28/03/2012

Leitura Espiritual para 28 Mar 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Os homens da minha família


O meu Pai, (já no Céu) os meus irmãos: Manuel José (já no Céu), João Duarte, eu, Zézinho (Partiu para o Céu no Sábado), Pedro António, Joaquim Manuel.

Monte Real, 1953

Evangelho do dia e comentário



Quaresma -  V Semana

Evangelho: Jo 8, 31-42

31 Jesus disse então aos judeus que creram n'Ele: «Se vós permanecerdes na Minha palavra sereis verdadeiramente Meus discípulos, 32 conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres». 33 Eles responderam-Lhe: «Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes Tu: Sereis livres?». 34 Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35 Ora o escravo não fica para sempre na casa, mas o filho é que fica nela para sempre. 36 Por isso, se o Filho vos livrar, sereis verdadeiramente livres. 37 Bem sei que sois descendentes de Abraão, mas procurais matar-Me porque a Minha palavra não penetra em vós.38 Eu digo o que vi em Meu Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai». 39 Eles replicaram: «O nosso pai é Abraão». Jesus disse-lhes: «Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão. 40 Mas agora procurais matar-Me, a Mim, que vos disse a verdade que ouvi de Deus. Abraão nunca fez isto.41 Vós fazeis as obras do vosso pai». Eles disseram-Lhe: «Nós não somos filhos da prostituição, temos um pai que é Deus». 42 Jesus disse-lhes: «Se Deus fosse vosso pai, certamente Me amaríeis porque Eu saí e vim de Deus. Não vim de Mim mesmo, mas foi Ele que Me enviou

Comentário:

Deus podia ter-nos criado Seus vassalos no autêntico sentido do termo, criaturas sem vontade própria, sem possibilidade de escolha...seres absolutamente dedicados
a fazer a Sua Vontade Soberana sempre e em tudo.
Embora desejando, de facto, que a façamos, não a impõe nem sequer para nos salvar.

Por outras palavras, quer que nos salvemos mas não impõe a salvação!

É um Deus de Amor e, sendo-o, o único que Lhe interessa é que os homens hajam por amor, decidam por amor, escolham por amor.

No fim e ao cabo, é o amor que nos há-de salvar, é o amor que nos identifica como verdadeiros filhos de Deus.

(ama, comentário sobre Jo 8, 31-42, 2011.04.13)

God So Loved The World

St Pauls Cathedral Choir:  John Stainer



selecção ALS

S. Josemaria - vídeo

Padre: Não me sobra tempo

Pensamentos inspirados à procura de Deus

À procura de Deus

Desconfia das facilidades!

O que é sempre fácil,

adormece-nos a fé!

jma