10/06/2011

Dia de Portugal

“Eu sou o Anjo de Portugal” respondeu à pergunta de Lúcia: “Quem é vocemecê e o que quer?”

Tinha como missão preparar os pequenos pastores para os acontecimentos que se tornariam, de Maio a Outubro de 1917, no mais extraordinário evento alguma vez verificado em terras lusitanas cujo eco se espalharia por todo o mundo e cuja repercussão alcançaria dimensões insuspeitadas.

A primeira coisa que fez foi ensinar as crianças a rezar:

Meu Deus, eu creio, adoro espero e amo-vos;
Peço-vos perdão pelos que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Santíssima Trindade, Pai Filho e Espírito Santo, adoro-vos profundamente e ofereço-vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação pelos sacrilégios, ultrajes e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos do Seu infinito Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-vos a conversão dos pobres pecadores.

Estas duas orações, que desde então fazem parte das invocações diárias de milhares de portugueses, encerram em si mesmas, um clamor iniludível dos corações preocupados e contritos. O País estava, então, numa crítica situação, imperava a guerra aberta contra a Igreja, contra a Fé, a maçonaria ditava as suas leis destruidoras da família e, consequentemente, imperava o desnorte, o desgoverno a balbúrdia social mais completa. Parecia “ser tempo” de o Céu “fazer algo” para evitar que este País velho de séculos, que dera novas luzes ao mundo e levara a Fé e a Palavra de Cristo até aos mais remotos lugares da terra, soçobrasse sob o peso de tamanha carga.

Para “conseguir” que o Céu intervenha há primeiro que reconhecer o verdadeiro estado calamitoso a que se chegou e pedir perdão, por nós e pelos outros e…não só pedir perdão mas desagravar efectiva e realmente o Coração de Jesus ofendido por tantas diatribes, malfeitorias e ataques à Sua Igreja e aos seus filhos.

Hoje, dia de Portugal, é o dia do Anjo de Portugal e parece ser actual e urgentíssimo a mensagem que trouxe em 1917:

Pedir perdão e desagravar!


ama, Monte Real, 2011.06.10

Decenário do Espírito Santo

O Espírito Santo e a Santíssima Virgem

Maria que concebeu Cristo por obra do Espírito Santo, o amor de Deus vivo, preside ao nascimento da Igreja no dia de Pentecostes, quando o mesmo Espírito Santo desce sobre os discípulos e vivifica na unidade e na caridade o Corpo mítico dos cristãos.

(paulo VI, Discurso, 1969.10.25)

ama, 2011.06.10

“Os ginecologistas católicos de hoje são autênticos heróis”

Medicina e Apostolado

A Federação Internacional de Médicos Católicos (FIAMC) convocou em Roma um Congresso sobre a dignidade da Maternidade e dos Ginecologistas, que se celebrará não Instituto Maria SS. Bambina de 31 d e Agosto a 4 de Setembro próximos.


Este Congresso, o VIII de Ginecologistas Católicos, é organizado por MaterCare International, organização pertencente à FIAMC, e tem o apoio do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Agentes Sanitários e da Academia Pontifícia para a Vida.

O objectivo de este congresso é por um lado sublinhar o valor da maternidade, e por outro, o papel insubstituível dos ginecologistas e pessoal sanitário na sua defesa.

O presidente de FIAMC, o doutor espanhol José María Simón Castellví, explicou a ZENIT que as prioridades dos médicos católicos “são a protecção da vida humana desde a concepção até à morte natural, a protecção da fertilidade (os filhos são um grande bem), o fomento duma sã antropologia entre os esposos e o cuidado da saúde de mães e filhos”.
Cont/

