11/07/2011

Diálogos apostólicos

Diálogos
Claro, não me vais pôr umas “palas” nos olhos, seria ridículo e despropositado.

Mas, entende: 

uma coisa é ver outra, completamente diferente é mirar!

A primeira é um acto involuntário e sem mal, na segunda já intervém a vontade e pode  haver falta.

2011.07.11

JMJ Madrid 2011

Para visitar o site, clicar 

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 90


À procura de Deus



Maria não é a plenitude mas é caminho seguro, para a atingir.

jma, 2011.07.11

OPUS DEI - Missão

(…) Como sabeis a missão do Opus Dei é ajudar a todos os cristãos a conhecer Jesus para o poderem imitar nos seus sentimentos e acções divinas. É nisto que consiste a santidade a que todos os baptizados são chamados por Cristo. O rasgo mais conhecido do Opus Dei é, porém, que este encontro pessoal com Jesus se realiza - com ajuda da graça dos Sacramentos - por meio do trabalho profissional, também na vida familiar, e através da amizade e das restantes e variadas situações da vida corrente.

A formação espiritual que o Opus Dei dá aos seus membros, ou às pessoas que pretendem beneficiar dos meios de formação - e é bem sabido que a imensa maioria são pessoas casadas -pode descrever-se como uma grande catequese. Mas esta catequese tem um modo especial de ser activada: depois dos meios de formação colectivos, em que as pessoas assistem em conjunto, aparece uma nova dimensão absolutamente inovadora: o acompanhamento individual, de acordo com aquilo que a própria pessoa esteja em condições de receber.

O objectivo de estes meios de formação é aprender a conhecer e a amar Deus, para transmitir esse amor a todos os nossos semelhantes, começando por aqueles que estão junto de nós. Ninguém duvida que o desafio a que um casal cristão tem de responder é praticar a sua fé no meio familiar, com os seus filhos, e, depois, marido e mulher, com os seus colegas de trabalho e em todos os ambientes. Como é lógico, o Opus Dei não interfere de modo nenhum na actuação profissional, na organização familiar, na opinião política ou na actividade social dos seus fiéis ou cooperadores. O Opus Dei limita-se a transmitir, com total fidelidade ao magistério da Igreja, o espírito de Cristo. Pelo seu lado, é cada mulher ou homem cristão que deve com coerência e em consciência usar livremente, com responsabilidade pessoal, do depósito da sua formação.

mons. antónio barbosa, Homilia por ocasião da festa de São Josemaria  2011.06.25 

Música e repouso

Gershwin - Rapsody in Blue - Leonard Bernstein


Porque te queixas?

Se reclamas dos transportes e vias de acesso...

Laicismo e a Religião.

Conta, peso e medida
O que defende o laicismo ante a religião?



O laicismo deseja instaurar várias teses:

Para o laicismo, o Estado deve apoiar-se numa base comum sem Deus. O laicismo reclama um Estado confessionalmente ateu.

- Todavia, o ateísmo é uma postura religiosa que tampouco deve impor-se.

O laicismo tenta relegar a religião ao âmbito privado, proibindo as manifestações públicas de fé.

- Todavia, uma pessoa coerente vive de acordo com as suas crenças tanto em privado como na vida social. Não se deve obrigar o crente a que se comporte como um ateu. (Tampouco se deve forçar ao ateu a que actue como religioso).

O laicismo e o relativismo costumam ir unidos, pois ambos defendem o indiferentismo religioso. - Há várias religiões mas isto não significa que sejam falsas, o que seja indiferente eleger uma. Por exemplo, podem existir várias teorias sobre um facto histórico, mas só um acontecimento teve realmente lugar. 

Haverá que procurar a religião verdadeira.

Ideiasrapidas, trad ama

Centenário da morte de Francisco José de Sousa Gomes (1860-1911)

Observando
Nascido em Braga, a 18 de Dezembro de 1860, Francisco Sousa Gomes chegou a Coimbra, em 1877, onde se matricula nas Faculdades de Matemática e de Filosofia. Depois de feito o doutoramento em Filosofia (1882) é eleito sócio da Academia Real de Ciências (1886) e presidente da Confraria da Rainha Santa (1893). A sua fama ultrapassa fronteiras e, em 1895, é eleito sócio da Sociedade Química de Paris.

