17/09/2010

Tema para breve reflexão: Virtudes - Paciência – Luta



Esperemos com paciência que iremos melhorar e, em lugar de nos inquietarmos por ter feito pouca coisa no passado, procuremos com diligência fazer mais no futuro.

(J. Tissot, El arte de aprovechar nuestras faltas, Palbra, 11 ed. Madrid 1986, pg. 14, trad. ama)

Textos de Reflexão para 17 de Setembro

Evangelho: Lc 8, 1-3

1 Em seguida Jesus caminhava pelas cidades e aldeias, pregando e anunciando a boa nova do reino de Deus; andavam com Ele os doze 2 e algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e de doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demónios, 3 Joana, mulher de Cusa, procurador de Herodes, Susana, e outras muitas, que os serviam com os seus bens.

Comentário:

São Lucas faz constar no seu Evangelho a presença de mulheres junto de Jesus Cristo, Não o fará, com certeza, por acaso mas, sim, com uma intenção clara: Jesus não exclui ninguém da Sua companhia, mais, o Senhor, deseja todos junto de Si.
Assim, vemos gente anónima, os Doze, de quem conhecemos os nomes, estas mulheres cujo nome o evangelista expressamente indica. Joana, por exemplo, deveria ser uma mulher com proeminência na sociedade de então, já que era mulher de um administrador de Herodes. Outras, seriam gente humilde e sem notoriedade. Entre os homens, simples como os próprios Doze, há também alguns, como José de Arimateia que, sabemos, tinha bastantes bens, ou Nicodemos, um membro destacado do Sinédrio.
No Evangelho, as maiores provas de amor e carinho por Jesus, são protagonizadas por mulheres, o que é natural porque são mais expansivas e gostam de mostrar os seus sentimentos. A dignidade da mulher, ainda hoje, é posta em causa me muitas partes deste nosso mundo. Não esqueçamos que foi graças à mulher que Deus nos deu o Seu Filho para nos salvar e, foi também por intermédio de uma mulher, que nos deu o maravilhoso dom da vida. 

(ama, comentário sobre Lc 8, 1-3, 2009.05.14)

Tema: Liturgia 2

A piedade para com Deus forja-se através de momentos de recolhimento, por meio de breves jaculatórias, de uma genuflexão bem-feita, de um pouco mais de atenção nas nossas preces, no esmero com que observamos as normas da liturgia. (Javier Abad Gómez, Fidelidade, Quadrante 1989, pg. 122)
Doutrina: CCIC – 403: O que indica o princípio de subsidiariedade?
                  CIC – 1883-1885; 1894

Este princípio indica que uma sociedade de ordem superior não deve assumir uma tarefa que diga respeito a uma sociedade de ordem inferior, privando-a das suas competências, mas deve, antes, apoiá-la em caso de necessidade.

Festa: São Roberto Belarmino, Doutor da Igreja

                                                                                                                           
Nota Histórica 
Nasceu no ano de 1542 em Montepulciano, na Toscana. Entrou na Companhia de Jesus em Roma e foi ordenado sacerdote. Sustentou célebres disputas em defesa da fé católica e ensinou Teologia no Colégio Romano. Eleito cardeal e nomeado bispo de Cápua, contribuiu com a sua actividade junto das Congregações Romanas para a resolução de numerosos problemas. Morreu em Roma no ano 1621. (snl)