24/10/2017

Põe tudo nas mãos de Deus

Além da sua graça abundante e eficaz, Nosso Senhor deu-te a cabeça, as mãos, as faculdades intelectuais, para que faças frutificar os teus talentos. Deus quer realizar milagres constantes – ressuscitar mortos, dar ouvido aos surdos, vista aos cegos, possibilidades de andar aos coxos... –, através da tua actuação profissional santificada, convertida em holocausto grato a Deus e útil às almas. (Forja, 984)


A tua barca – os teus talentos, as tuas aspirações, os teus êxitos – não vale para nada, a não ser que a ponhas à disposição de Jesus Cristo, que permitas que Ele possa entrar nela com liberdade, que não a convertas num ídolo. Sozinho, com a tua barca, se prescindires do Mestre, sobrenaturalmente falando, encaminhas-te directamente para o naufrágio. Só se admitires, se procurares a presença e o governo de Nosso Senhor, estarás a salvo das tempestades e dos reveses da vida. Põe tudo nas mãos de Deus: que os teus pensamentos, as aventuras boas da tua imaginação, as tuas ambições humanas nobres, os teus amores limpos, passem pelo coração de Cristo. De outra forma, mais tarde ou mais cedo, irão a pique com o teu egoísmo. (Amigos de Deus, 21)

Hoy el reto del amor es tener calma, observar a tu alrededor

CALMADA VELOCIDAD


Ayer por la tarde estuve en el huerto, terminando de plantar los tomates.

De pronto, en invernadero me encontré un caracol. La verdad es que me pasé un buen rato mirándole. Me llamaba la atención lo lentamente que se iba moviendo. Usando mi reloj, calculé que, para avanzar un metro, necesitaría más o menos dos horas... sin embargo, no dejaba su objetivo, que en este caso era una lechuga.

El animalillo seguía avanzando lentamente. Yo le observaba, pero el caracol no se fijó ni un segundo en mí: toda su atención estaba en avanzar poco a poco.

Mirándole, me di cuenta de lo deprisa que vivimos: miles de tareas por hacer, compras, llegar a tiempo al colegio, tomar un café en la espera de una actividad... corremos y nos agobiamos por hacer todo lo que queremos, incluso anhelamos que los días tengan más horas para acabar aquello que tenemos entre manos. Pero...

¡Para! Ora, piensa....

Al mirar al caracol, sentía como si quisiera decirme al corazón: "Calma, calma, despacio se llega lejos, avanzar es lo importante". O, como decía el filósofo, "no llega antes el que va más rápido, sino el que sabe dónde va" (Séneca).

Y es verdad. Ahora, en la oración, escuchando a Jesús en su Palabra, me doy cuenta de la cantidad de momentos que Él pasaba con las personas, cómo se sentaba con ellos, les hablaba, les escuchaba. Lo importante para Cristo era avanzar, no correr.

Hoy el reto del amor es tener calma, observar a tu alrededor quién necesita tomarse un café contigo porque su vida va más despacio que la tuya y necesita que estés a su lado un rato.


VIVE DE CRISTO

Fátima: Centenário - Música


Música -


Centenário das aparições da Santíssima Virgem em Fátima

Louvando a Santíssima Virgem - Daniela de Santos





Neste mês de Maio a ti excelsa Mãe de Deus e nossa Mãe, te repetiremos sem cessar:

Ave Maria, gratia plena, Dominus tecum, benedicta tu in mullieribus et benedictus fructis ventris tui, Jesus.

Santa Maria, Mater Dei, ora pro nobis pecatoribus, nunc et in hora mortis nostra. Ámen.









Pequena agenda do cristão


TeRÇa-Feira


(Coisas muito simples, curtas, objectivas)




Propósito:

Aplicação no trabalho.

Senhor, ajuda-me a fazer o que devo, quando devo, empenhando-me em fazê-lo bem feito para to poder oferecer.

Lembrar-me:
Os que estão sem trabalho.

Senhor, lembra-te de tantos e tantas que procuram trabalho e não o encontram, provê às suas necessidades, dá-lhes esperança e confiança.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?





Evangelho e comentário

Tempo Comum


Evangelho: Lc 12, 35-38

35 «Estejam apertados os vossos cintos e acesas as vossas lâmpadas. 36 Sede semelhantes aos homens que esperam o seu senhor ao voltar da boda, para lhe abrirem a porta quando ele chegar e bater. 37 Felizes aqueles servos a quem o senhor, quando vier, encontrar vigilantes! Em verdade vos digo: Vai cingir-se, mandará que se ponham à mesa e há-de servi-los. 38 E, se vier pela meia-noite ou de madrugada, e assim os encontrar, felizes serão eles.

Comentário:

O Senhor não Se “cansa” de avisar a importância crucial de estar preparados para, em qualquer momento, comparecer perante Ele.

Não sabemos nem como, nem quando e, diria, ainda bem porque, de contrário, poderia, nalgum caso, considerar-se que ainda teríamos bastante tempo para o fazer.

A vida, a nossa vida corrente, é cheia de imprevistos e não temos que nos preocupar em demasia com tal coisa desde que, esses imprevistos, não nos “apanhem” numa situação de fragilidade ou fraqueza que condicionem a nossa reacção.

Ora, se assim pensamos – e bem – que devemos permanecer fortes e prontos a reagir aos imprevistos da vida, com quanto maior cuidado não devemos encarar o imprevisto da morte!


(AMA, comentário sobre Lc 12, 35-38, 11.07.2017)








Doutrina – 369

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

Compêndio


PRIMEIRA PARTE: A PROFISSÃO DA FÉ
SEGUNDA SECÇÃO: A PROFISSÃO DA FÉ CRISTÃ
CAPÍTULO TERCEIRO

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

A Igreja no desígnio de Deus



147. O que significa a palavra Igreja?



Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os confins da terra, para constituir a assembleia daqueles que, pela fé e pelo Baptismo, se tornam filhos de Deus, membros de Cristo e templo do Espírito Santo.