20/01/2012

Leitura Espiritual para 20 Jan 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)



Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver texto completo para hoje, clicar abaixo

Pensamentos inspirados à procura de Deus

À procura de Deus


A tua cruz é pesada?


Calcula então o peso, da que Cristo
transportava.



jma



Confidências de alguém


Nota de AMA: 


Estas “confidências” têm, obviamente, um autor, que não se revela; foram feitas em tempo indeterminado, por isso não se lhes atribui a data. O estilo discursivo revela, obviamente, que se tratam de meditações escritas ao correr da pena. A sua publicação deve-se a ter considerado que, nelas se encontram muitas situações e ocorrências que fazem parte do quotidiano que, qualquer um, pode viver.

Esperança

Porque eu espero em Vós, Senhor, com uma esperança que é ansiosa, que é feita de dúvida, de medo, de desconforto.
Eu sei que estás aqui, que me vês, que me ouves, mas...fico assim, como que hesitante, sem saber bem se me ouves, se me vês ...
Nem sei como explicar, como dizer, se me queres ver e se me queres ouvir.
Parece, por vezes, que deves estar tão farto de mim, das minhas promessas não cumpridas, dos meus recuos sucessivos, dos meus disparates, das minhas ofensas.
Deves estar cansado e magoado por isto tudo, Senhor, e eu sinto que é este sentimento que me arrefece a esperança.
Sentimento mau, porque Tu não aborreces os Teus filhos por mais "trabalho" que Te dêem, a todos queres por igual e a Tua bondade imensa está sempre disponível para ser posta ao serviço e em beneficio dos Teus filhos mais necessitados.
Senhor, eu tenho esperança, mas aumenta a minha esperança, transforma-a numa entrega de forma que eu sinta uma união perfeita convosco sempre, em qualquer momento e circunstância.

A evolução do evolucionismo 20

E o gradualismo no registo fóssil?

Darwin estava convencido de que "o número de elos intermédios entre as espécies actuais e as extintas teve que ter sido inconcebivelmente grande". Em cujo caso, por lógica, se estariam descobrindo constantemente fósseis de formas de transição. Mas sucede justamente o contrário: tudo o que se descobre são espécies bem definidas, que apareceram e dessapareceram subitamente, como por arte de magia, no final de uma cadeia de elos. A ausência de formas de transição entre as espécies já desconcertou Darwin: "Se as espécies descendem umas das outras mediante uma fina gradação de passos imperceptíveis, porque não vemos em todo o lado um sem-fim de formas de transição? Porque não se encontra toda a Natureza numa amontoada confusão, em lugar de apresentar espécies indefinidas? A investigadora Lynn Margulis reconhece que nunca se viu uma mudança de espécie; que nunca se pode provocar no laboratório; que apenas se conhecem formas intermédias entre duas espécies; e que o registo fóssil, como se sabe, apresenta com frequência o contrário: a aparição e desaparição súbita de espécies bem definidas.

(jose ramón ayllón, trad. ama)


O que significa no Opus Dei Administração

Música e oração

Angela Gheorghiu: "Salve Regina" by Puccini



Selecção JMA

Tratado De Deo Trino 66

Questão 41: Das Pessoas em relação aos actos nocionais.

Art. 6 – Se o acto nocional pode ter como termo várias Pessoas, de modo a haver em Deus várias Pessoas geradas ou espiradas.

(I Sent., dist. VII, q. 2; exposit. Litt.; De Pot., q. 2. a. 4: q, 9. a. 9, ad 1 sqq.).

O sexto discute-se assim. – Parece que os actos nocionais podem ter como termo várias pessoas, de modo a haver em Deus várias pessoas geradas ou espiradas.

1. – Pois, aquele que tem a potência de gerar pode gerar. Ora, o Filho tem a potência de gerar. Logo, pode gerar. Não porém a si mesmo. Portanto, a outro Filho. Logo, Deus pode ter vários filhos.

2. Demais. – Agostinho diz: O Filho não gerou o Criador. Pois, não que não pudesse, mas não convinha.

3. Demais. – Deus Pai é mais poderoso para gerar do que um pai criado. Ora, um homem pode gerar vários filhos. Logo, também Deus; tanto mais que a potência do pai não diminui, depois de ter gerado um filho.

Mas, em contrário, em Deus não difere o ser, do poder; se, pois, Deus pudesse ter vários Filhos, eles existiriam. E assim existiriam nele mais de três pessoas, o que é herético.


Para ver a solução, clicar:

Evangelho do dia e comentário













T. Comum– II Semana


Evangelho: Mc 3, 13-19

13 Tendo subido a um monte, chamou a Si os que quis, e aproximaram-se d'Ele. 14 Escolheu doze para que andassem com Ele e para os enviar a pregar, 15 com poder de expulsar os demónios: 16 Simão, a quem pôs o nome de Pedro; 17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”; 18 e André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o Cananeu, 19 e Judas Iscariotes, que foi quem O entregou.

Comentário:

Nada no Evangelho consta por acaso mas, como sabemos, por inspiração do Espírito Santo. Assim cada palavra ou frase tem uma razão de ser e um significado que não pode ser ignorado.

«chamou a Si os que quis» significa sem nenhuma margem para dúvida que a escolha dos Apóstolos não obedeceu a nenhum outro critério que não fosse única e exclusivamente a vontade do Senhor.
Porque escolheu estes e não outros?

Talvez houvesse discípulos mais inteligentes, cultos, com dons naturais mais evidentes.

Possivelmente, até, haveria alguns com mais fé e uma maior dedicação ao Mestre.

Sim, não parece ter sido uma “grande” escolha, uns duvidaram, quase todos O abandonaram, um acabou por traí-lo!

Ao constatar tudo isto, podemos ficar contentes e felizes porque, de facto, ficamos com a certeza que o Senhor nos quer, a nós, como somos, com as nossa misérias e defeitos e que, se formos fieis, fará de nós homens de valor e santidade tal como aconteceu com os que escolheu.

(ama, comentário sobre Mc 3, 13-19, 2011.12.21)