12/06/2012

Evangelho do dia e comentário










T. Comum – X Semana


Evangelho: Mt 5, 13-16

13 «Vós sois o sal da terra. Porém, se o sal perder a sua força, com que será ele salgado? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e ser calcado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não pode esconder-se uma cidade situada sobre um monte; 15 nem se acende uma candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas no candelabro, a fim de que dê luz a todos os que estão em casa. 16 Assim brilhe a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus.

Comentário:

Os respeitos humanos são, talvez, o mais comum dos defeitos dos homens. Sentimos como que uma ‘vergonha’ ou um ‘pudor’, falsos evidentemente, em falar das coisas de Deus, da Sua Igreja, da religião em geral.
Temos uma tendência que tal não nos diz respeito ou não vem a propósito.
Outras vezes, em que sentimos a necessidade de falar, de esclarecer, resolvemos deixar para mais tarde, pra uma ocasião mais propícia.
Essas ‘ocasiões’ raramente surgem e talvez não aconteça que nos venham perguntar directamente algo sobre os temas de que falámos, assim… sem mais nem menos porque, também essas pessoas têm respeitos humanos.

Talvez bastasse, para vencer este obstáculo, pensar que, quando falamos de Deus ou das ‘coisas’ de Deus, não estaremos a pôr algo da nossa lavra mas sim – e só – a transmitir aquilo que sabemos de fonte segura.

E, sem dúvida alguma, ninguém melhor que um director espiritual para nos guiar e aconselhar, ajudando-nos a pôr de lado essas falsas razões e dar-mos definitivamente corpo ao mandato de Cristo: «Ide e ensinai todas a gentes

(ama, comentário sobre Mt 5, 13-16, 2012.05.10)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.