mons. antónio barbosa, Homilia por ocasião da festa de São Josemaria 2011.06.25
Padroeiros do blog: SÃO PAULO; SÃO TOMÁS DE AQUINO; SÃO FILIPE DE NÉRI; SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ
Mostrar mensagens com a etiqueta Mons. António Barbosa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mons. António Barbosa. Mostrar todas as mensagens
16/07/2011
OPUS DEI - Família
15/07/2011
OPUS DEI - Efeitos da Fé
Também nós teremos a mesma experiência dos efeitos inesperados da nossa fé em Cristo..... SE...aumentamos a nossa amizade com Jesus na oração pessoal,...SE...frequentamos os sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia,....SE procuramos ter mais e melhor devoção a Nossa Senhora,....SE não esquecemos a devoção aos santos Anjos da Guarda,...SE...somos generosos com os nossos bens materiais,....SE...não deixamos de ser quem somos, nem acreditar naquilo em que sempre acreditámos, como nos disse o Papa Bento XVI na sua recente viagem. Sim, é verdade, precisamos de reconquistar a certeza da fé, para não desertar do nosso lugar nesta sociedade paganizada e, por isso mesmo, imensamente necessitada do nosso testemunho vibrante e alegre.
mons. antónio barbosa, Homilia por ocasião da festa de São Josemaria 2011.06.25
14/07/2011
OPUS DEI - Chamamento
mons. antónio barbosa, Homilia por ocasião da festa de São Josemaria 2011.06.25
13/07/2011
OPUS DEI - Trabalho
(…) Trabalhar é certamente uma actividade orientada a fazer frente às necessidades económicas pessoais e familiares. Mas não podemos esquecer, como ensinou S. Josemaria que o trabalho deve ser muito mais do que isto. Porque o trabalho “nasce do amor, manifesta o amor e orienta-se para o amor”. Claro que o trabalho não é um castigo para uma alma de fé. Mas nem sempre é,....como devia ser...”santificar o trabalho, santificar-se no trabalho e santificar com o trabalho”. Se não existe espírito de serviço, se não agimos com rectidão de intenção, se não bloqueamos as exigências instintivas do nosso eu não trabalharemos como gente que sabe que não se pode limitar a cumprir, mas a amar que é...exceder-se nos próprios deveres.
mons. antónio barbosa, Homilia por ocasião da festa de São Josemaria 2011.06.25
11/07/2011
OPUS DEI - Missão
A formação espiritual que o Opus Dei dá aos seus membros, ou às pessoas que pretendem beneficiar dos meios de formação - e é bem sabido que a imensa maioria são pessoas casadas -pode descrever-se como uma grande catequese. Mas esta catequese tem um modo especial de ser activada: depois dos meios de formação colectivos, em que as pessoas assistem em conjunto, aparece uma nova dimensão absolutamente inovadora: o acompanhamento individual, de acordo com aquilo que a própria pessoa esteja em condições de receber.
O objectivo de estes meios de formação é aprender a conhecer e a amar Deus, para transmitir esse amor a todos os nossos semelhantes, começando por aqueles que estão junto de nós. Ninguém duvida que o desafio a que um casal cristão tem de responder é praticar a sua fé no meio familiar, com os seus filhos, e, depois, marido e mulher, com os seus colegas de trabalho e em todos os ambientes. Como é lógico, o Opus Dei não interfere de modo nenhum na actuação profissional, na organização familiar, na opinião política ou na actividade social dos seus fiéis ou cooperadores. O Opus Dei limita-se a transmitir, com total fidelidade ao magistério da Igreja, o espírito de Cristo. Pelo seu lado, é cada mulher ou homem cristão que deve com coerência e em consciência usar livremente, com responsabilidade pessoal, do depósito da sua formação.
mons. antónio barbosa, Homilia por ocasião da festa de São Josemaria 2011.06.25
Subscrever:
Mensagens (Atom)