«O catolicismo sabe bem que o homem não vive só de pão, mas sabe igualmente que lhe é indispensável o pão. Para ele o problema social não é um simples problema moral, como alguns espiritualistas utópicos pensam; nem uma questão meramente económica, como julgam os socialistas. Ele sabe que a igualdade absoluta é irrealizável neste mundo; mas sabe também que se pode alcançar uma igualdade relativa, que se podem atenuar as desigualdades actuais e nisso trabalha com todas as forças».[i]

«É preciso ser-se católico, mas é preciso sê-lo a valer. Ser católico só para ir à igreja sem consulta prévia quando nos levam ao baptismo e aos responsos da sepultura; para ir à igreja por um mero ato de condescendência social quando nos vamos casar, por cumprimento de deveres de civilidade quando se canta um «Te Deum» oficial ou se enterra algum amigo nosso; por curiosidade de bom-tom quando vamos à missa da moda ou a alguma festa que meta boa música e sermão com muitas flores de retórica – não basta! Esse é catolicismo à flor da pele que não serve para nada, e que até me é menos simpático do que a irreligiosidade declarada mas cortês».[ii]

Ecclesia


[i] (Conferência no Círculo Católico Operário de Viseu sobre «A Questão Social»)
[ii] (Conferência no Círculo Católico Operário do Porto, em Julho de 1907)

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

 “Dilata o teu coração”

Não tenhas espírito provinciano. – Dilata o teu coração, até que seja universal, "católico". Não voes como ave de capoeira, quando podes subir como as águias. (Caminho, 7)


Em certa ocasião, vi uma águia encerrada numa jaula de ferro. Estava suja e meia depenada. Tinha entre as garras um pedaço de carne podre. Pensei então no que seria de mim se abandonasse a vocação recebida de Deus. Tive pena daquele animal solitário, enjaulado, que tinha nascido para subir muito alto e olhar de frente o Sol. Podemos ascender até às humildes alturas do amor de Deus, do serviço a todos os homens. Para isso, porém, é preciso que não haja na alma recantos escondidos, onde não possa entrar o sol de Jesus Cristo. Temos de deitar fora todas as preocupações que nos afastem d'Ele; e assim terás Cristo na tua inteligência, Cristo nos teus lábios, Cristo no teu coração, Cristo nas tuas obras. Toda a vida – o coração e as obras, a inteligência e as palavras – cheia de Deus. (...)
Invoca comigo Nossa Senhora, e imagina como passaria Ela aqueles meses à espera do Filho que havia de nascer. E Nossa Senhora, Santa Maria, fará com que sejas alter Christus, ipse Christus, outro Cristo, o próprio Cristo. (Cristo que passa, 11)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Evangelho do dia e comentário

 São Bento[i]






T. Comum– XV Semana



Evangelho: Mt 19, 27-29

27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-Lhe: «Eis que abandonámos tudo e Te seguimos; qual será a nossa recompensa?». 28 Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo que, no dia da regeneração, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da Sua glória, vós, que Me seguistes, também estareis sentados sobre doze tronos, e julgareis as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que deixar a casa, ou os irmãos ou irmãs, ou o pai ou a mãe, ou os filhos, ou os campos, por causa do Meu nome, receberá cem vezes mais e possuirá a vida eterna.

Meditação

Desprendido de tudo: O que tenho e o que não tenho. 

Desprendido dos "desejos de ter", mesmo daqueles que parecem legítimos. 

Desprendido das coisas grandes e das pequenas que quase não têm importância. 

Desprendido das "minhas coisas", das "minhas vontades", daquilo que é "meu". 

Coração grande, aberto a todos e, sobretudo, aberto a Deus para que o encha o amor a Si e aos outros, não deixando lugar a mais nada.


(AMA, Exame Particular, 2007.07.18)

Patriarca/Crise: Portugueses devem colaborar com o Governo

D. José Policarpo espera soluções o mais «equilibradas» possível


 “Teremos de colaborar com o Governo para que seja possível, para já cumprir os compromissos internacionais que foram assinados, mas sobretudo para pôr Portugal a funcionar com esperança, com vitalidade e com genica, (…)
Todos nós devemos estar preparados para as atitudes o mais equilibradas possível que nos forem propostas para recuperar Portugal. Hoje estamos diante de uma situação que não é só o bem, a comodidade, a resolução dos problemas pessoais, é a nação como um todo.
Se não formos capazes de o fazer, mesmo os que hoje estão bem ficarão menos bem”.

Ecclesia

Sou judia!

Padre, sou judia!