05/02/2011

Breve História da Humanidade 4

Observando
Continuação

Na própria forma das coisas existe algo mais que um crescimento verde: existe a finalidade da flor. É um mundo de corolas. Essa impressão, ilusória ou não, tem influenciado tão profundamente a raça de pensadores e mestres do mundo material que sua vasta maioria foi levada a assumir certa visão desse mundo. Eles concluíram, errando ou acertando, que o mundo tinha um plano, assim como a árvore parecia ter um plano; e tinha um fim e uma coroa como flor. Mas, enquanto a raça de pensadores teve a capacidade de pensar, pareceu óbvio que a admissão dessa ideia de plano trazia consigo outro pensamento mais emocionante e até mais terrível. Havia mais alguém, algum ser estranho e nunca visto, que havia desenhado essas coisas, se é que de facto elas haviam sido desenhadas.

(G. K. Chesterton,  O Homem Eterno, Ed. Mundo Cristão, 1ª ed. colig. e adap. por ama)
Cont/

Diálogos apostólicos




Explico-me: 
Vencer batalhas - pequenas ou grandes - é importante.

Mas, o que realmente interessa é a vitória final e, essa, só a consegue quem não esmorece na luta nem se detém a saborear pequenos triunfos intermédios.



Cruz e Juízo


Duc in altum



Sim, a Cruz é o sinal do Juízo. 

E o juízo tem uma dupla 
função: distinguir o bem do mal e 
emitir uma sentença.





(joão Paulo II, Passai um Ano Comigo, Meditações quotidianas, Edtorial Verbo 1986, Tempo Pascal, pg. 129)

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum - IV Semana


Evangelho: Mc 6, 30-34

30 Tendo os Apóstolos voltado a Jesus, contaram-Lhe tudo o que tinham feito e ensinado, 31 e Ele disse-lhes: «Vinde à parte, a um lugar solitário, e descansai um pouco». Porque eram muitos os que iam e vinham e nem sequer tinham tempo para comer. 32 Entrando, pois, numa barca, retiraram-se à parte, a um lugar solitário. 33 Porém, viram-nos partir, e muitos perceberam para onde iam e acorreram lá, a pé, de todas as cidades, e chegaram primeiro que eles. 34 Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor, e começou a ensinar-lhes muitas coisas.
Meditação:

O trabalho apostólico cansa? 
Sim, o trabalho apostólico, bem feito, com empenho, dedicação, com disponibilidade, cansa física e intelectualmente.


O apostolado não se improvisa, por mais “calo” ou experiência que se possa ter, deve ser objecto de uma preparação prévia à actividade que se vai desenvolver – uma simples conversa, catequese, o que for -, feita com criterioso cuidado para não deixar nada ao acaso.


O apostolado é disponibilidade, tendo em conta, não a nossa conveniência mas quando é necessário aos outros no tempo que lhes convém.


O apostolado é entrega total e completa ao que se faz, empenhando a fundo todo o saber, capacidade e potências.


Sim, o trabalho apostólico cansa! 


Por isso, tal como Jesus aconselha aos Seus discípulos, é preciso descansar porque um apóstolo esgotado pelo cansaço físico ou intelectual, não interessa para nada.

(ama, comentário sobre Mc 6, 30-34, 2010.12.30)

Doutrina

«RERUM NOVARUM»

Protecção do trabalho dos operários, das mulheres e das crianças

25. No que diz respeito aos bens naturais e exteriores, primeiro que tudo é um dever da autoridade pública subtrair o pobre operário à desumanidade de ávidos especuladores, que abusam, sem nenhuma descrição, tanto das pessoas como das coisas. Não é justo nem humano exigir do homem tanto trabalho a ponto de fazer pelo excesso da fadiga embrutecer o espírito e enfraquecer o corpo.
A actividade do homem, restrita como a sua natureza, tem limites que se não podem ultrapassar. O exercício e o uso aperfeiçoam-na, mas é preciso que de quando em quando se suspenda para dar lugar ao repouso. Não deve, portanto, o trabalho prolongar-se por mais tempo do que as forças permitem. Assim, o número de horas de trabalho diário não deve exceder a força dos trabalhadores, e a quantidade de repouso deve ser proporcionada à qualidade do trabalho, às circunstâncias do tempo e do lugar, à compleição e saúde dos operários. O trabalho, por exemplo, de extrair pedra, ferro, chumbo e outros materiais escondidos debaixo da terra, sendo mais pesado e nocivo à saúde, deve ser compensado com uma duração mais curta. Deve-se também atender às estações, porque não poucas vezes um trabalho que facilmente se suportaria numa estação, noutra é de facto insuportável ou somente se vence com dificuldade.

2011.02.05

Normas de vida


Tema para breve reflexão
Ainda que seja em planos de realidade essencialmente diferentes, (a liturgia e o Rosário) têm por objecto os mesmos acontecimentos salvíficos levados a cabo por Cristo. A primeira torna presente (...) os mistérios maiores da nossa Redenção; a segunda, com o piedoso afecto da contemplação, volta a evocar os mesmos mistérios na mente de quem ora e estimula a sua vontade para tirar deles, normas de vida.



(paulo VI, Encíclica Marialis cultus, 46)

2011.02.05