Questão
105: Da razão de ser dos preceitos judiciais.
Art.
2 — Se os preceitos judiciais relativos ao convívio social foram
convenientemente estabelecidos.
O segundo discute-se assim. — Parece
que os preceitos judiciais relativos ao convívio social foram
inconvenientemente estabelecidos.
1. — Pois, os homens não podem
conviver pacificamente, se um se apoderar do pertencente a outro. Ora, isto
parece estar permitido na lei, quando diz (Dt 23, 24): Se entrares na vinha de teu próximo, come quantas uvas quiseres.
Logo, a lei antiga não cuida convenientemente da paz social.
2. Demais. — Muitos estados e reinos
foram destruídos sobretudo por se ter permitido às mulheres o direito de
propriedade, como diz o Filósofo. Ora, isto foi estabelecido pela lei antiga
(Nm 27, 8): Quando algum homem morrer sem
filhos, a herança passará à sua filha. Logo, a lei não cuidou
convenientemente do bem do povo.
3. Demais. — A sociedade humana conserva-se
principalmente por os homens, comprando e vendendo, comunicarem-se entre si os
bens de que precisam, como diz Aristóteles. Ora, a lei antiga tirou o poder de
vender, pois, ordenava que a propriedade vendida revertesse ao vendedor no quinquagésimo
ano do jubileu, como está claro na Escritura (Lv 25, 28). Logo, neste ponto, a
lei preceituou inconvenientemente ao povo judeu.
4. Demais. — As necessidades humanas
exigem, antes de tudo, que os homens estejam prontos a fazer concessões mútuas.
Ora, essa disposição é eliminada se os credores não restituem o que recebem.
Por isso, diz a Escritura (Sr 29, 10): Muitos
deixaram de emprestar, não por desumanidade, mas porque temeram ser defraudados
sem o merecerem. Ora, a lei permitia isso. Primeiro, porque mandou (Dt 15,
2): Aquele a quem seu amigo ou seu próximo
ou seu irmão dever alguma coisa não a poderá repetir, porque é o ano da
remissão do Senhor. E noutro lugar (Ex 22, 15) diz, que, presente o dono, se o animal emprestado
tiver morrido, não estará obrigado a restituí-lo. Segundo, porque se anula
a garantia fundada no penhor, pois, diz a lei (Dt 24, 10): Quando requereres de teu próximo alguma coisa que ele te deve, não
entrarás em sua casa para dela levares algum penhor, e ainda (Dt 24,
12-13): Não pernoitará em tua casa o
penhor, mas, imediatamente tornarás a dar-lho. Logo, a lei dispôs
insuficientemente sobre o mútuo.
5. Demais. — Como a defraudação do
depósito leva a um perigo máximo, é mister empregar nisso a máxima cautela. Por
isso, diz a Escritura (2 Mc 3, 15): Os
sacerdotes invocavam aquele que está do céu dominando tudo, que fez uma lei
sobre os depósitos, rogando-lhe que os guardasse salvos para aqueles que os
tinham depositado. Ora, nos preceitos da lei antiga estabelece-se uma
pequena cautela relativa aos depósitos. Se o depósito for perdido, ficará
garantido pelo juramento do depositário. Logo, neste ponto, a lei não dispôs
convenientemente.
6. Demais. — Assim como um mercenário
aluga o seu trabalho, assim outros alugam a casa ou bens semelhantes. Ora, não
era necessário que o locatário pagasse imediatamente o preço da coisa alugada.
Logo, também era muito duro o seguinte preceito da lei (Lv 19, 13): Não deterás em teu poder até o dia seguinte
a paga do jornaleiro.
7. Demais. — Como frequentemente se
tem necessidade do juiz, deve ser fácil o acesso ao mesmo. Logo, a lei estatuiu
inconvenientemente, que fossem a um lugar determinado a fim de obter julgamento
nas suas questões.
8. Demais. — É possível não só dois,
mas ainda três ou mais concordarem em mentir. Logo, inconvenientemente estabelece
a lei (Dt 19, 15): tudo passará por
constante sobre o depoimento de duas ou três testemunhas.
9. Demais. — A pena deve ser infligida
conforme a gravidade da culpa. Por isso diz a lei (Dt 25, 2): O número dos golpes regular-se-á pela
qualidade do pecado. Ora, a certas culpas iguais a lei estatuiu penas
desiguais: Assim, quando diz (Ex 22, 1): o
ladrão restituirá cinco bois por um boi e quatro ovelhas por uma ovelha.
