11/03/2021

São Josemaria – Textos

 


Porque é que nós, homens, nos entristecemos?

"Bem-aventurada, porque acreditaste!", diz Isabel à nossa Mãe. A união com Deus, a vida sobrenatural, vai sempre unida à prática atraente das virtudes humanas: porque "leva" Cristo, Maria leva a alegria ao lar de sua prima. (Sulco, 566)

Não deis o mínimo crédito aos que apresentam a virtude da humildade como um amesquinhamento humano ou como uma condenação perpétua à tristeza. Sentir-se barro, recomposto com gatos, é fonte contínua de alegria; significa reconhecer-se pouca coisa diante de Deus: criança, filho. E haverá maior alegria do que a daquele que, sabendo-se pobre e débil, se sabe também filho de Deus? Porque é que nós, homens, nos entristecemos? Porque a vida na terra, não se passa como nós, pessoalmente, esperávamos e porque surgem obstáculos que impedem ou dificultam a satisfação do que pretendemos. Nada disto acontece quando a alma vive essa realidade sobrenatural da sua filiação divina. Se Deus é por nós, quem será contra nós. Que estejam tristes os que se empenham em não se reconhecerem filhos de Deus, tenho eu repetido sempre. (Amigos de Deus, 108)

Leitura Espiritual Mar 11

 


Novo Testamento

 

Evangelho

 

Lc VII, 1-21


 

Cura do servo do Centurião

1 Quando acabou de dizer todas as suas palavras ao povo, Jesus entrou em Cafarnaúm. 2 Ora um centurião tinha um servo a quem dedicava muita afeição e que estava doente, quase a morrer. 3 Ouvindo falar de Jesus, enviou-lhe alguns judeus de relevo para lhe pedir que viesse salvar-lhe o servo. 4 Chegados junto de Jesus, suplicaram-lhe insistentemente: «Ele merece que lhe faças isso, 5pois ama o nosso povo e foi ele quem nos construiu a sinagoga.» 6 Jesus acompanhou-os. Não estavam já longe da casa, quando o centurião lhe mandou dizer por uns amigos: «Não te incomodes, Senhor, pois não sou digno de que entres debaixo do meu tecto, pelo que 7 nem me julguei digno de ir ter contigo. Mas diz uma só palavra e o meu servo será curado. 8 Porque também eu tenho os meus superiores a quem devo obediência e soldados sob as minhas ordens, e digo a um: ‘Vai’, e ele vai; e a outro: ‘Vem’, e ele vem; e ao meu servo: ‘Faz isto’, e ele faz.» 9 Ouvindo estas palavras, Jesus sentiu admiração por ele e disse à multidão que o seguia: «Digo-vos: nem em Israel encontrei tão grande fé.» 10 E, de regresso a casa, os enviados encontraram o servo de perfeita saúde.

 

Jesus ressuscita o filho da viúva de Naim

11 Em seguida, dirigiu-se a uma cidade chama da Naim, indo com Ele os seus discípulos e uma grande multidão. 12 Quando estavam perto da porta da cidade, viram que levavam um defunto a sepultar, filho único de sua mãe, que era viúva; e, a acompanhá-la, vinha muita gente da cidade. 13 Vendo-a, o Senhor compadeceu-se dela e disse-lhe: «Não chores.» 14 Aproximando-se, tocou no caixão, e os que o transportavam pararam. Disse então: «Jovem, Eu te ordeno: Levanta-te!» 15 O morto sentou-se e começou a falar. E Jesus entregou-o à sua mãe. 16 O temor apoderou-se de todos, e davam glória a Deus, dizendo: «Surgiu entre nós um grande profeta e Deus visitou o seu povo!» 17 E a fama deste milagre espalhou-se pela Judeia e por toda a região.