 Barcelona, 2011.03.21 (ZENIT.org), trad ama

Morre um cristão a cada cinco minutos devido à fé

Observando
Cento e cinco mil cristãos são assassinados anualmente devido às convicções 
religiosas, o que indica que em cada cinco minutos morre um cristão por causa da fé, alerta o perito em temas de liberdade religiosa Massimo Introvigne.
O responsável, citado hoje pela Rádio Vaticano, falava na Conferência Internacional sobre o Diálogo Inter-religioso entre Cristãos, Judeus e Muçulmanos, realizada em Budapeste, na Hungria.
«A cada cinco minutos morre um cristão por causa da sua fé», disse Massimo Introvigne, sociólogo italiano, que representava na Conferência a OSCE, Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa.
«Se esses números não gritarem ao mundo, se não se detiver esta praga, se não se reconhecer que a perseguição dos cristãos é a primeira emergência mundial em matéria de violência e de discriminação religiosa, o diálogo entre religiões só produzirá congressos estupendos, mas nenhum resultado concreto», afirmou Massimo Introvigne.
O arcebispo de Budapeste, cardeal Peter Erdö, disse, também citado pela Rádio Vaticano, que muitas comunidades cristãs no Oriente Médio morrerão porque terão de fugir. «Que a Europa se prepare para uma nova onda imigratória, desta vez de cristãos que fogem da perseguição», advertiu.
 Na Conferência, organizada pelo governo da Hungria, participaram outras autoridades religiosas e civis, como o diplomata egípcio Aly Mahmoud, que afirmou que no Egipto estão a registar-se ataques muito graves contra as Igrejas Coptas.
 No entanto, disse, serão promulgadas leis que proibirão os imãs muçulmanos de realizar discursos incitando ao ódio e às manifestações hostis junto aos templos das minorias, especialmente a cristã.
Segundo o boletim italiano INFOVITAE, pelo menos um milhão dos cristãos perseguidos no mundo são crianças.

INFORMAÇÕES MUITO BREVES [De vez em quando] 09.06.2011

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“Há pobres que realmente são ricos. E vice-versa”

Não esqueças: tem mais aquele que precisa de menos. - Não cries necessidades. (Caminho, 630)

Desapega-te dos bens do mundo. - Ama e pratica a pobreza de espírito. Contenta-te com o que basta para passar a vida sóbria e temperadamente.


- Se não, nunca serás apóstolo. (Caminho, 631)


A verdadeira pobreza não consiste em não ter, mas em estar desprendido, em renunciar voluntariamente ao domínio sobre as coisas.



- Por isso há pobres que realmente são ricos. E vice-versa.  (Caminho, 632)



Não tens espírito de pobreza, se, podendo escolher de modo que a escolha passe inadvertida, não escolhes para ti o pior.   (Caminho, 635)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

ORAÇÃO E MÚSICA

LAUDI ALLA VERGINE - Quattro pezzi sacri - D. Barenboim





João Paulo II e o Opus Dei

Entrevista com D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, por ocasião da beatificação de João Paulo II.

- E D. Álvaro, dava sugestões ao Papa sobre a Igreja?


- Nalgumas ocasiões pedia-lhas o Santo Padre. Em finais de 1978, quando se questionava sobre a oportunidade de fazer a viagem ao México para a reunião do CELAM – era uma situação bastante delicada – o Papa comentou a D. Álvaro, diante de outras pessoas, que tinha ouvido várias opiniões sobre o assunto. Claramente estava a pedir-lhe a sua. Com simplicidade, D. Álvaro sugeriu-lhe que empreendesse a viagem, pois seria um bem muito grande para a Igreja no México, na América Latina e em todo o mundo. O tom da voz de D. Álvaro era comedido; dava a entender que lhe pareceria bem qualquer decisão que o Papa tomasse. A viagem realizou-se com os resultados extraordinários que todos conhecemos. Naturalmente, o Papa deve ter consultado outras pessoas e os organismos da Cúria romana.



Depois da viagem ao México, convidou-nos para um almoço e contou com alegria muitos detalhes da sua visita aquele país. Não falava do seu trabalho, mas da fé e da resposta do povo mexicano ante a presença do sucessor de São Pedro.


michele dolz, Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet, 2011/05/16
2011.06.10

Teologia do Corpo e “Pureza Amadurecida”


Doutrina


Adquirir a virtude é substancialmente uma questão de hábito; aqueles que atingem a “Pureza Amadurecida” devem evitar a ocasião de pecado; por exemplo, devem evitar ver ou ouvir entretenimentos que conduzam a pensamentos ou acções impuras. 

Adquirir o dom da reverência (e aqui João Paulo II quer dizer “reverência” para com o dom da própria sexualidade e o dom para com a de outra pessoa) é consideravelmente matéria de crescimento no amor a Deus, o que se faz através da oração com a Escritura, recebendo os sacramentos, e envolver-se em qualquer actividade que promova o crescimento espiritual.

janet e. smith, [i] "Theology of the Body and 'Mature Purity'." National Catholic Register, 2011.03.09, (trad ama).