Também alguns pecados não muito graves punia com pena grave, assim, quem era
colhido enfeixando lenha no sábado era apedrejado (Nm 15, 32 ss). Também o
filho insolente, porque cometeu um pequeno delito, i. é, porque passava a vida
em comezainas e banquetes, mandava-o lapidar (Dt 21, 18 ss). Logo, as penas da
lei foram inconvenientemente estatuídas.
10. Demais. — Diz Agostinho: as leis
estabelecem oito géneros de penas, segundo escreve Túlio e são os seguintes: a
multa, os ferros, os açoites, o talião, a infâmia, o exílio, a morte, a
servidão. Dessas, a lei antiga estatuiu algumas. Assim, a multa, quando o
ladrão era condenado a pagar o quíntuplo ou o quádruplo. Os ferros, quando mandava
encerrar num cárcere o delinquente. Os açoites, quando determina (Dt 25, 2): Se virem que o delinquente merece açoites,
deitá-lo-ão em terra e fá-lo-ão açoitar na sua presença. A infâmia era aplicada
contra aquele que, não querendo desposar a mulher do seu irmão defunto, esta
lhe tirava o sapato e lhe cuspia na face. (Dt 25, 9) Também aplicava a pena de
morte, quando diz (Lv 20, 9): O que
amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe morra de morte. E enfim, a de talião (Ex
21, 24): Olho por olho, dente por dente.
Logo, inconvenientemente, a lei deixava de infligir as outras duas penas — a da
escravidão e a do exílio.
11. Demais. — A pena só é devida à
culpa. Ora, os brutos não são passíveis de culpa. Logo, inconvenientemente a
lei lhe infligia pena, quando diz (Ex 21, 29): O boi, que matar um homem ou uma mulher, será apedrejado, e (Lv 20,
16): A mulher que se ajuntar com qualquer
bruto será morta juntamente com ele. Donde se conclui que a lei antiga
ordenou inconvenientemente sobre o convívio social dos judeus.
12. Demais. — O Senhor mandou, que o
homicídio fosse punido com a morte do homicida. Ora, a morte de um bruto tem
muito menos importância que a de um homem. Logo, a pena do homicídio não pode
ser suficientemente compensada pela de um bruto. Logo, é inconveniente a
seguinte disposição da lei (Dt 21, 1-4):
Quando for achado o cadáver de um homem que foi morto, sem que se saiba quem
foi o matador, sairão os anciãos da cidade mais vizinha e tomarão da manada uma
novilha, que não tenha ainda carregado com o jugo nem fendido a terra como a
relha do arado, e levá-lo-ão a um vale áspero e pedregoso, que nunca tivesse sido
lavrado nem semeado, e ali cortarão o pescoço à novilha.
Mas, em contrário, a Escritura lembra
o seguinte, como benefício (Sl 147, 20): Não
fez assim a toda outra nação e não lhes manifestou o seu juízo.
Como diz Agostinho, citando
Túlio, um povo é a associação de muitos indivíduos, baseada no consenso
jurídico e na utilidade comum. Donde, a noção de povo implica uma comunhão de
homens ordenada por justos preceitos legais. Ora, há duas espécies de comunhão
entre os homens. Uma fundada na autoridade do príncipe, outra, na vontade
própria dos indivíduos. E como cada um pode dispor do que lhe pertence, é
necessário que, pela vontade do príncipe, que a justiça se exerça entre os seus
súditos e penas sejam infligidas aos malfeitores. Por outro lado, aos
indivíduos pertence-lhes o que possuem, e portanto, por autoridade própria,
podem dispor disso, uns em relação aos outros, por compra, venda, doação e
modos semelhantes.
Ora, sobre uma e outra espécie de
comunhão a lei ordenou suficientemente. Assim, estabeleceu juízes (Dt 16, 18): Estabelecerás juízes e magistrados em todas
as tuas portas, para que julguem o povo com retidão de justiça. Instituiu
também a ordem justa do julgamento (Dt 1, 16-17): Julgai o que for justo, ou ele seja cidadão ou estrangeiro: nenhuma
distinção haverá de pessoas. Evitou ainda a ocasião de juízos injustos,
proibindo aos juízes aceitarem dádivas (Ex 23, 8, Dt 16, 19). Determinou, além
disso, o número duplo ou triplo das testemunhas. E enfim, estabeleceu penas
certas pelos diversos delitos, como depois se dirá (ad 10).
