25/05/2012

Perguntas & Respostas




Não baptizei o meu filho em criança. Agora tem trinta e cinco anos. Cometi um pecado grave e, como tal, devo confessá-lo?






Os pais cristãos têm o dever grave de baptizar os seus filhos e educá-los na fé. Neste sentido, não baptizar um filho é um pecado grave de omissão que deve ser declarado em confissão.
Além disso, o erro deve ser reparado: tem o dever de rezar pela conversão do filho e de, na medida das possibilidades, propor ao filho um caminho de aproximação da fé. Que será tanto mais fácil, quanto melhor for o testemunho de prática cristã que receber dos pais.

P. miguel cabral, Médico, Doutor em Teologia Moral,

Refªs: 

Benson, Newman e a grade apostasia



por J.C. García de Polavieja P.

Leitura espiritual para 25 Mai 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Evangelho do dia e comentário




Tempo de Páscoa

VIII Semana 

Evangelho: Jo 21, 15-19

15 Depois de comerem, disse Jesus a Simão Pedro: «Simão, filho de João, amas-Me mais do que estes?». Ele respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Jesus disse-lhe: «Apascenta os Meus cordeiros». 16 Voltou a perguntar pela segunda vez: «Simão, filho de João, amas-Me?». Ele respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Jesus disse-lhe: «Apascenta as Minhas ovelhas». 17 Pela terceira vez disse-lhe: «Simão, filho de João, amas-Me?». Pedro ficou triste porque, pela terceira vez, lhe disse: «Amas-Me?», e respondeu-Lhe: «Senhor, Tu sabes tudo; Tu sabes que Te amo». Jesus disse-lhe: «Apascenta as Minhas ovelhas». 18 «Em verdade, em verdade te digo: Quando tu eras mais novo, cingias-te e ias onde desejavas; mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos e outro te cingirá e te levará para onde tu não queres». 19 Disse isto, indicando com que género de morte havia Pedro de dar glória a Deus. Depois de assim ter falado, disse: «Segue-Me».

Meditação:

E eu, Senhor, amo-te?
Faço-me esta pergunta porque, aqui, na Tua presença na Hóstia Santa exposta à minha adoração, a minha resposta só pode ser sincera.

Se Te amo?

Ah, Senhor, se Te amo!
Tu bem sabes que sim e sabes muito bem que o meu desejo de amar-te é muito maior do que consigo.
Este desejo que me queima o coração de Te dar tudo, absolutamente tudo o que sou, que não se apaga nem por saber que me fico sempre muito aquém.
Queria amar-te como Tu me amas e não sou capaz porque, Tu, és Deus e, eu, sou um pobre desgraçado pequenino e desajeitado que não pode nada.
Ajuda-me, sim...ajuda-me a converter estas ânsias de amor em obras que sejam do Teu agrado.

(ama, meditação sobre Jo 21, 15-19, Convento de MR; 2011.06.10)

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS


À procura de Deus


Fala menos,
testemunha mais.
jma Pensamentos inspirados