28/04/2011

Diálogos apostólicos

Diálogos



Não vês bem onde está a diferença?

Pois…parece-me óbvia!

Está em «dos», ou seja, não serão TODOS os últimos, embora sejam muitos.







ama , 2011.04.28

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ


“Pede a verdadeira humildade”


A humildade nasce como fruto do conhecimento de Deus e do conhecimento de si próprio. (Forja, 184)



Essas depressões por veres ou por outros descobrirem os teus defeitos, não têm fundamento...
Pede a verdadeira humildade. (Sulco, 262)

Fujamos dessa falsa humildade que se chama comodismo. (Sulco, 265)

– Senhor, peço-te um presente: Amor..., um Amor que me deixe limpo. E mais outro presente: conhecimento próprio, para me encher de humildade. (Forja, 185)

São santos os que lutam até ao final da sua vida: os que se sabem levantar sempre depois de cada tropeção, de cada queda, para prosseguir valentemente o caminho com humildade, com amor, com esperança. (Forja, 186)

Se os teus erros te fazem mais humilde, se te levam a procurar agarrar com mais força a mão divina, são caminho de santidade: "felix culpa!", bendita culpa!, canta a Igreja. (Forja, 187)

A humildade leva cada alma a não desanimar ante os próprios erros. A verdadeira humildade leva... a pedir perdão! (Forja, 189)






© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Pensamentos inspirados

À procura de Deus



Se amamos, somos.


Se não amamos, apenas vivemos.


jma, 2011.04.28

Sobre a família 35

O direito dos pais à educação dos filhos (II)
continuação 
Em qualquer caso, este direito não se limita apenas ao âmbito doméstico, mas tem justamente como objecto próprio o ensino, que satisfaz a obrigação legitimamente imposta pelo poder público acerca de levar a cabo uma instrução mínima do menor, ou seja, durante todo o tempo em que o filho se encontre sob a tutela dos pais.  


Em consequência, a liberdade de ensino não versa sobre qualquer tipo de educação, mas refere-se às actividades educativas que têm uma relevância social concreta, de modo que a educação recebida pelo menor de idade tenha valor jurídico. A liberdade de ensino traz consigo, portanto, admitir que não é só a escola estatal que é capaz de certificar o cumprimento da obrigação da instrução mínima estabelecida legitimamente pelo poder público.


J.A. Araña e C.J. Errázuriz
© 2011, Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

João Paulo II

FÁTIMA ASSINALA BEATIFICAÇÃO


Santuário de Fátima vai associar-se “em júbilo” a várias celebrações e iniciativas que estão a ser preparadas para assinalar a beatificação de João Paulo II, incluindo uma vigília mundial de oração.

Esta última iniciativa vai decorrer no dia 30 de Abril, unindo cinco locais de culto dedicados à Virgem Maria, em todo o mundo, a partir das 19:00 portuguesas, numa organização do vicariato de Roma.

Intitulada “Totus Tuus – Vigília de Oração em preparação da beatificação de João Paulo II”, a vigília vai unir à capital italiana a Basílica de Guadalupe, no México; o Santuário de Kawekamo, na Tanzânia; Cracóvia, na Polónia; o Santuário de Nossa Senhora do Líbano, em Beirute, e o Santuário de Fátima, em Portugal

Em cada uma destas cidades será recitado um mistério do rosário, difundido em tempo real pelo Centro Televisivo do Vaticano.

“O Santuário de Fátima acolheu com muita alegria o convite para esta oração, porque será mais um momento para lembrar e homenagear João Paulo II”, assinala um comunicado oficial divulgado na página do Santuário na Internet.

D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, presidirá em Fátima a este momento, desde a Capelinha das Aparições.

A 1 de Maio, dia da beatificação de João Paulo II, o Santuário promove a realização de um concerto, a partir das 16:00, na basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Por decisão da Conferência Episcopal Portuguesa, este recinto vai acolher a 13 de Maio uma “grande celebração nacional de acção de graças” pela beatificação.



 INFORMAÇÕES MUITO BREVES    [De vez em quando] 2011.04.27

Evangelho do dia e comentário

 Páscoa - Oitava


Evangelho: Lc 24, 35-48

35 E eles contaram também o que lhes tinha acontecido no caminho, e como O tinham reconhecido ao partir o pão. 36 Enquanto falavam nisto, apresentou-Se Jesus no meio deles e disse-lhes: «A paz seja convosco!». 37 Mas eles, turbados e espantados, julgavam ver algum espírito. 38 Jesus disse-lhes: «Porque estais turbados, e porque se levantaram dúvidas nos vossos corações? 39 Olhai para as Minhas mãos e os Meus pés, porque sou Eu mesmo; apalpai e vede, porque um espírito não tem carne, nem ossos, como vós vedes que Eu tenho». 40 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 Mas, estando eles, por causa da alegria, ainda sem querer acreditar e estupefactos, disse-lhes: «Tendes aqui alguma coisa que se coma?». 42 Eles apresentaram-Lhe uma posta de peixe assado. 43 Tendo-o tomado comeu-o à vista deles. 44 Depois disse-lhes: «Isto é o que Eu vos dizia quando ainda estava convosco; que era necessário que se cumprisse tudo o que de Mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos». 45 Então abriu-lhes o entendimento, para compreenderem as Escrituras, 46 e disse-lhes: «Assim está escrito que o Cristo devia padecer e ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, 47 e que em Seu nome havia de ser pregado o arrependimento e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48 Vós sois as testemunhas destas coisas.

Meditação:

Não tenho medo, nem receio ou temor porque confio totalmente em Ti, só que, como sou um pobre homem cheio de misérias, temo por mim mesmo, pela minha capacidade de perseverar na oração, a minha disponibilidade para servir, a sinceridade do meu desejo de obedecer.

Porque estes são os pilares fundamentais de um filho de Deus:

Orar, servir, obedecer, é neles que assenta toda a minha vida.

Sinto-me bem, tranquilo, sem medo porque sei que o meu Pai só quer o meu bem, já e agora aqui na terra e, depois, na vida eterna. 

(ama, meditação sobre Lc 24, 35-48, 2010.04.08)