27/09/2010

Textos de Reflexão para 27 de Setembro

Evangelho: Lc 9, 46-50

46 Começaram a discutir entre si sobre qual deles era o maior. 47 Jesus, vendo os pensamentos do seu coração, tomou pela mão uma criança, pô-la junto de Si, 48 e disse-lhes: «Aquele que receber esta criança em Meu nome, a Mim recebe; e quem Me receber, recebe Aquele que Me enviou. Porque quem de entre vós é o menor, esse é o maior». 49 João, tomando a palavra, disse: «Mestre, nós vimos um que expulsava os demónios em Teu nome e lho proibimos, porque não anda connosco». 50 Jesus respondeu-lhe: «Não lho proibais, porque quem não é contra vós é por vós».

Comentário:

Quem é o maior? Esta questão está sempre presente quando se juntam duas ou mais pessoas. Reparamos muito no outro, o que faz, o que diz, como se veste o que pensa. Julgamos até saber as suas intenções. Esta é a condição humana: competição, luta por destaque, desejo de protagonismo.
Mais uns, outros, menos, todos nós em qualquer momento das nossas vidas passamos por momentos e sentimentos semelhantes.
E, inevitavelmente, estabelecemos comparações, juízos, e, alguma vez,
críticas.
Talvez o “truque” para obviar a estas situações seja lembramo-nos que somos TODOS filhos de Deus, a cada um deu, igualmente, o sopro da vida, uma alma espiritual onde gravou a Sua imagem, uma dignidade e uns direitos absolutamente iguais em todos.
Nem por serem uns mais dotados física ou intelectualmente, ou por diferenças, até, de comportamento, deixam os homens de terem o mesmo valor perante o Criador. A diferença, quando existe, está no merecimento mas, esse, só a Deus compete julgar e decidir, nunca a nós.
(ama, comentário sobre Lc 9, 46-50, Vila do Conde, 2009.09.28)

Tema: Eucaristia 2

A Comunhão é remédio da imortalidade, antídoto contra a morte e alimento para viver sempre em Jesus Cristo. 

(Stº Inácio de Antioquia, Epístola aos Efésios, 20, trad do castelhano por ama)

Doutrina: CCIC – 412:  Em que se funda a igualdade entre os homens?
                   CIC 1934-1935; 1945
Todos os homens gozam de igual dignidade e direitos fundamentais, uma vez que, criados à imagem do Deus único e dotados duma alma racional, têm a mesma natureza e origem e são chamados, em Cristo único salvador, à mesma bem-aventurança divina.

Festa: São Vicente de Paulo

                                                                                                                                                                Nota Histórica
Nasceu na Aquitânia em 1581. Completados os estudos e ordenado sacerdote, exerceu o ministério paroquial em Paris. Fundou a Congregação da Missão, destinada à formação do clero e ao serviço dos pobres; com a ajuda de S. Luísa de Marillac instituiu também a Congregação das Filhas da Caridade. Morreu em Paris no ano 1660. (snl)                                                                                

Tema para breve reflexão - 2010.09.27

Espírito Santo 2

As missões invisíveis do Filho e do Espírito Santo na alma, não são uma simples apropriação, não são uma atribuição, mas são numa participação real da criatura espiritual nas Possessões eternas do Filho e do Espírito Santo.

(S. Tomás de aquino, Suma Teológica, I, q. 43)