07/10/2010

Bom Dia! Outubro 07, 2010



E os Pais, professores e outros formadores o que têm a ver com o amor?
Tudo! Têm tudo a ver.
Ao contribuírem decisivamente para a formação do carácter da pessoa deram-lhe a chave para abrirem o caminho à capacidade de satisfação pessoal de acordo com as suas características pessoais e irrepetíveis que determinarão a sua escolha e opção de vida.
Mais… ao instilarem na pessoa esse desejo concreto de melhoria, enriquecimento da sua personalidade, estão não só a dar-lhe a chave mas também a proporcionar-lhe importantes capacidades para que a utilizem para abrir a porta do caminho que lhe convém à felicidade pessoal e à felicidade dos outros com quem se relacione.

Noutro local já abordámos algumas características do comportamento humano ([1]) e os efeitos, consequências e utilidade que têm na vida comum.
Essas características emanam do carácter, ou melhor, formatam o carácter de cada indivíduo, tornando-o verdadeiramente único e singular e são as virtudes, as potências, os defeitos, as capacidades pessoais.
Não parece haver dúvida que para progredir no sentido da melhoria em cada uma destas características é fundamental o conhecimento próprio do que se é como pessoa. Para tal é necessário, em primeiríssimo lugar uma postura de honestidade completa e uma decisão de proceder conforme o que o resultado desse exame propuser.

Não basta concluir que sou volúvel se não fizer um esforço para deixar de o ser.

O (re)conhecimento do que se é deve levar, não a ser algo diferente, mas a concluir que é fundamental corrigir aquilo que, com honestidade, repete-se, verificamos que está mal ou poderia ser melhor num esforço contínuo e sem tréguas por conseguir esse objectivo.

Quando me apercebo que caio com facilidade na murmuração ou comentários sobre os outros ou o seu comportamento, terei de esforçar-me para corrigir esta tendência e estar decidido não só a fazê-lo mas ter a  consciência que não o conseguirei sem uma dedicação constante a essa tarefa.
Normalmente, uma das formas mais aconselhadas de o fazer é actuar de forma positiva, isto é, não dizer mal ou murmurar mas não o fazer de todo.
A forma negativa seria dizer bem ou tecer encómios, coisa que, por vezes, pode não ter justificação.
Aos poucos, talvez muito lentamente, vai-se criando um hábito de não ceder a essa tendência. Assim consegue-se uma nítida melhoria tal como nos propusemos.

Textos de Reflexão para 07 de Outubro

Evangelho: Lc 1, 26-38

26 Estando Isabel no sexto mês, foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de David; o nome da virgem era Maria. 28 Entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça; o Senhor é contigo». 29 Ela, ao ouvir estas palavras, perturbou-se e discorria pensativa que saudação seria esta. 30 O anjo disse-lhe: «Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus; 31 eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, a Quem porás o nome de Jesus. 32 Será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus Lhe dará o trono de Seu pai David; 33 reinará sobre a casa de Jacob eternamente e o Seu reino não terá fim».34 Maria disse ao anjo: «Como se fará isso, pois eu não conheço homem?». 35 O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo descerá sobre ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a Sua sombra; por isso mesmo o Santo que há-de nascer de ti será chamado Filho de Deus. 36 Eis que também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice; e este é o sexto mês da que se dizia estéril; 37 porque a Deus nada é impossível». 38 Então Maria disse: «Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra». E o anjo afastou-se dela.

Comentário:

Aqui se relata o começo da história da redenção da humanidade.
Um Arcanjo, enviado por Deus, e uma humilde virgem de uma pequena povoação da Galileia.
Há neste relato simples uma solenidade e grandeza que não passam despercebidos porque se trata de algo inconcebível para o simples humano.
Deus, Nosso Senhor, Criador do Céu e da Terra e de tudo quanto existe, o Omnipotente Senhor da História e do Tempo vem tomar forma humana no seio de uma criatura!
Há uma humilhação grandiosa, se assim se pode dizer, do Criador perante as Suas criaturas.
A história da humanidade na Terra recomeça aqui, neste preciso momento, a sua última e derradeira fase.
De facto, a partir deste momento, tudo será renovado na face da terra e, os homens, vão ter um Guia, um Mestre, um Senhor que indicará o melhor caminho, ensinará a verdadeira Doutrina e tomará conta das almas de todos os homens de boa vontade. (ama, comentário sobre Lc 1, 26-38, 2010.08.05)

Tema: Virtudes – Obediência 5
Deus não necessita dos nossos trabalhos, mas sim da nossa obediência. 

(S. João Crisóstomo, Homílias sobre o Evangelho de S. Mateus, 56, 5, trad do castelhano por ama)

Doutrina: CCIC – 422: O que é a justificação?
                   CIC – 1987-1995; 2017-2020

A justificação é a obra mais excelente do amor de Deus. É a acção misericordiosa e gratuita de Deus, que perdoa os nossos pecados e nos torna justos e santos em todo o nosso ser. Isto tem lugar por meio da graça do Espírito Santo, que nos foi merecida pela paixão de Cristo e nos foi dada no Baptismo. A justificação inicia a resposta livre do homem, ou seja, a fé em Cristo e a colaboração com a graça do Espírito Santo.

Festa: Nossa Senhora do Rosário

                                                                                                                               
Nota Histórica
Esta comemoração foi instituída pelo Papa S. Pio V no aniversário da vitória obtida pelos cristãos na batalha naval de Lepanto e atribuída ao auxílio da Santa Mãe de Deus, invocada com a oração do Rosário (1571). A celebração deste dia é um convite a todos os fiéis para que meditem os mistérios de Cristo, em companhia da Virgem Maria, que foi associada de modo muito especial à encarnação, à paixão e à ressurreição do Filho de Deus. (snl)

Tema para breve reflexão - 2010.10.07

Virtudes – Fidelidade

A pessoa fiel encontrou a melhor expressão do amor, e, por isso, é feliz com as exigências que a sua fidelidade lhe impõe. Não é questão de movimentos passageiros, mas de uma decisão não sujeita aos vaivéns da sensibilidade.

(Javier Abad Gómez, Fidelidade, Quadrante, 1991 pg. 10)

Tema para breve reflexão - 2010.10.07

Sacramentos - Carácter

A Confirmação como o Baptismo, imprime na alma do cristão um sinal Espiritual ou carácter indelével; é por isso que só se pode receber este Sacramento uma vez na vida.

(Catecismo da Igreja Católica,  nr. 1317)