03/09/2010

Textos de Reflexão para 07 de Setembro

Evangelho: Lc 6, 12-19

12 Naqueles dias Jesus retirou-se para o monte a orar, e passou toda a noite em oração a Deus. 13 Quando se fez dia, chamou os Seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de Apóstolos: 14 Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro, seu irmão André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, 15 Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Simão, chamado o Zelote,16 Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor. 17 Descendo com eles, parou numa planície. Estava lá um grande número dos Seus discípulos e uma grande multidão de povo de toda a Judeia, de Jerusalém, do litoral de Tiro e de Sidónia, 18 que tinham vindo para O ouvir, e para ser curados das suas doenças. Os que eram atormentados pelos espíritos imundos ficavam também curados. 19 Todo o povo procurava tocá-l'O, porque saía d'Ele uma virtude que os curava a todos.

Meditação:

«Todo o povo procurava tocá-l'O»! Como compreendo esta atracção que Jesus exerce sobre os que O encontram! Há como que algo irresistível que atrai para a Sua Pessoa, que desperta um desejo de estar com Ele o mais perto possível e, finalmente, tocá-lo.
Eu, não posso tocá-lo mas, que sou mais afortunado porque posso recebê-lo, todo inteiro, em Corpo Alma e Divindade, na Santíssima Eucaristia. Diariamente tenho este encontro sublime e, de cada vez, me espanto e me admiro com esta maravilha que Jesus quis, sem nenhum mérito da minha parte, que eu possa usufruir.
Não sei o que seria de mim se não dispusesse deste alimento para a minha alma que me traz consolação, paz, refrigério.
Por momentos, enquanto duram as sagradas espécies no meu corpo, eu sinto que é o Seu Corpo que está em mim numa tranquila posse de todo o meu ser e que eleva e dá uma dimensão única e irrepetível.
E percebo que, sem merecimento nenhum da minha parte, nem sequer direito de Vos receber assim inteiro e disponível, tão humilde e discreto, sou objecto de um Amor sem limites nem qualificação humana.
E desejo, sim, desejo cada vez mais, encontrá-lo outra vez, e recebê-lo e dizer-lhe todas as coisas que sinto afogarem-me o peito. 

(ama, meditação sobre Lc 6, 12-19, 2010.07.25)

Tema: Dificuldades

Para melhor se encararem as dificuldades, é bom prevê-las, encará-las de frente, e armar-se de coragem contra elas, mas sem exagerar, e contando com o auxílio que Deus não deixará de nos dar em tempo oportuno. Dificuldade prevista é dificuldade meio vencida. 

(Adolphe Tanqueray, Compêndio de Teologia Ascética e Mística, LAI, 1961, nr. 1097)

Doutrina: CCIC – 393: Existe uma variedade de pecados?
                       CIC – 1852–1853; 1873

A variedade dos pecados é grande. Distinguem-se segundo o seu objecto, ou segundo as virtudes ou os mandamentos a que se opõem. Podem ser directamente contra Deus, contra o próximo e contra nós mesmos. Podemos ainda distinguir entre pecados por pensamentos, por palavras, por acções e por omissões.

Textos de Reflexão para 03 de Setembro

Evangelho: Lc 8, 1-3

1 Em seguida Jesus caminhava pelas cidades e aldeias, pregando e anunciando a boa nova do reino de Deus; andavam com Ele os doze 2 e algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e de doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demónios, 3 Joana, mulher de Cusa, procurador de Herodes, Susana, e outras muitas, que os serviam com os seus bens.
Meditação:

Lembro ''as mulheres da minha vida'':
A minha Mãe que me deu o ser, me criou, esteve à minha cabeceira nas doenças graves da minha infância, me ensinou a rezar, me levou - tantas vezes - aos pés da Tua Santíssima Mãe dando-me um exemplo de devoção e confiança absolutas. A minha querida Mãe que, agora contempla a Tua face no descanso eterno, é, sem dúvida uma mulher na minha vida.

Tenho, depois aquela que comigo partilha os dias nos últimos 45 anos, luz que ilumina e sal que tempera a minha existência.
As minhas três filhas, causa da minha alegria e consolação por quem tenho um carinho sem medida.
As minhas seis netas, luz dos meus olhos visão do futuro, esperança do amanhã.
Finalmente - mas não em último -, a minha Mãe do Céu que, de modo muito especial em Fátima, invoco com confiança e amor filial, seguro como estou, da sua especial protecção durante toda a minha vida. (ama, meditação sobre Lc 8, 1-3, convento Monte Real, 2009.09.18)

Tema: Chamamento

A chamada do Senhor é irrevogável. A vocação sobrenatural não desaparece pelo simples facto da expulsarmos da nossa vida. E de que sejamos ou não fiéis a ela dependa eternidade. É um caminho e a infidelidade ao caminho é a forma mais simples de não se chegar à meta. (Javier Abad Gómez, Fidelidade, Quadrante 1989, pg. 91)
Doutrina: CCIC – 389: O que são os dons do Espírito Santo?
                  CIC – 1830 – 1831; 1845

Os dons do Espírito Santo são disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir as inspirações divinas. São sete: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.