15/02/2011

Breve História da Humanidade 14

Observando
Continuação

A existência dessa personalidade superior por trás de todas as coisas fora de facto insinuada por todos os melhores pensadores, bem como por todas as mais belas lendas. Mas nada desse tipo fora insinuado por algum pensador ou alguma lenda. É simplesmente falso dizer que os outros sábios e heróis tinham alegado ser esse misterioso senhor e criador, com o qual o mundo havia sonhado e sobre o qual havia debatido. Nenhum deles havia jamais alegado ser algo desse tipo. Nenhuma das suas seitas ou escolas sequer reivindicou ter alegado algo desse tipo. O máximo que algum profeta religioso havia dito fora que ele era o verdadeiro servo desse ser. O máximo que algum visionário jamais havia dito fora que os homens talvez pudessem ter um vislumbre da glória daquele ser espiritual; ou, mais frequentemente, um vislumbre de seres espirituais inferiores.


(G. K. Chesterton,  O Homem Eterno, Ed. Mundo Cristão, 1ª ed. colig. e adap. por ama)
Cont/

Diálogos apostólicos

Diálogos




Se na verdade queres progredir - como julgo que, sinceramente, desejas - tens de ter muita paciência contigo próprio.

É raro que as coisas aconteçam exactamente como queremos, a menos que, o que desejamos seja o que Deus quer.

Paciência, pois, que o "passo" divino nunca é apressado.

AMA, 2011.02.15

No Peru: esmagadora rejeição ao aborto, uniões gay e às drogas


Observando

Uma recente pesquisa realizada no Peru deu a conhecer que mais de três quartos dos cidadãos é contra o aborto, as uniões gay e a comercialização e o consumo de drogas.
O estudo realizado entre os dias 1 e 6 de Fevereiro pela Companhia Peruana de Estudos de Mercados e Opinião Pública (CPI) revelou que "o povo peruano defende a moral e se opõe maioritariamente a estas propostas", segundo assinala uma nota do Arcebispado de Lima, capital do Peru.
Esta investigação mostra que quase a totalidade de pesquisados, 92,2 por cento rejeita a legalização da comercialização e o consumo de drogas no Peru.
Do mesmo modo, 76,3 por cento do total de pesquisados disse ser contra o aborto.
Além disso, 74,7 por cento rechaçou o matrimónio entre pessoas do mesmo sexo; e 69,5 por cento manifestou-se contra a união civil entre homossexuais, desprezada recentemente pelo Congresso que estabeleceu sua inconstitucionalidade.
Estes três temas foram até agora o foco do debate das campanhas eleitorais para as eleições presidenciais que serão realizadas no dia 10 de Abril.

LIMA, 11 Fev. 11 (ACI/EWTN Noticias)

Para além do imaginável

Admirar e ouvir:


Evangelho e comentário do dia












Tempo comum - VI Semana

Evangelho: Mc 8, 14-21

14 Ora os discípulos esqueceram-se de levar pães; e não tinham consigo na barca mais do que um.15 Jesus advertia-os dizendo: «Evitai com cuidado o fermento dos fariseus e o fermento de Herodes». 16 E eles comentavam entre si: «É que não temos pão». 17 Conhecendo isto, Jesus disse-lhes: «Porque estais a discutir que não tendes pão? Ainda não reflectistes nem entendestes? Ainda tendes a vossa inteligência obscurecida? 18 Tendes olhos e não vedes, e tendes ouvidos e não ouvis? Já não vos lembrais? 19 Quando parti os cinco pães para cinco mil homens, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes?». Eles responderam: «Doze». 20 «E quando parti sete pães para quatro mil, quantos cestos de pedaços recolhestes?». Responderam: «Sete». 21 E dizia-lhes: «Como é que ainda não entendeis?».

Comentário:

Como são actuais estas palavras de Jesus!
Não compreendemos nada embora sejam bem visíveis as maravilhas que Deus faz!
Precisamos de estar atentos, com o coração e a inteligência bem-dispostos para compreender e, depois, para aceitar.

É muito difícil aceitar o que não se entende e, por isso, tantos homens andam pela vida como que cegos embora tenham os olhos bem abertos.

Não bastam os olhos do corpo para compreender, é fundamental que os olhos da alma estejam prontos para ver o que Deus nos mostra.

E não basta, mesmo assim, ver com os olhos da alma, é preciso que a inteligência se debruce sobre as verdades da Fé, estudando, informando-se, perguntando o que não entende.

Sem os fundamentos da Doutrina da Fé Cristã, não é possível nem compreender nem acreditar.

(ama, comentário sobre Mc 8, 14-21, 2011.01.12)


Critério


Tema para breve reflexão




Se à porta de nossa casa batesse, por exemplo, um bando de mulheres nuas – desculpai-me a franqueza – pretendendo entrar para a nossa sala para fazer um “espectáculo”, qual de nós não barraria imediatamente a entrada, enojado e revoltado com tal ideia e pretensão.
Mas… pela janelinha da televisão… já não faz mal!?






(ama, Palestra em Outeiro, Minho, 28.05.1991)



2011.02.15

Direito de nascer


Duc in altum

O homem que foi criado á imagem e semelhança de Deus, tem a missão, na terra, de defender e avivar, em si mesmo, esta imagem e esta semelhança do Amor incriado - Deus.

Ora, amor verdadeiro e fecundo é o amor que expande e multiplica a vida, quer natural (vida física e espiritual), quer sobrenatural (a graça santificante).

De outro modo, o amor seria estéril, o que, se a esterilidade é voluntária, equivale a dizer que seria o contrário do amor. Situa-se nesse falso amor, voluntariamente estéril, a conjura contra o direito de nascer.

(A. veloso, BROTÉRIA, Vol. LXXIV, Fasc. 6, 1962, pag. 655)

Doutrina

«RERUM NOVARUM»

É altamente louvável o zelo de grande número dos nossos, que, conhecendo perfeitamente as necessidades da hora presente, sondam cuidadosamente o terreno, para aí descobrirem uma vereda honesta que conduz à reabilitação da classe operária. Constituindo-se protectores das pessoas dedicadas ao trabalho, esforçam-se por aumentar a sua prosperidade, tanto doméstica como individual, e regular com equidade as relações recíprocas dos patrões e dos operários; por manter e enraizar nuns e noutros a lembrança dos seus deveres e a observância dos preceitos que, conduzindo o homem à moderação e coordenando todos os excessos, mantêm nas nações, e entre elementos tão diversos de pessoas e de coisas, a concórdia e a harmonia mais perfeita. Sob a inspiração dos mesmos pensamentos, homens de grande mérito se reúnem em congresso, para comunicarem mutuamente as ideias, unirem as suas forças, ordenarem programas de acção. Outros ocupam-se em fundar corporações adequadas às diversas profissões e em fazer entrar nelas os artistas: coadjuvam-nos com os seus conselhos e a sua fortuna, e providenciam para que lhes não falte nunca um trabalho honrado e proveitoso. Os Bispos, por seu lado, animam estes esforços e colocam-nos sob a sua protecção: por sua autoridade e sob os seus auspícios, membros do clero tanto secular como regular se dedicam, em grande número, aos interesses espirituais das corporações.

2011.02.15