Quando à propriedade, é óptimo, como
diz o Filósofo, que ela seja exercida separadamente, e o uso dela, em parte,
comum, e, em parte, dividido, por vontade dos proprietários.
Ora, estes três modos de possuir foram
estabelecidos pela lei antiga. — Pois, primeiro, a propriedade foi dividida
entre particulares (Nm 33, 53-54): Eu vos
dei a terra para a possuirdes, a qual repartireis entre vós por sorte. Ora,
como diz o Filósofo, muitas cidades foram destruídas pelos modos irregulares de
propriedade. Por isso a lei estabeleceu tríplice remédio para regular a
propriedade. — O primeiro, que fosse dividida igualmente pelo número de homens,
por isso se diz: Aos que forem em maior
número dareis maior porção, e aos que forem menos, porção mais pequena. — O
segundo, que a propriedade não pudesse ser alienada perpetuamente, mas que,
depois de certo tempo, revertesse aos seus proprietários para que não se confundissem
os lotes possuídos. — O terceiro, para evitar a confusão, de os parentes
próximos sucederem aos mortos. No primeiro grau, o filho, no segundo, a filha,
no terceiro, os irmãos, no quarto, os tios paternos, no quinto, quaisquer
outros parentes próximos. E para conservar ulteriormente a distinção dos lotes,
a lei estatuiu que as mulheres herdeiras se casassem com homens das suas
tribos.
Quanto ao segundo modo de propriedade
a lei instituiu que sob certos aspectos o uso das coisas fosse comum. —
Primeiro, quanto ao cuidado delas, preceitua (Dt 22, 1-4): Vendo extraviados o boi ou a ovelha de teu irmão, não passarás de
largo, mas conduzi-los-ás a teu irmão, e assim em casos semelhantes. —
Segundo, quanto ao fruto. Pois, era permitido em comum a todos entrar licitamente
na vinha do amigo e comer dela, contanto que não levasse frutos para fora. E
mandava, especialmente, que se deixassem para os pobres as gamelas esquecidas,
os frutos e os cachos de uva remanescentes (Lv 19, 9, Dt 24, 19). E também eram
repartidos, os frutos nascidos no sétimo ano.
Quanto ao terceiro modo, a lei
estatuía a repartição feita pelos proprietários. — Uma, puramente gratuita (Dt
14, 28-29): Todos os três anos separarás
outro dízimo, e virão os levitas e o peregrino e o órfão e a viúva e comerão e
se fartarão. — Outra, em recompensa da utilidade, como, por compra e venda,
locação e condução, mútuo e, ainda, por depósito. E a respeito de tudo isso
encontram-se ordenações certas na lei.
Donde fica claro, que a lei antiga
ordenou suficientemente sobre as relações sociais do povo judeu.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO.
— Como diz o Apóstolo (Rm 13, 8), aquele que ama ao próximo tem cumprido com a
lei, porque todos os preceitos da lei, sobretudo os ordenados ao próximo, o
foram para o fim de os homens se amarem uns aos outros. Ora, do amor procede ao
repartirem entre si os seus bens, conforme a Escritura (1 Jo 3, 17): O que vir a seu irmão ter necessidade e lhe
fechar as suas entranhas, como está nele à caridade de Deus? Por isso a lei
visava acostumar os homens a repartirem facilmente entre si os seus bens, e
também o Apóstolo manda aos ricos deem facilmente e repartam (1 Tm 6, 18). Ora,
não reparte facilmente quem não suporta que o próximo tire, sem causar grande
detrimento, um pouco dos seus bens. Por isso, a lei ordenou que fosse lícito ao
que entrasse na vinha do próximo comer quantas uvas quisesse, sem levar consigo
para fora, para que isso não fosse ocasião de causar graves danos, que iria
perturbar a paz. Pois, entre disciplinados, ela não se perturba por tirar
alguém um pouco dos bens de outrem, o que, ao contrário, confirma a amizade e
acostuma os homens a repartir facilmente.
