23/01/2023

Publicações em Janeiro 23

  


DENTRO DO EVANGELHO

 

(Re Mc III, 20-21)

«E de novo acorreu tanta gente, que eles nem sequer podiam comer. Ao saberem disto, os parentes de Jesus puseram-se a caminho para O deter, pois diziam: Está fora de Si».

 

Comentários

 

Vê-se bem que até para os parentes os mais próximos, Jesus era como um estranho com Quem não tinham intimidade e não compreendiam nem o que fazia nem o que dizia.

Pela expressão «está fora de si» conclui-se que O consideravam como que atacado por qualquer tipo de loucura e sentem-se envergonhados.

Sim… é muito mais fácil tirar conclusões e emitir opinião apenas com base no que nos outros é aparentemente visível do que averiguar com são critério e sem preconceitos as atitudes ou palavras que possam surpreender-nos.

E, quanto mais “próximo” é a pessoa, amigo, parente, mais esta manifestação terá eco à nossa volta e, portanto, deve ser cuidada e contida.

Julgar os outros é algo que não nos compete fazer mas devemos prestar atenção se o que diz é o que realmente faz.

Quem faz o que diz que se deve fazer é uma pessoa credível e quanto mais se o que diz é para nosso bem devemos fazer o possível por imitá-lo.

Ao corrigir quem seja não devemos preocupar-nos com o que “estatuto” que possamos ter mas com asinceridade queo nosso coração nos ditar.

A CORRECÇÃO FRATERNA é um bem de enorme valor que todos devemos fazer e esperar que nos façam.

Se o assunto é delicado ou complexo aconselhemo-nos com o Director Espiritual que nos indicará, com são critério, como devemos fazer.

Ninguém, em seu perfeito juízo, imitará algo mau que viu outro fazer, antes, com caridade e bom-senso, deverá corrigi-lo fazendo-lhe ver o erro que comete.

Que no momento de “prestar contas” não sejamos acusados de, com falsas desculpas de modéstia ou humildade, não ter praticado esse dever de qualquer cristão.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad