11/01/2011

Diálogos apostólicos




Nunca me canso de admirar as maravilhas que se têm operado em mim!

Acredito que sim.

Mas preferia que nunca te cansasses de as agradecer a Quem as opera.

44

 (ama, 2011.01.11)

Salmo de um cego

MAIS ALTO


Senhor,
prostrado por terra,
ergo as minhas mãos para o Céu.

De onde me vem o auxílio?
De onde me vem a paz,
a serenidade, e a vida?

Apenas de Ti,
Senhor.

Cego pela luz do mundo,
avanço aos tropeções,
quero ver,
mas não vejo,
porque não acredito verdadeiramente.

Só Tu,
Senhor,
és a luz que rompe as trevas,
da minha cegueira.

Abre,
Senhor,
os olhos do meu coração,
para que,
acreditando no amor,
Te possa eu ver,
Senhor.

JMA, Monte Real, 7 de Janeiro de 2011

Consumo de ansiolíticos e antidepressivos aumenta 25 por cento ([i])

OBSERVANDO


Seguramente que isto não acontece porque as pessoas estão mais felizes!

Seguramente que isto não acontece porque as coisas do mundo levam as pessoas a uma vida calma, serena e feliz!

Porquê procurar no mundo aquilo que o mundo não pode dar?

Mais vale então procurar onde a verdadeira paz habita.

«Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo, que Eu vo-la dou. Não se perturbe o vosso coração nem se acobarde.» (Jo 14,27)

JMA, 11.01.10


[i] Fonte: IOL Diário 2011.01.10

Evangelho e comentário

Tempo comum - I Semana


Evangelho: Mc 1, 21-28

21 Depois foram a Cafarnaum; e Jesus, tendo entrado no sábado na sinagoga, ensinava.22 Os ouvintes ficavam admirados com a Sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. 23 Na sinagoga estava um homem possesso dum espírito imundo, que começou a gritar: 24 «Que tens que ver connosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos perder? Sei Quem és, o Santo de Deus». 25 Mas Jesus o ameaçou dizendo: «Cala-te, e sai desse homem!». 26 Então o espírito imundo, agitando-o violentamente e dando um grande grito, saiu dele. 27 Ficaram todos tão admirados, que se interrogavam uns aos outros: «Que é isto? Que nova doutrina é esta? Ele manda com autoridade até nos espíritos imundos, e eles obedecem-Lhe». 28 E divulgou-se logo a Sua fama por toda a região da Galileia.

Comentário:

O domínio do Demónio sobre as criaturas é possível dado que é um espírito com umas potências e características que o colocam num plano muito superior ao ser humano. No entanto, este domínio, só o pode exercer com o consentimento de Deus que o concede se, na Sua infinita Sabedoria, nisso encontrar algum bem. É caso destas pessoas referidas no Evangelho. Apresentou-se assim, a oportunidade de Jesus Cristo demonstrar a Sua Divindade e o Seu Poder, sendo que também a expulsão de demónios seria um dos sinais que acompanhariam o Messias esperado por Israel. Desta forma Cristo dá mais uma “credencial” para que os que tal vêem e constatam acreditem que Ele é, de facto, o Filho de Deus. 


(ama, comentário sobre Mc 1, 21-28, 2009.12.05)


Doutrina

«RERUM NOVARUM»

O comunismo, princípio de empobrecimento

7. Mas, além da injustiça do seu sistema, vêem-se bem todas as suas funestas consequências, a perturbação em todas as classes da sociedade, uma odiosa e insuportável servidão para todos os cidadãos, porta aberta a todas as invejas, a todos os descontentamentos, a todas as discórdias; o talento e a habilidade privados dos seus estímulos, e, como consequência necessária, as riquezas estancadas na sua fonte; enfim, em lugar dessa igualdade tão sonhada, a igualdade na nudez, na indigência e na miséria. Por tudo o que Nós acabamos de dizer, se compreende que a teoria socialista da propriedade colectiva deve absolutamente repudiar-se como prejudicial àqueles membros a que se quer socorrer, contrária aos direitos naturais dos indivíduos, como desnaturando as funções do Estado e perturbando a tranquilidade pública. Fique, pois, bem assente que o primeiro fundamento a estabelecer por todos aqueles que querem sinceramente o bem do povo é a inviolabilidade da propriedade particular. Expliquemos agora onde convém procurar o remédio tão desejado.