RESPOSTA À SEGUNDA. — A lei determinou
que só na falta de filhos varões as mulheres sucedessem nos bens paternos. Pois
então era necessário que a sucessão fosse concedida às mulheres, para consolação
do pai, a quem seria penoso ver a sua herança passar completamente a estranhos.
Mas a lei acrescenta neste ponto a cautela necessária ordenando que as
mulheres, sucedendo na herança paterna, casassem com homens da sua tribo, para
se não confundirem os lotes das tribos.
RESPOSTA À TERCEIRA. — Como diz o
Filósofo, a regulamentação da propriedade contribui muito para a conservação da
cidade ou da nação. Por isso, como ele ainda diz, certas nações gentias estatuíram,
que ninguém pudesse vender as suas propriedades, senão por manifesta
necessidade. Pois, se as vendessem a cada passo, poderia acontecer viesse a
propriedade a cair totalmente em mãos de poucos, e então, haveria
necessariamente a cidade ou a região de ficar vazia de habitantes. Por isso a
lei antiga, a fim de evitar esse perigo, ordenou de modo a satisfazer as
necessidades dos homens, permitindo a venda das propriedades durante um certo
tempo. Mas simultaneamente evitou o perigo, ordenando que depois desse tempo, a
propriedade vendida revertesse ao vendedor. E assim o fez para os lotes se não
confundirem, e permanecesse sempre a mesma distinção determinada das tribos. —
Mas como os edifícios urbanos não constituíam lotes distintos, a lei permitia
que como os bens móveis, pudessem ser vendidos definitivamente. Pois, não era
fixo o número das casas da cidade, como era certa a medida dos lotes, que não
podia ser aumentada. Ao passo que o podia o número das casas urbanas. As casas,
porém que não eram urbanas e que não tinham muros em torno do terreno, não
podiam ser vendidas com carácter perpétuo, porque tais casas não eram
construídas senão para a cultura e a guarda da propriedade. Por isso e
justamente, a lei estabeleceu a mesma disposição para elas que para os lotes.
RESPOSTA À QUARTA. — Como já se disse,
a intenção da lei, nos seus preceitos, era levar os homens a acostumarem-se a
satisfazer mutuamente as necessidades uns dos outros. Por isso sobretudo
fomenta a amizade. E essa facilidade de se proverem uns aos outros ela quis
estabelecer, não só no atinente às prestações gratuitas e absolutas, mas ainda
ao concedido por mútuo. Porque este contrato é o mais frequente e o mais
necessário ao maior número.
Por isso, institui muitas disposições
para facilitar essa transação. Primeiramente, determinou que fossem os judeus
fáceis em fazer empréstimo, nem de tal se retraíssem por aproximar-se o ano da
remissão. — Segundo, não agravassem, aquele a quem concedessem mútuo, com
usuras, ou recebendo como penhor coisas absolutamente necessárias à vida, e se
as recebessem, que as restituíssem imediatamente. Pois assim se lê na Escritura
(Dt 23, 19): Não emprestarás com usura a
teu irmão, e (Dt 24, 6): Não
receberás em lugar do penhor nem a mó de cima nem a de baixo, porque te deu por
penhor a sua própria vida, e ainda (Ex 22, 26): Se receberes do teu próximo em penhor a sua capa, restitua antes do sol-posto
— Terceiro, não exigissem o pagamento importunamente. Assim, estatui (Ex 22,
25): Se emprestares algum dinheiro ao
necessitado do meu povo que habita contigo, não o apertarás como um exactor.
E por isso também ordenava (Dt 24, 10-11): Quando
requereres de teu próximo alguma coisa que ele te deve, não entrarás em sua
casa para dela levares algum penhor, mas estarás de fora e ele te trará o que
tiver. Isso, ou porque a casa, sendo o nosso abrigo mais seguro, é molesto
ao dono que lha invadam ou para não permitir ao credor tomasse o penhor que
quisesse, mas antes, de modo que o devedor desse como penhor aquilo de que
menos precisasse. — Em quarto lugar, instituiu que, no sétimo ano, os débitos
fossem completamente perdoados. Pois era provável que os que podiam restituir,
comodamente, o fizessem antes do sétimo ano e não defraudasse, voluntariamente,
o prestamista. Se porém os devedores fossem absolutamente insolventes, os
credores deviam de perdoar-lhes o débito em virtude do mesmo amor por que
deviam dar de novo, por causa de indigência.