[i] janet e. smith lecciona a Cátedra “Father Michael J. McGivney of Life Ethics” no Seminário Maior do Sagrado Coração em Detroit.

Obediência

Conta, peso e medida
A obediência diminui a pessoalidade ou a liberdade? 



Não, não. 
Só as pessoas com forte vontade e muito talento sabem prescindir dos próprios gostos pelo bem comum que a autoridade representa. A decisão de obedecer é prova de liberdade inteligente. De facto, o homem mais perfeito foi obediente até a morte e morte de Cruz; neste caso obediente a Deus Pai.



Ideasrapidas, trad ama

2011.06.10

Criação, Fé e Ciência



Caminho e Luz
A debilidade do relativismo 
9. Nem o crer nem o fazer mudam a natureza do objecto

Gairdner assinala um ponto adicional de mero sentido comum, as coisas não podem ser mudadas, a realidade não muda por efeito de um acto da vontade.
Querer que algo seja bom ou mau, ou que seja verdadeiro ou falso, não pode ser logrado por um simples querer que seja assim. Que algo se faça ou pense, não o torna nem bom nem verdadeiro.

eduardo garcía gaspar, conoZe, 2011.04.13, trad ama


Perguntas e respostas sobre Jesus de Nazaré. 10

Jesus de NazaréPedro promete ser fiel a Jesus, mas Jesus anuncia a sua tripla negação. Que falta é que Jesus vê, na sua postura?

Ao ser contrário à cruz, (Pedro) não pode entender a palavra ressurreição e queria - como já em Cesareia de Filipe - o êxito sem a cruz. Ele confia nas suas próprias forças. Quem pode negar que a sua atitude reflecte a tentação constante dos cristãos, e inclusive também da Igreja, de chegar ao êxito sem a cruz? Por isso há-de de anunciar a sua debilidade, a sua triple negação. Ninguém é por si mesmo tão forte que possa percorrer até ao final o caminho de salvação”.



55 Preguntas y respuestas sobre Jesús de Nazaret, extraídas del libro de Joseph Ratzinger-Benedicto XVI: “Jesús de Nazaret. Desde la Entrada en Jerusalén hasta la Resurrección”, Madrid 2011, Ediciones Encuentro. Pag. 126, marc argemí, trad. ama

Tema para breve reflexão

Reflectindo

Adão


Era tão grande o vigor da primeiríssima harmonia do homem, que nem as paixões se podiam desordenar, nem o corpo separar-se da alma e experimentar a corrupção.

(i. celaya, Unidad de vida y plenitud cristiana, en Vivir como hijos de Dios, nr. 96-97, trad ama)

Evangelho do dia e comentário



Anjo de Portugal





Páscoa – VII Semana

Evangelho: Jo 21, 15-19 

15 Depois de comerem, disse Jesus a Simão Pedro: «Simão, filho de João, amas-Me mais do que estes?». Ele respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Jesus disse-lhe: «Apascenta os Meus cordeiros». 16 Voltou a perguntar pela segunda vez: «Simão, filho de João, amas-Me?». Ele respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Jesus disse-lhe: «Apascenta as Minhas ovelhas». 17 Pela terceira vez disse-lhe: «Simão, filho de João, amas-Me?». Pedro ficou triste porque, pela terceira vez, lhe disse: «Amas-Me?», e respondeu-Lhe: «Senhor, Tu sabes tudo; Tu sabes que Te amo». Jesus disse-lhe: «Apascenta as Minhas ovelhas». 18 «Em verdade, em verdade te digo: Quando tu eras mais novo, cingias-te e ias onde desejavas; mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos e outro te cingirá e te levará para onde tu não queres». 19 Disse isto, indicando com que género de morte havia Pedro de dar glória a Deus. Depois de assim ter falado, disse: «Segue-Me».

Meditação:

Quantas vezes Te tenho dito que Te amo!

E, no entanto, tenho sempre esta sensação que não Te amo tanto como devo e como tens todo direito de esperar.

Ponho aqui e agora, à porta do Sacrário, o meu coração para que o tomes, todo inteiro, para Ti.

Viverei melhor porque, então, será o Teu que baterá no meu peito.


(ama, meditação sobre Jo 21, 15-19, 2010.05.21)