 

João Baptista envia a Jesus dois dos seus discípulos

18 Os discípulos de João informaram-no de todos estes factos. Chamando dois deles, 19 João mandou-os ao Senhor com esta mensagem: «És Tu o que está para vir, ou devemos esperar outro?» 20 Ao chegarem junto dele, os homens disseram: «João Baptista mandou-nos ter contigo para te perguntar: ‘És Tu o que está para vir, ou devemos esperar outro?’» 21 Nessa altura, Jesus curava a muitos das suas doenças, padecimentos e espíritos malignos e concedia vista a muitos cegos. 22 Tomando a palavra, disse aos enviados: «Ide contar a João o que vistes e ouvistes: Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, a Boa-Nova é anunciada aos pobres; 23 e feliz de quem não tiver em mim ocasião de queda.»

 

Texto

 


CARTA APOSTÓLICA

AMANTISSIMA PROVIDENTIA

DO SUMO PONTÍFICE

PAPA JOÃO PAULO II

AOS BISPOS, SACERDOTES E FIÉIS DA ITÁLIA

NO SÉTIMO CENTENÁRIO DA MORTE

DE SANTA CATARINA DE SENA,

VIRGEM E DOUTORA DA IGREJA

 

II.

OS ESCRITOS

 

Literariamente Santa Catarina é um caso singular. Não andou nunca na escola, nem soube ler e escrever, senão talvez muito tarde mas imperfeitamente. Ditou todavia um conjunto de escritos, que a tornam um clássico de notável relevo na literatura trecentista italiana e entre os escritores místicos, tanto que mereceu o título de Doutora da Igreja, que lhe foi conferido por Sua Santidade Paulo VI a 4 de Outubro de 1970.

 Conservaram-se dela 381 Cartas (22), dirigidas a todo o género de pessoas, a humildes e grandes. É epistolário de rica espiritualidade, espelho de uma alma que vive intensamente aquilo que exprime e encontra expressões singelas e tons de comovedora eloquência, muitas vezes até poéticos. Arde nas cartas constante paixão pelo homem, imagem de Deus e pecador, por Cristo Redentor, e pela Igreja, que é o campo em que o Salvador faz frutificar o tesouro do Seu sangue na salvação do homem.

  Vive nelas espírito sensível a todos os trabalhos da humanidade, imaginação ardente e fé, que abrasa a palavra ao denunciar os vícios, mas a torna doce até à ternura ao admoestar os tíbios e animar os fracos. Não há coisa nenhuma de falso e convencional, mas franco vigor mesmo na piedade.

  Além disso, Santa Catarina, entre 1377 e 1378, ditou em vários períodos um livro, que é ordinariamente intitulado Diálogo da Divina Providência ou da Divina doutrina (23), no qual a sua alma; em colóquio extático com o Senhor, refere o que a Eterna Verdade lhe diz, respondendo às suas perguntas quanto ao bem da Igreja e dos seus filhos; e do mundo inteiro. O livro é caracterizado por tom profético, por equilíbrio do pensamento e lucidez da expressão. Toca os mistérios mais augustos da nossa religião e os problemas mais difíceis da ascética e da mística. O pensamento constante e implorante é dirigido aos irmãos do mundo, que vê perderem-se nos caminhos do pecado e, procura sacudir do torpor mortal; ao mesmo tempo, com fina intuição psicológica lança fachos de luz sobre o caminho da perfeição, exaltando a elevação do homem que, seguindo Cristo obediente, encontra o caminho seguro para a Trindade bem-aventurada. Amplidão de perspectiva, uso de análises da experiência, e flamejar de imagens e conceitos fazem desta obra "uma das jóias da literatura religiosa italiana" (24).

  Vêm por fim as Orações (25), recolhidas dos seus lábios nos últimos anos da vida, quando a Santa dava largas à alma e as ansiedades, falando sem intermediários com o Senhor. São autênticas improvisações, que brotam espontâneas do seu espírito, mergulhado na luz divina, e do coração que sofre com as misérias dos homens, sem banalidades de conceitos ou de petições, mas com tonalidade apaixonada e confiante, e expressões muitas vezes ousadas mas de absoluta ortodoxia.