Quanto aos animais emprestados, a lei
estatuiu o seguinte. Se morressem ou se estropiassem, na ausência daquela a
quem foram emprestados, e por negligência do mesmo, ele era obrigado à restituição.
Se porém morressem ou se estropiassem, apesar da sua presença e do cuidado
diligente, não estava obrigado a restituir. E sobretudo, se tivessem sido
alugados. Porque, então, como podiam morrer e estropiar-se em poder do
mutuante, este, conseguida a conservação do animal, como já tinha tirado lucro
do mútuo, não teria mutuado de graça. Isto principalmente devia observar-se
quando os animais eram tomados por aluguer. Porque então, o uso deles, sendo
pago por um certo preço, nada mais se devia pagar, com a restituição dos
mesmos, salvo por algum dano resultante da negligência do prestamista. Se porem
os animais não tivessem sido tomados de aluguer, poderia haver uma certa equidade,
de modo a pelo menos se pagar tanto quanto pudesse dar de aluguer o uso do
animal morto ou estropiado.
RESPOSTA À QUINTA. — O mútuo e o
depósito diferem em ser o primeiro feito em benefício do mutuado, enquanto o segundo,
em benefício do depositante. Por isso, em certos casos, havia maior obrigação
de restituir o mútuo do que o depósito. Pois este podia perder-se de dois
modos. Por uma causa inevitável ou natural, p. ex., se o animal depositado
morreu ou se estropiou. Ou por uma causa extrínseca, p. ex., se foi tomado por
inimigos ou devorado por uma fera. E neste caso, havia obrigação de restituir
ao dono o que restava do animal morto. Nos demais casos supra-referidos, não
havia nenhuma obrigação de restituir, mas somente a de prestar juramento, para
evitar a suspeita de fraude. De outro modo, o depósito podia ser perdido por
uma causa evitável, p. ex., o furto. E então, por causa da sua negligência, o
depositário tinha obrigação de restituir. Mas, como já dissemos (a. 4), quem
recebia um animal em mútuo, estava obrigado a restituí-lo, mesmo que, na sua
ausência, o animal tivesse morrido ou ficado estropiado. Assim, respondia por
uma negligência menor que a por que respondia o depositário, que era só a do
furto.
RESPOSTA À SEXTA. — Os mercenários,
que alugavam o seu trabalho, eram pobres e tiravam dele o sustento quotidiano.
Por isso a lei sabiamente ordenou que logo se lhes pagasse o salário, para lhes
não faltar o sustento. Mas os que alugavam outras coisas eram em geral ricos, e
assim não precisavam do preço da locação para o sustento quotidiano. Donde, a
situação não é a mesma em ambos os casos.
RESPOSTA À SÉTIMA. — Os juízes são
constituídos para resolverem os casos duvidosos de justiça entre os homens.
Ora, pode haver dúvida dupla. — Uma, entre pessoas simples. E para resolvê-la a
lei ordenava (Dt 16, 18): Estabelecerás
juízes e magistrados em todas as tribos, para que julguem o povo em rectidão de
justiça. — Mas também, pode haver dúvidas mesmo entre peritos. E, para o
evitar, a lei determinou que todos buscassem o lugar principal escolhido por
Deus, em que haveria de estar o sumo-sacerdote, para resolver as dúvidas
relativas às cerimónias do culto divino, e estabeleceu um juiz sumo do povo,
que resolvesse sobre o atinente aos julgamentos entre as partes. Assim também
hoje, por apelação ou consulta, as causas dos juízes inferiores são deferidas
aos superiores. Por isso diz a lei (Dt 17, 8-9): Se acontecer que penda diante de ti algum negócio difícil e escabroso,
e vires que dentro das tuas portas são vários os pareceres dos juízes,
levanta-te e sobe ao lugar que o Senhor teu Deus tiver escolhido, e
encaminhar-te-ás aos sacerdotes da linhagem da Levi e ao juiz que nesse tempo
for. Mas, como esses julgamentos de causas duvidosas não sucediam frequentemente,
o povo não ficava com isso onerado.
