22/05/2021

NUNC COEPI: Publicações em Maio 22

 


Sábado 

 

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)

 

Propósito: Honrar a Santíssima Virgem.

 

A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da Sua serva, de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas, santo é o Seu nome. O Seu Amor se estende de geração em geração sobre os que O temem. Manifestou o poder do Seu braço, derrubou os poderosos do seu trono e exaltou os humildes, aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel Seu servo, lembrado da Sua misericórdia, como tinha prometido a Abraão e à sua descendência para sempre.

 

Lembrar-me: Santíssima Virgem Mãe de Deus e minha Mãe.

 

Minha querida Mãe: Hoje queria oferecer-te um presente que te fosse agradável e que, de algum modo, significasse o amor e o carinho que sinto pela tua excelsa pessoa.

Não encontro, pobre de mim, nada mais que isto: O desejo profundo e sincero de me entregar nas tuas mãos de Mãe para que me leves a Teu Divino Filho Jesus. Sim, protegido pelo teu manto protector, guiado pela tua mão providencial, não me desviarei no caminho da salvação.

 

Pequeno exame: Cumpri o propósito que me propus ontem?

 

 


 

Ano de São José

A figura de São José no Evangelho

 A figura de São José no Evangelho

 

Conta um dos antigos relatos dos evangelhos apócrifos: “O Pai de Jesus, que era carpinteiro, fazia arados e jugos. Uma vez - continua a narração - foi-lhe encomendada uma cama, por certa pessoa de boa posição. Mas aconteceu que um dos varais era mais curto que o outro, pelo que José não sabia o que fazer. Então o Menino Jesus disse ao seu Pai: põe os dois paus no chão e acerta-os por uma extremidade. Assim fez José. Jesus põe-se do outro lado, pegou no varal mais curto e esticou-o, deixando-o tão comprido como o outro. José, Seu Pai, ficou cheio de admiração ao ver o prodígio e encheu o Menino de abraços e beijos dizendo: ditoso de mim, porque Deus me deu este Menino”.

(São Josemaria, Cristo que passa, 50)

 


Mês de Maio - Santíssima Virgem

Meditações de Maio

 

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, Vida e doçura, Esperança nossa, A vós bradamos, Degredados filhos de Eva

Tu a nova Eva a verdadeira Mãe de todos os homens olha por nós que não sabemos a quem melhor recorrer.

 

Santo Rosário - Meditação sobre o Segundo Mistério do Evangelho

 

Perfeição

 

  «Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito.» (Cfr. Mt 5, 48)

  Como podes Tu, Senhor meu, mandar-me tal coisa!

  Como cumprir tal mandato?

  Não será, Senhor, que mandas algo impossível?

  Tu, que sabes tudo, conheces as minhas fraquezas e limitações, como me mandas fazer algo tão grande! Sim, Tu, sabes tudo e, por isso sabes que Te amo e que, nesse amor, ponho toda a minha esperança e confiança em Ti. Esperança que me ajudarás com o que me falta. Confiança em que, sabendo o que preciso, providenciarás o necessário para poder cumprir o que mandas. “Da quod iube et iube quod vis”. (Stº Agostinho)

 

  Jesus Cristo enuncia um ideal de conduta humana. Como todos os ideais, também este é difícil de atingir. Mas não impossível, porque o Senhor nunca pede impossíveis aos Seus filhos. Como interpretar, então, o que diz? Faltará, talvez, acrescentar: Este é - deve ser - o teu ideal; esforça-te por consegui-lo.

  A mim, pobre homem, que de ideais percebo muito pouco, não me resta fazer senão o que Jesus sugere: Fazei o possível! E, com a segurança do Seu auxílio e apoio, sei muito bem que, para Ele, nada é impossível. 

  Os perfeitos só se encontram no Céu(Cfr. São Josemaria, Sulco, 758)~

  Assim as coisas ficam mais claras e, parece-me que encontrei a solução: Tenho de ser santo e, para tanto, só existe um caminho seguro: Fazer, em tudo, a Vontade de Deus.

  Docere me facere voluntatem tuam quia Deus meus es tu!” Este, quero que seja o meu lema diário, constante. Ajuda-me, Senhor, a concretizá-lo, minha Mãe, Maria Santíssima, São José meu Pai e Senhor, Anjo da Minha Guarda, tomai-me pela mão para que não me desvie do meu caminho.

A dificuldade principal – julgo – está em que, muitas vezes, desejo que a Vontade de Deus se “conforme” com a minha própria vontade o que, corresponderá de certo modo, ter Deus como que ao “meu serviço”, quando deverá ser exactamente o contrário.

  Não há outro remédio nem caminho para solucionar este assunto: Pedir, com insistência perseverante: ‘Senhor, ajuda-me a fazer sempre a Tua Vontade’.

  Talvez se levante a questão: Qual é a Vontade de Deus? Por mim próprio terei sempre alguma dificuldade em saber mas, iluminado pelo Conhecimento, Dom do Espírito Santo, verei com clareza o que Deus quer que faça em cada momento.

  Assim, parece que a invocação do Divino Espírito Santo para que me conceda este Dom, é fundamental para ultrapassar as dificuldades que possa sentir neste caso.

  Trata-se, também, de “honestidade intelectual”, ou seja, tendo consciência das minhas limitações, recorrer a Quem pode dar-me ajuda concreta e decisiva.

 

 



São José Maria textos

 

Não te apoquentes por verem as tuas faltas

Quanto mais me exaltarem, meu Jesus, humilha-me mais no meu coração, fazendo-me saber o que tenho sido e o que serei, se Tu me deixares. (Caminho, 591)

Não te esqueças de que és... o depósito do lixo. – Por isso, se porventura o Jardineiro – divino lança mão de ti, e te esfrega e te limpa... e te enche de magníficas flores..., nem o aroma nem a cor que embelezam a tua fealdade devem pôr-te orgulhoso. – Humilha-te; não sabes que és o caixote do lixo? (Caminho, 592)

Quando te vires como és, há-de parecer-te natural que te desprezem. (Caminho, 593)

Não és humilde quando te humilhas, mas quando te humilham e o aceitas por Cristo. (Caminho, 594)

Não te apoquentes por verem as tuas faltas. A ofensa a Deus e a desedificação que podes ocasionar, isso é que te deve doer. – De resto, que saibam como és e te desprezem. – Não tenhas pena de seres nada, porque assim Jesus tem que pôr tudo em ti. (Caminho, 596)