progresso da humanidade inteira...

Para um cristão estas perspectivas alongam-se e ampliam-se ainda mais, porque o trabalho – assumido por Cristo como realidade redimida e redentora – se converte em meio e em caminho de santidade, em tarefa concreta santificável e santificadora. (Forja, 702)

Trabalha com alegria, com paz, com presença de Deus.
Desta maneira realizarás a tua tarefa, além disso, com bom senso: chegarás até ao fim ainda que rendido pelo cansaço, acabá-la-ás bem... e as tuas obras agradarão a Deus. (Forja, 744)

Deves manter – ao longo do dia – uma constante conversa com Nosso Senhor, que se alimente também das próprias ocorrências da tua tarefa profissional.

Vai com o pensamento ao Sacrário... e oferece a Nosso Senhor o trabalho que tiveres entre mãos. (Forja, 745)

Temas para reflectir e meditar


Formação humana e cristã – 17 


Chegaremos rapidamente a uma realidade: qual é o nosso "defeito dominante".

É um tema abordado por muitos autores espirituais.

Este "defeito dominante" tende frequentemente a ser "mascarado" sob a consideração inócua: é a minha maneira de ser!

Portanto, temos que considerar que quase nunca somos bons juízes em causa própria e temos sempre alguma tendência para minimizar ou não usar da objectividade indispensável para concluir com honesta humildade sobre o tema.

(AMA, reflexões)

Evangelho e comentário


Tempo comum

São Pedro Crisólogo – Doutor da Igreja

Evangelho: Mt 13, 31-35

31 Jesus propôs-lhes outra parábola: «O Reino do Céu é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. 32 É a mais pequena de todas as sementes; mas, depois de crescer, torna-se a maior planta do horto e transforma-se numa árvore, a ponto de virem as aves do céu abrigar-se nos seus ramos.» 33 Jesus disse-lhes outra parábola: «O Reino do Céu é semelhante ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha, até que tudo fique fermentado.» 34 Tudo isto disse Jesus, em parábolas, à multidão, e nada lhes dizia sem ser em parábolas. 35 Deste modo cumpria-se o que fora anunciado pelo profeta: Abrirei a minha boca em parábolas e proclamarei coisas ocultas desde a criação do mundo.

Comentário:

Muitos de nós sabemos muito bem - e talvez até tenhamos alguma experiência pessoal - de como o apostolado se desenvolve e propaga de forma que nos surpreende e causa admiração.

Evidentemente, que isto se deve à acção divina que faz crescer e multiplicar a semente que lançamos nas almas e corações daqueles que nos ouvem.


(AMA, comentário sobre Mt 13, 31-35, 31.07.2017)


Diálogos apostólicos


A FAMÍLIA


Pergunto:

5. A família é o melhor ambiente para o crescimento humano?

Respondo:

O coração humano necessita de amar e ser amado. O melhor ambiente para o desenvolvimento do homem é o lugar onde uma pessoa seja apreciada e possa ajudar os outros. E como temos defeitos, o melhor ambiente inclui amar e ser amado independentemente dos defeitos. Isto sucede na família. Sobretudo nas famílias numerosas, onde se pode exercitar mais o aspecto de amar os outros.

Pequena agenda do cristão

SeGUNDa-Feira



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Sorrir; ser amável; prestar serviço.

Senhor que eu faça "boa cara" que seja alegre e transmita aos outros, principalmente em minha casa, boa disposição.

Senhor que eu sirva sem reserva de intenção de ser recompensado; servir com naturalidade; prestar pequenos ou grandes serviços a todos mesmo àqueles que nada me são. Servir fazendo o que devo sem olhar à minha pretensa “dignidade” ou “importância” “feridas” em serviço discreto ou desprovido de relevo, dando graças pela oportunidade de ser útil.

Lembrar-me:
Papa, Bispos, Sacerdotes.

Que o Senhor assista e vivifique o Papa, santificando-o na terra e não consinta que seja vencido pelos seus inimigos.

Que os Bispos se mantenham firmes na Fé, apascentando a Igreja na fortaleza do Senhor.

Que os Sacerdotes sejam fiéis à sua vocação e guias seguros do Povo de Deus.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?