RESPOSTA À OITAVA. — Os negócios
humanos não são susceptíveis de prova demonstrativa e infalível, mas basta uma
probabilidade conjectural, como a de que usam os oradores. Donde, embora seja
possível duas ou três testemunhas combinarem para mentir, não é contudo fácil
nem provável que o façam. Por isso recebesse o testemunho como verdadeiro, e
sobretudo se neles não vacilarem e não forem, por outras causas, suspeitas. E
assim, porque as testemunhas não se desviavam facilmente da verdade, a lei
instituiu que fossem diligentissimamente examinadas, e as falsas punidas
gravemente. Havia ainda alguma razão de lhes determinar o número, que é significar
a infalível verdade das Pessoas divinas. Estas são às vezes consideradas como
duas, porque o Espírito Santo é o nexo entre elas, ora, como três, segundo
Agostinho, comentando aquilo da Escritura (Jo 8, 17): E na vossa própria lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é
verdadeiro.
RESPOSTA À NONA. — Não só pela
gravidade da culpa, mas também por outras inflige-se uma pena grave. Primeiro,
pela gravidade do pecado, pois, todas as condições sendo iguais, ao maior
pecado é devida pena mais grave. Segundo, por causa do costume no pecar, porque
os homens não se afastam facilmente de pecados habituais senão por meio de
penas graves. Terceiro, por causa da intensa concupiscência ou deleitação no
pecado, coisas de que se os homens não apartam facilmente, senão por causa de
penas graves. Quarto, pela facilidade em cometer o pecado e perdurar nele, pois
tais pecados, quando manifestados, devem ser sobretudo punidos para aterrorizar
os outros pecadores.
Quanto à gravidade do pecado, devemos
atender a um quádruplo grau, ainda relativamente a um mesmo facto. — O primeiro
era quando alguém cometia o pecado involuntariamente. Então, se fosse
absolutamente involuntário, havia escusa completa da pena. Por isso, diz a lei,
que se uma donzela for violentada no campo, não é ré de morte, porque gritou e
não houve alguém que a livrasse. Se porém o pecado fosse de algum modo
voluntário, mas cometido por fraqueza, p. ex., quando se peca por paixão, esse
pecado ficaria diminuído. E então a pena, conforme a um verdadeiro julgamento,
devia diminuir. Salvo, se merecesse ser agravada, por causa do bem comum, a fim
de afastar os outros de cometerem tal pecado, como já se disse. — O segundo
grau era quando alguém pecava por ignorância. E então de certo modo era
reputado réu, por causa da negligência em informar-se, contudo, não era punido
pelos juízes, mas expiava o pecado com sacrifícios. Por isso diz a Escritura
(Lv 4, 2): Se alguém pecar por ignorância
oferecerá uma cabra sem defeito. Mas, isto deve entender-se da ignorância
de facto e não, da ignorância do preceito divino, que todos eram obrigados a
conhecer. — O terceiro grau era quando alguém pecava por soberba, i. é, por
eleição ou por malícia certas. E então era punido conforme a gravidade do
delito. — O quarto grau, quando pecava por protérvia e pertinácia. E nesse caso
devia absolutamente ser morto como rebelde e infractor da ordem legal.
Ora, conforme estas disposições
devemos concluir que, na pena do furto, a lei considerava o que podia frequentemente
acontecer. Donde, no furto de coisas fáceis de se guardarem dos ladrões, estes
não deviam restituir senão o duplo. Ora, ovelhas não se podem facilmente
guardar de serem furtadas, pois, pastando nos campos, acontecia frequentemente
que o eram. Por isso a lei impôs pena maior, estabelecendo se restituíssem
quatro por uma. Mas já os bois guardam-se mais dificilmente, por viverem
largados nos campos e não pastarem em rebanhos, como as ovelhas. Por isso,
impôs em tal caso pena ainda maior, mandando restituir cinco bois por um. E
isto digo, não fosse o caso em que o animal furtado fosse encontrado vivo em
poder do ladrão, pois então, como nos demais furtos, restituía só o duplo, por
poder presumir-se que, conservando-o vivo, pensava em restituí-lo. Ou pode
dizer-se, segundo a Glosa, que o boi e a vaca têm cinco utilidades: serem
imolados, arar, dar a carne, dar leite e ainda fornecer couro para muitos
ursos. Por isso, por um boi furtado, o ladrão devia restituir cinco. Também a
ovelha tem quatro utilidades: ser imolado, dar carne, leite, e fornecer a lã.