  A imagem mais expressiva e ampla desta mestra de verdade e amor é a da Ponte, construção simbólica que antecipa de algum modo a Subida ao monte Carmelo de São João da Cruz. A alegoria descreve, em resumida e subtil análise psicológica, o caminho do homem que sobe do pecado ao cume da perfeição. Caracteriza-a a insistência cristológica, sobre que se apoia toda a estrutura. De facto a Ponte é Jesus Cristo, seja com a figura do Seu corpo elevada na cruz, seja com a Sua doutrina, seja ainda com a Sua graça.

  Sobre o abismo intransponível aberto pelo pecado e sulcado pelo rio em turbilhões da corrupção mundana, foi lançada a Ponte a unir a terra com o céu, quando o Filho de Deus encarnou, unindo em si a natureza divina com a natureza humana (26). É o caminho único para aqueles que desejam verdadeiramente chegar à vida eterna. Cada homem, seguindo a atracção da graça de Cristo ("atrairei tudo a Mim"), vai-se libertando pouco a pouco do pecado, do temor imperfeito ou servil e do amor próprio quer sensível quer espiritual, até ficar despojado de toda a imperfeição.

Ao mesmo tempo, é seguido o caminho em subida, que está todo marcado pelo amor: Catarina, de facto, encontra-se com São Tomás e com os melhores teólogos, pensando que a perfeição "está na virtude da caridade" (27); e concorda também com o Concílio Vaticano II (28), quer nisto quer na universalidade do chamamento à santidade (29). Estabelece portanto em Cristo-Ponte três degraus (chama-lhes popularmente scaloni) de ascensão espiritual, que significam tanto as três potências da alma elevadas pelo amor, como os três estados progressivos do espírito: imperfeitos, perfeitos e perfeitíssimos (30).

  Existe portanto uma ponte-escada, com o primeiro degrau que é o amor de servo, o segundo o amor de amigo e o terceiro o amor de filho (31). A divisão em três não é puramente esquemática e tradicional, mas didacticamente aparece acompanhada por anotações particulares, características dos degraus da evolução vertical e do modo de vencer as etapas inferiores, com uma propriedade psicológica fundada na observação da experiência espiritual.

  Também os capítulos seguintes do diálogo (32), que se costumam chamar Tratado das lágrimas, procedem segundo a mesma via ascensional mas com absoluta originalidade de esquema, que demonstra na Santa a dominadora da personalidade própria e da didáctica desenvolvida e precisa, apesar da improvisação do ditado.

  Todavia o progresso espiritual não é limitado ao âmbito de cada pessoa, Santa Catarina sabe muito bem que existe o próximo e que tem muita importância; e muito insiste na inseparabilidade entre o amor do próximo e o amor de Deus, como aliás põe em evidência o mesmo Concílio Vaticano II (33). À Santa pertence a surpreendente afirmação, colocada na boca do Senhor: "Faço-te saber que toda a virtude se cria por meio do próximo, e também todo o defeito" (34).

  Catarina quer dizer que, pela comunhão da caridade e da graça, o próximo tem sempre parte no bem e no mal que fazemos (35). Mas o seu pensamento vai mais longe: o próximo é o "meio" por excelência para a caridade em acto, o lugar em que toda a virtude se exercita necessariamente, se não exclusivamente.

  Diz o Eterno Pai: a alma, "que verdadeiramente Me ama, também assim presta serviço ao próximo; ... e quanto a alma Me ama a Mim, tanto o ama a ele, porque o amor para com ele sai de Mim. É este o meio que Eu vos apresentei para exercitardes e provardes a virtude em vós, porque, não podendo vós ser-Me de nenhuma utilidade, deveis ser de utilidade ao próximo" (36).

