11/07/2011

OPUS DEI - Missão

(…) Como sabeis a missão do Opus Dei é ajudar a todos os cristãos a conhecer Jesus para o poderem imitar nos seus sentimentos e acções divinas. É nisto que consiste a santidade a que todos os baptizados são chamados por Cristo. O rasgo mais conhecido do Opus Dei é, porém, que este encontro pessoal com Jesus se realiza - com ajuda da graça dos Sacramentos - por meio do trabalho profissional, também na vida familiar, e através da amizade e das restantes e variadas situações da vida corrente.

A formação espiritual que o Opus Dei dá aos seus membros, ou às pessoas que pretendem beneficiar dos meios de formação - e é bem sabido que a imensa maioria são pessoas casadas -pode descrever-se como uma grande catequese. Mas esta catequese tem um modo especial de ser activada: depois dos meios de formação colectivos, em que as pessoas assistem em conjunto, aparece uma nova dimensão absolutamente inovadora: o acompanhamento individual, de acordo com aquilo que a própria pessoa esteja em condições de receber.

O objectivo de estes meios de formação é aprender a conhecer e a amar Deus, para transmitir esse amor a todos os nossos semelhantes, começando por aqueles que estão junto de nós. Ninguém duvida que o desafio a que um casal cristão tem de responder é praticar a sua fé no meio familiar, com os seus filhos, e, depois, marido e mulher, com os seus colegas de trabalho e em todos os ambientes. Como é lógico, o Opus Dei não interfere de modo nenhum na actuação profissional, na organização familiar, na opinião política ou na actividade social dos seus fiéis ou cooperadores. O Opus Dei limita-se a transmitir, com total fidelidade ao magistério da Igreja, o espírito de Cristo. Pelo seu lado, é cada mulher ou homem cristão que deve com coerência e em consciência usar livremente, com responsabilidade pessoal, do depósito da sua formação.

mons. antónio barbosa, Homilia por ocasião da festa de São Josemaria  2011.06.25 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.