Quanto ao filho contumaz, era morto,
não por ter comido e bebido, mas por causa da contumácia e da rebelião, sempre
punidas com a morte, como se disse. — O que colhia lenha ao sábado era
lapidado, como violador da lei, que mandava observar o sábado em comemoração da
criação do mundo, como já dissemos (q. 100, a. 5), por isso era morto como
infiel.
RESPOSTA À DÉCIMA. — A lei antiga
infligia a pena de morte nos crimes mais graves, i. é, nos pecados contra Deus,
no homicídio, no furto de homens, na irreverência para com os pais, no
adultério e no incesto. Mas, no furto de outras coisas, estabeleceu a pena da
multa. Nos ferimentos e mutilações, a pena de talião, e semelhantemente, no
pecado de falso testemunho. Nas outras culpas menores, a de flagelação ou de
infâmia.
A pena de escravidão infligiu-a em
dois casos. Primeiro, quando, no sétimo ano da remissão, o escravo não queria
usar do benefício da lei e sair livre, por isso era-lhe infligida a pena de
ficar perpetuamente escravo. Segundo, ao ladrão, quando não tinha com que
restituir.
A pena do exílio a lei não a cominou,
absolutamente falando, porque, enquanto os demais povos jaziam na corrupção da
idolatria, só o povo judeu adorava a Deus. Por isso, se alguém fosse excluído
completamente desse povo, correria perigo de cair na idolatria. Donde, a
Escritura refere que Davi disse a Saul (1 Sm 26, 19): Malditos são os que me arrojaram hoje, para que eu não habite na
herança do Senhor, dizendo: Vai, serve a deuses estrangeiros. Havia porém
um exílio particular, e era o seguinte. Quem ferisse, sem o cuidar, o próximo,
não podendo provar-se que nutria qualquer ódio contra ele, devia refugiar-se
numa das cidades destinadas para tal e aí permanecer até a morte do sumo-sacerdote.
E então era-lhe lícito voltar para a casa, porque as iras particulares costumam
aplacar-se com calamidade geral do povo, e assim, já os parentes próximos do
morto não estavam mais propensos a matar o homicida.
RESPOSTA À UNDÉCIMA. — Mandavam-se
matar os animais, não por qualquer culpa deles, mas como pena dos donos, que
não os impediram de cometerem as referidas transgressões da lei. Por isso, o
dono era sobretudo punido se o boi já era muito avezado a marrar, pois nesse
caso podia obviar o perigo mais facilmente, que se o boi se pusesse subitamente
a dar marradas. Ou os animais eram mortos para fazer detestar o pecado, e pelo
seu aspecto, não incutirem horror nos homens.
RESPOSTA À DUODÉCIMA. — A razão
literal da disposição citada estava, como diz o Rabbi Moisés, em o homicida ser
frequentemente de alguma cidade próxima. E matava-se a novilha para descobrir o
homicídio oculto, o que se fazia por três meios. Um era que os anciãos
convocados juravam nada ter omitido para guardar os caminhos. Outros, que o
dono da novilha era danificado com a morte da mesma, de modo que se, antes, o
homicídio fosse descoberto, o animal não seria morto. O terceiro, que o lugar
em que a novilha fosse morta permanecia inculto. Por isso, a fim de evitar um e
outro dano, os homens da cidade facilmente indicariam o homicida, se o soubessem,
e raramente aconteceria que não se viesse a saber quaisquer palavras ou
indícios relativos a ele. — Ou isso fazia-se para incutir o terror do homicídio
e fazer detestá-lo. Assim, a morte da novilha, animal útil e robusto, principalmente
antes de trabalhar sob o jugo, significava que quem quer que cometesse um
homicídio, embora útil e forte, devia ser morto e com morte cruel, significada
pela degolação. E que, como vil e abjecto, devia ser excluído do convívio humano.
Isso era significado pelo abandono da novilha morta num lugar áspero e inculto,
para apodrecer.
Misticamente porém, a novilha do
rebanho significa a carne de Cristo, que não sofreu o jugo, não cometeu pecado
nem fendeu a terra com o arado, i. é, não se manchou com mácula nenhuma de
sedição. O ser morta num vale áspero, significa a desprezada morte de Cristo,
que purgou todos os pecados, e mostra que o diabo é o autor do homicídio.
Nota:
Revisão da versão portuguesa por ama.