12/06/2012

Leitura espiritual para 12 Jun 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Evangelho do dia e comentário










T. Comum – X Semana


Evangelho: Mt 5, 13-16

13 «Vós sois o sal da terra. Porém, se o sal perder a sua força, com que será ele salgado? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e ser calcado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não pode esconder-se uma cidade situada sobre um monte; 15 nem se acende uma candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas no candelabro, a fim de que dê luz a todos os que estão em casa. 16 Assim brilhe a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus.

Comentário:

Os respeitos humanos são, talvez, o mais comum dos defeitos dos homens. Sentimos como que uma ‘vergonha’ ou um ‘pudor’, falsos evidentemente, em falar das coisas de Deus, da Sua Igreja, da religião em geral.
Temos uma tendência que tal não nos diz respeito ou não vem a propósito.
Outras vezes, em que sentimos a necessidade de falar, de esclarecer, resolvemos deixar para mais tarde, pra uma ocasião mais propícia.
Essas ‘ocasiões’ raramente surgem e talvez não aconteça que nos venham perguntar directamente algo sobre os temas de que falámos, assim… sem mais nem menos porque, também essas pessoas têm respeitos humanos.

Talvez bastasse, para vencer este obstáculo, pensar que, quando falamos de Deus ou das ‘coisas’ de Deus, não estaremos a pôr algo da nossa lavra mas sim – e só – a transmitir aquilo que sabemos de fonte segura.

E, sem dúvida alguma, ninguém melhor que um director espiritual para nos guiar e aconselhar, ajudando-nos a pôr de lado essas falsas razões e dar-mos definitivamente corpo ao mandato de Cristo: «Ide e ensinai todas a gentes

(ama, comentário sobre Mt 5, 13-16, 2012.05.10)

Festas populares


As festas dos Santos Populares estão quase a chegar e – com excepção do famoso Santo António – a dimensão religiosa fica praticamente esquecida. É o que acontece na esmagadora maioria dos países de velha tradição cristã, como é o nosso.
Por isso, celebrar os santos populares é bom, mas em termos de fé, não basta viver dos restos, daquilo que já fomos e fizemos.
Aliás, contentar-se com o que temos (ou julgamos ter) – como disse o Papa quando veio ao Porto – é morte a prazo.
Por isso, numa sociedade descrente e nesta cultura que nem sequer está consciente da própria incredulidade, os meros resíduos cristãos não bastam para dar sentido à vida.
A única via é dar testemunho de fé. Foi exactamente o que aconteceu ontem na procissão do Corpo de Deus pelas ruas de Lisboa: gente e mais gente, a perder de vista, em silêncio e adoração, de joelho em terra à passagem do Santíssimo Sacramento.
Porque pelas ruas da cidade, não passou algo meramente residual, passou Cristo vivo e presente, que alimenta a nossa esperança para sempre.

AURA MIGUEL, 2012.06.08, Pag 1

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 201


À procura de Deus


Não digas Ámen, como se dissesses adeus!

Diz Ámen como um sim a Deus!
jma

Ballade


 Chopin -  Ballade in G Minor (HQ) - Vladimir Horowitz

agrad ALS

Tratado dos anjos 69

Questão 63: Da malícia dos anjos quanto à culpa.

A formosura da santa pureza

Textos de S. Josemaria


Não se pode levar uma vida limpa sem a ajuda divina. Deus quer a nossa humildade, quer que lhe peçamos a sua ajuda, através da nossa Mãe e sua Mãe. Tens que dizer a Nossa Senhora, agora mesmo, na solidão acompanhada do teu coração, falando sem ruído de palavras: – Minha Mãe, este meu pobre coração rebela-se algumas vezes... Mas se Tu me ajudares... E ajudar-te-á, para que o conserves limpo e continues pelo caminho a que Deus te chamou: Nossa Senhora facilitar-te-á sempre o cumprimento da Vontade de Deus. (Forja, 315)

Devemos ser o mais limpos possível em relação ao corpo, mas sem medo, porque o sexo, é algo santo e nobre – participação no poder criador de Deus –, foi feito para o matrimónio. Assim, limpos e sem medo, dareis com a vossa conduta o testemunho da viabilidade e da formosura da santa pureza. (…)
Cuidai com esmero da castidade e também das virtudes que a acompanham e a salvaguardam: a modéstia e o pudor. Não olheis com ligeireza as normas, tão eficazes, que nos ajudam a conservarmo-nos dignos do olhar de Deus: a guarda atenta dos sentidos e do coração; a valentia de ser cobarde para fugir das tentações; a frequência dos sacramentos, especialmente da Confissão sacramental; a sinceridade total na direcção espiritual pessoal; a dor, a contrição e a reparação depois das faltas. E tudo isto ungido com uma terna devoção a Nossa Senhora, de modo que ela nos obtenha de Deus o dom de uma vida limpa e santa. (Amigos de Deus, 185)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet