19/08/2012

Leitura espiritual para 19 Ago 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Pensamentos inspirados à procura de Deus 234

À procura de Deus

Ser cristão, é ser irmão,
Porque filhos do mesmo Pai.

Apenas vivi

P o e m a s  d a  m i n h a  v i d a


Há tempos
(parece-me muito tempo já)
largaram-me na vida.

Eu, cosido às paredes
pelos vãos escusos,
de fugida,
fui caminhando
evitando
luzes e claridades.

Não ouvi mentiras
nem verdades.

Não aprendi a viver.

Não tentei conhecer
nem estabelecer contactos.

Não me importei com experiências,
calos,
mãos amigas.

Não ouvi músicas,
nem choros,
nem cantigas,
nem concertos,
nem coros

Não vi o mar,
não olhei a Lua,
não escutei os sussurros
da noite nas florestas,
não aspirei perfumes
nem enchi a casa de flores.

Não dei bailes
nem fui a festas.

Não cantei,
nem chorei,
nem ri.

Apenas
vivi.

Lisboa, 58


Granada


Evangelho diário e comentário








T. Comum – XX Semana



Evangelho: Jo 6, 51-58

51 Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente; e o pão que Eu darei é a Minha carne para a salvação do mundo». 52 Disputavam, então, entre si os judeus: «Como pode Este dar-nos a comer a Sua carne?». 53 Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o Seu sangue não tereis a vida em vós. 54 Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia. 55 Porque a Minha carne é verdadeiramente comida e o Meu sangue verdadeiramente bebida. 56 Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue permanece em Mim e Eu nele. 57 Assim como Me enviou o Pai que vive e Eu vivo pelo Pai, assim quem Me comer a Mim, esse mesmo também viverá por Mim. 58 Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que comeram os vossos pais, e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente».

Meditação:

Olho para o Sacrário e imagino a multidão de Anjos que o rodeiam em permanente louvor e adoração.

Invisíveis aos meus olhos humanos mas perfeitamente detectáveis pela minha alma.
Por momentos, atrevo-me a juntar-me a eles e, com eles entoo cânticos de louvor a Ti, Deus Uno e Omnipotente, humilíssimamente escondido sob as espécies do Pão Consagrado.

Laudate Domine omnes gentes!

(ama, meditação sobre Jo 6, 51-58, 2011.10.05)

Que sejais muito crianças!

     http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979
    © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet

Textos de S. Josemaria Escrivá


Aconselho-te que tentes voltar de vez em quando... ao começo da tua "primeira conversão", o que, se não é fazer-se como criança, é coisa muito parecida: na vida espiritual é preciso deixar-se levar com inteira confiança, sem medos nem duplicidades; tem de se falar com absoluta clareza do que se tem na cabeça e na alma. (Sulco, 145)

Que sejais, espiritualmente, muito crianças! Quanto mais, melhor. Di-lo a experiência deste sacerdote que teve de se levantar muitas vezes, ao longo destes trinta e seis anos (que longos e ao mesmo tempo, que curtos me parecem!) em que tem procurado cumprir uma Vontade precisa de Deus. Houve uma coisa que sempre me ajudou: ser sempre criança e meter-me continuamente no regaço de minha Mãe e no Coração de Cristo, meu Senhor.

As grandes quedas, as que causam destroços sérios na alma, e às vezes com resultados quase irremediáveis, procedem sempre da soberba de nos crermos adultos, auto-suficientes. Nesses casos, torna-se predominante na pessoa uma espécie de incapacidade de pedir ajuda a quem a pode dar: não só a Deus, mas também ao amigo ou ao sacerdote. E aquela pobre alma, isolada na sua desgraça, afunda-se na desorientação e no descaminho. (Amigos de Deus, 147).

Mártires de Espanha 8






por Jorge López Teulón

Tratado sobre o homem 47

Questão 82: Da vontade.