  Este princípio, repetido inúmeras vezes, faz do próximo o terreno sobre que se exprimem, se exercem, se provam e se medem a caridade fraterna, a paciência e a justiça social. No contacto com os outros, até as rivalidades se tornam meio de verificação das acções virtuosas (37): e mantendo-se firme a comparação existencial com o amor de Deus, "com aquela perfeição com que amamos a Deus, com essa mesma amamos a criatura racional" (38).

 

IOANNES PAULUS PP. II

 

Notas

 

 

 

(22) Várias ediç. modernas (Tommaseo, Misciattelli, Ferretti, Meattini) todas com a numer. de Tommaseo. Edição critica (88 cartas) com numeração romana, preparada por Dupré-Theseider, 1940.

(23) Edição preparada por G. Cavallini, Roma 1968.

(24) Underhill E., Mysticism, ed. Meridian Book, 1955, p. 467.

(25) Ediç. crítica preparada por Cavallini G., Roma 1978.

(26) Diálogo, cc. 21-22; Cartas 272.

(27) Diálogo, c. 11.

(28) Lumen gentium, c. V.

(29) Diálogo, c. 53.

(30) Diálogo, c. 26.

(13) Diálogo, cc. 56-77.

(32) Diálogo, cc. 87-96.

(33) Lumen gentium, c. V.

(34) Diálogo, c. 6.

(35) Cfr. DEMAN T., La parte del prossimo nella vita spirituale secondo il Dialogo (in "Vita cristiana", 1947, n. 3, pp. 250-258).

(36) Diálogo, c. 7.

(37) Diálogo, cc. 7-8.

(38) Carta 263. Cfr. Diálogo, cc. 7 e 64.

 

© Copyright - Libreria Editrice Vatican

 

 

 

Oração pelos Sacerdotes

                                            

                                           



Meu Senhor Jesus Cristo:

Dai à Vossa Igreja Sacerdotes Santos que se entreguem ao serviço exclusivo da Igreja e das almas, ao anúncio fiel da palavra de Deus, à administração dos Sacramentos, em especial da Eucaristia e da Penitência, obedientes ao Magistério da Igreja e observando amorosamente a Sagrada Liturgia, para exemplo e guia seguro do Povo de Deus.

(AMA, 2009)


Com autorização eclesiástica

Reflectindo na Quaresma



Posso amar-Te mais

Na Tua presença no sacrário elevo o meu pensamento e formulo uma pergunta: Como posso amar-Te mais?

 

Bem sei a resposta: nas grandes coisas como nas de escasso valor.

Deixa essa miragem das grandes coisas, dos momentos marcantes, das ocasiões soberanas.  

Vive a vida simples de todos os dias, agradece e segue em frente para lá onde Ele te espera de braços abertos.

Reclina a cabeça no Seu peito e diz-Lhe simplesmente: Senhor ajuda-me a amar-Te mais.

 

(AMA, reflexões, 20.09.2019)

Pequena agenda do cristão

  


Quinta-Feira

Pequena agenda do cristão

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Participar na Santa Missa.


Senhor, vendo-me tal como sou, nada, absolutamente, tenho esta percepção da grandeza que me está reservada dentro de momentos: Receber o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do Rei e Senhor do Universo.
O meu coração palpita de alegria, confiança e amor. Alegria por ser convidado, confiança em que saberei esforçar-me por merecer o convite e amor sem limites pela caridade que me fazes. Aqui me tens, tal como sou e não como gostaria e deveria ser.
Não sou digno, não sou digno, não sou digno! Sei porém, que a uma palavra Tua a minha dignidade de filho e irmão me dará o direito a receber-te tal como Tu mesmo quiseste que fosse. Aqui me tens, Senhor. Convidaste-me e eu vim.


Lembrar-me:
Comunhões espirituais.


Senhor, eu quisera receber-vos com aquela pureza, humildade e devoção com que Vos recebeu Vossa Santíssima Mãe, com o espírito e fervor dos Santos.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?