05/02/2011

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum - IV Semana


Evangelho: Mc 6, 30-34

30 Tendo os Apóstolos voltado a Jesus, contaram-Lhe tudo o que tinham feito e ensinado, 31 e Ele disse-lhes: «Vinde à parte, a um lugar solitário, e descansai um pouco». Porque eram muitos os que iam e vinham e nem sequer tinham tempo para comer. 32 Entrando, pois, numa barca, retiraram-se à parte, a um lugar solitário. 33 Porém, viram-nos partir, e muitos perceberam para onde iam e acorreram lá, a pé, de todas as cidades, e chegaram primeiro que eles. 34 Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor, e começou a ensinar-lhes muitas coisas.
Meditação:

O trabalho apostólico cansa? 
Sim, o trabalho apostólico, bem feito, com empenho, dedicação, com disponibilidade, cansa física e intelectualmente.


O apostolado não se improvisa, por mais “calo” ou experiência que se possa ter, deve ser objecto de uma preparação prévia à actividade que se vai desenvolver – uma simples conversa, catequese, o que for -, feita com criterioso cuidado para não deixar nada ao acaso.


O apostolado é disponibilidade, tendo em conta, não a nossa conveniência mas quando é necessário aos outros no tempo que lhes convém.


O apostolado é entrega total e completa ao que se faz, empenhando a fundo todo o saber, capacidade e potências.


Sim, o trabalho apostólico cansa! 


Por isso, tal como Jesus aconselha aos Seus discípulos, é preciso descansar porque um apóstolo esgotado pelo cansaço físico ou intelectual, não interessa para nada.

(ama, comentário sobre Mc 6, 30-34, 2010.12.30)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.