17/04/2021

NUNC COEPI: Publicações em Abril 17


PLANO DE VIDA: (Coisas muito simples, curtas, objectivas)

 

Propósito: Honrar a Santíssima Virgem.

A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da Sua serva, de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas, santo é o Seu nome. O Seu Amor se estende de geração em geração sobre os que O temem. Manifestou o poder do Seu braço, derrubou os poderosos do seu trono e exaltou os humildes, aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel Seu servo, lembrado da Sua misericórdia, como tinha prometido a Abraão e à sua descendência para sempre.

 

Pequeno exame: Cumpri o propósito que me propus ontem?

 

Leitura espiritual

 

Evangelho 

Lc XIII, 50; Lc  XXIV, 1-12

Sepultura de Jesus

50 Um membro do Conselho, chamado José, homem recto e justo, 51 não tinha concordado com a decisão nem com o procedimento dos outros. Era natural de Arimateia, cidade da Judeia, e esperava o Reino de Deus. 52 Foi ter com Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. 53 Descendo-o da cruz, envolveu-o num lençol e depositou-o num sepulcro talhado na rocha, onde ainda ninguém tinha sido sepultado. 54 Era o dia da Preparação e já começava o sábado. 55 Entretanto, as mulheres que tinham vindo com Ele da Galileia acompanharam José, observaram o túmulo e viram como o corpo de Jesus fora depositado. 56 Ao regressar, prepararam aromas e perfumes; e, durante o sábado, observaram o descanso, conforme o preceito.

As santas mulheres e Pedro no sepulcro

1 No primeiro dia da semana, ao romper da alva, as mulheres foram ao sepulcro, levando os perfumes que haviam preparado. 2 Encontraram removida a pedra da porta do sepulcro 3 e, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. 4 Estando elas perplexas com o caso, apareceram-lhes dois homens em trajes resplandecentes. 5 Como estivessem amedrontadas e voltassem o rosto para o chão, eles disseram-lhes: «Porque buscais o Vivente entre os mortos? 6 Não está aqui; ressuscitou! Lembrai-vos de como vos falou, quando ainda estava na Galileia,  7 dizendo que o Filho do Homem havia de ser entregue às mãos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia.» 8 Recordaram-se, então, das suas palavras. 9 Voltando do sepulcro, foram contar tudo isto aos Onze e a todos os restantes. 10 Eram elas Maria de Magdala, Joana e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas diziam isto aos Apóstolos; 11 mas as suas palavras pareceram-lhes um desvario, e eles não acreditaram nelas. 12 Pedro, no entanto, pôs-se a caminho e correu ao sepulcro. Debruçando-se, apenas viu as ligaduras e voltou para casa, admirado com o sucedido.

 

Considerações

 

Este homem, José de Arimateia tem um lugar de especial importância na história da salvação humana.

Em primeiro lugar é significativo constatar que “era um membro do Conselho”, o que significa, por si só, que era uma pessoa que seguia honestamente o seu próprio critério em vez de, como era comum, se deixar levar pelas opiniões de outros.

Mas, mais, procurou aprofundar as raízes desses critérios pessoais e, assim, procurou junto da própria “fonte” esclarecimentos importantes e, para tal, teve encontros – o Evangelho sugere que terão sido vários – com Jesus para ouvir da Sua própria boca essas explicações que buscava.

Mais, quanto não compreendia perguntava para que não lhe restassem dúvidas, como quando, por exemplo, Jesus lhe diz que, para fazer parte do Reino de Deus, há que «renascer de novo».

Por este comportamento, sério, honesto, recebeu do Senhor um prémio: a honra de Lhe dar sepultura, o que ele fez com dedicação extrema.

Como Jesus não tinha nada de Seu, nem sequer um lugar onde depositar o cadáver, José deu-Lhe um de sua propriedade, e um lençol novo de linho para mortalha, e perfumes e bálsamos em quantidade significativa, generosa, para que o sepultamento tivesse a maior dignidade possível.

Depois São Lucas descreve fotográficamente, como é seu hábito, a primeira referência à Ressurreição do Senhor.

Jesus Cristo terá desejado “premiar” aquelas mulheres que nunca O tinham abandonado em vida e nas amargas horas da Paixão, acompanhado-O na caminhada para o Gólgota, permanecendo firmes junto à Cruz onde agonizava, dando-lhes a honra de serem as primeiras pessoas a testemunharem a Sua Ressurreição gloriosa.

A fidelidade incondicional tem sempre um retorno de igual calibre.