27/07/2012

Leitura espiritual para 27 Jul 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Evangelho do dia e comentário








T. Comum – XVI Semana


Evangelho: Mt 13, 18-23

18 «Ouvi, pois, vós, o que significa a parábola do semeador: 19 A todo aquele que ouve a palavra do reino e não lhe presta atenção, vem o espírito maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que recebeu a semente ao longo do caminho. 20 O que recebeu a semente no lugar pedregoso, é aquele que ouve a palavra, e logo a recebe com gosto; 21 porém, não tem em si raiz, é inconstante; e, quando lhe sobrevém a tribulação e a perseguição por causa da palavra, logo sucumbe. 22 O que recebeu a semente entre espinhos, é aquele que ouve a palavra; porém, os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra e fica infrutífera. 23 O que recebeu a semente em boa terra, é aquele que ouve a palavra e a compreende; esse dá fruto, e umas vezes dá cem, outras sessenta, e outras trinta por um».

Meditação:

Tenho tanto que agradecer que me perco, Senhor, na enormidade da tarefa!
Tu sabes bem que não sou capaz, mas, também conheces a gratidão - permanente - do meu coração! Tantos benefícios! Tantas graças! Coisas grandes e pequenas, sempre muito mais que preciso e infinitamente desproporcionado com o que mereço!

Gratias Tibi! Gratias Tibi!

Senhor: Semeia abundantemente em mim a Tua palavra para que eu também dê, fruto abundante. Ao teu serviço, como tua sementeira particular, procurarei produzir o que, legitimamente, esperas. Sabes bem o meu desejo e, conheces também, as minhas limitações.

Ajuda-me a ser fiel.

(ama, meditação sobre Mt 13, 18-23, 2009.07.24)

Escrito para o Céu


Mena:

Escrevo-te na noite em que velei o teu corpo morto. 

De repente, pus-me a pensar:
Não voltarás a esta casa que te viu nascer
E não sei o que contar
Ou escrever.

(Tu gostavas do que eu escrevia
E dizias sempre:
'O menino dê-me uma cópia!')

E agora?

Como te escrevo para o Céu?

Vou pedir a Nossa Senhora
Que seja a portadora
Deste escrito.

Não é grande coisa,
Bem sei...
Mas fica dito
O que te queria dizer:

Havemos de nos encontrar
Aí onde agora estás...

Mena: Guarda-me aí um lugar.

2012.07.18 Carvide

D'ont cry for me Argentina

Madonna


A messe é grande e poucos os operários

© Gabinete de Informação 
do Opus Dei na Internet
Textos de S. Josemaria Escrivá

A messe é grande e poucos os operários. – "Rogate ergo!". – Rogai, pois, ao Senhor da messe que envie operários para o seu campo. A oração é o meio mais eficaz do proselitismo. (Caminho, 800)

Ainda ressoa no mundo aquele clamor divino: "Vim trazer fogo à Terra, e que quero senão que se ateie?". – E bem vês: quase tudo está apagado...

Não te animas a propagar o incêndio? (Caminho, 801)

Querias atrair ao teu apostolado aquele homem sábio, aquele poderoso, e aquele cheio de prudência e virtudes.

Pede por eles, oferece sacrifícios e prepara-os com o teu exemplo e com a tua palavra. – Não: vêm? – Não percas a paz; é que não são precisos.

Julgas que não havia contemporâneos de Pedro sábios e poderosos, e prudentes, e virtuosos, fora do apostolado dos primeiros doze? (Caminho, 802)

Corta o coração aquele clamor – sempre actual! – do Filho de Deus, que se lamenta porque a messe é grande e os operários são poucos.

- Esse grito saiu da boca de Cristo, para que também tu o ouvisses: como lhe respondeste até agora? Rezas, pelo menos diariamente, por essa intenção? (Forja, 906)

Para seguir o Senhor, é preciso dar-se de uma vez, sem reservas e com fortaleza: queimar as naves com decisão, para que não haja possibilidades de retroceder. (Forja, 907)

Tratado sobre o homem 25

Questão 78: Das potências da alma em especial.