05/07/2012

Leitura espiritual para 5 Jul 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Homilia do Bispo de Coimbra na solenidade da Rainha Santa Isabel de Portugal


Caríssimos irmãos!

“São rosas, Senhor!” Expressão carinhosa, saída dos lábios de um povo devoto, que encerra em si os traços da vida da Rainha Santa Isabel. “Levava pão aos pobres!”, continua a piedosa tradição que atravessou as gerações e chegou até nós, devotos, conimbricenses e portugueses.

Três palavras bastam para falar de uma pessoa: pobres, pão e rosas.

Em primeiro lugar, os pobres, que são a pessoa humana com quem nos cruzamos na vida, nas reais e concretas situações de interlocutoras de um diálogo que faz parte intrínseca da nossa condição. O Evangelho chamou-lhe o “próximo”, sem qualquer outra classificação, como todo aquele que está ao nosso lado, diante de nós, e é pessoa humana como nós. Pelo simples facto de existir connosco, na fragilidade que nos caracteriza, é nosso interlocutor no diálogo e na relação.

Não podemos viver sem este sentido da presença dos outros ao nosso lado, na sua condição de pobres/próximo, de pessoas abertas ao diálogo e à relação. Também não podemos viver se não nos assumimos nós mesmos como pobres/próximo, numa atitude de abertura aos outros, que se transforma em solidariedade, cooperação, amizade, partilha e amor.

Os pobres foram os prediletos da Rainha Santa Isabel, ciente do valor de cada pessoa humana por si mesma, independentemente da sua condição. Deixou-nos aberto o caminho para o respeito pela dignidade de toda a pessoa em todas as circunstâncias ou fases da sua vida.

Em segundo lugar, o pão. Na relação entre as pessoas dá-se sempre a circulação de bens. E os mais definitivos e importantes não são os bens materiais, que se recebem e se dão. A circulação da vida, que é dom que se dá e se recebe, dos sentimentos, condição de existência e equilíbrio, a companhia, que afasta a solidão dos momentos negativos e dá outro sabor aos momentos de alegria e de felicidade, são também pão o espírito.

O pão é a expressão real e prática da realidade da vida, que inclui o trabalho, a economia, os direitos e deveres, os meios necessários ao sustento material. A circulação dos bens, numa economia de comunhão, num mundo onde os recursos existentes são para todos, onde os mais pobres têm a sua parte, por direito e por justiça, é um valor dos mais elementares, no respeito pela vontade do Criador, que deu a terra a todos os homens.

É urgente contrariar um espírito de egoísmo que se instalou em nós, nas nossas famílias, na sociedade, onde se prescinde dos outros, por vezes, se foge dos outros, em nome da preservação de uma privacidade, que se torna um doentio individualismo.

Quando se não partilha o que se tem, também se não partilha o que se é e constroem-se castelos de egoísmo, que se tornam castelos de solidão. Fica-se privado de humanidade.

A Rainha Santa Isabel não fugiu a nada do que ocupa e preocupa a sociedade: da economia à política, das relações familiares às relações entre os povos, da guerra à paz. Deixou-nos aberta a porta para a inserção nas realidades seculares, onde se joga o desenvolvimento, o progresso e a paz. Introduziu-nos na procura dos critérios da justiça e da caridade como caminho.

Em terceiro lugar, as rosas. São expressão da beleza do Criador e da beleza da criação. Na tradição relativa à Rainha Santa, são a expressão de um coração grande e bom, que abraça a todos e tem em conta todos os seus problemas e anseios, sobretudo de amor e de paz.

Faz-nos muita falta a capacidade de ter tempo para contemplar a grandeza da vida, o coração dos outros visto como positivo e bom, faz-nos falta respirar o perfume das rosas exalado das ações das pessoas, faz-nos falta ver o lado bom do mundo e da vida.

A Rainha Santa Isabel ensina-nos ainda hoje a elevar os olhos para os ideais mais sublimes, para os valores ternos, no meio da agitação, do relativismo e do ativismo desenfreado em que nos movemos. A retirada para o “convento”, para o “templo”, no silêncio da vida é caminho para a paz do coração e a paz de Deus.

A palavra de Deus, que escutámos, centrava-nos na realidade da vida aberta aos outros enquanto condição de realização pessoal e, ao mesmo tempo, de construção da felicidade humana. O Evangelho traçava uma linha divisória entre os que vêm nos outros um próximo a amar em todas as circunstâncias e os que os ignoram, esquecem e desprezam.

Há quem continue a pensar que o cristianismo é uma religião centrada no além, na vida eterna e na salvação da alma depois da morte. Poderão ter lido muitas páginas da Escritura, mas não leram, com certeza, este texto do Evangelho de São Mateus. Este diz-nos com clareza, que é sobre esta terra, num empenhamento muito direto em todas as estruturas humanas, que se decide o que somos, o nosso presente e o nosso futuro.

É na atenção aos pobres/ao próximo, na capacidade de relação, que inclui tudo, desde os aspetos mais elevados e espirituais aos mais quotidianos e materiais, que se constrói e se define a qualidade humana de uma pessoa e a autenticidade da sua fé – realidades intrinsecamente ligadas entre si.

A grande novidade moral do Evangelho de Jesus Cristo encontra-se precisamente nesta identificação do amor a Deus e do amor ao homem, que são um único amor: “Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes”. Não há uma dicotomia perniciosa entre o amor a Deus e o amor ao próximo, como se fossem concorrentes um do outro, nem uma leitura espiritualista e desencarnada da salvação – seria uma negação da fé na encarnação do Verbo de Deus. O Evangelho proclama a certeza de que a fé cristã é portadora de um dinamismo extraordinário em ordem à edificação da cidade dos homens, da cidade terrena, aberta à plenitude da cidade celeste.

A Leitura da Primeira Epístola de São João fundamentava a origem do amor em Deus. Para os cristãos, a manifestação do amor é Jesus Cristo, Deus e Homem, modelo e fonte donde brota a nossa capacidade e forma de amar.

“Nisto conhecemos o amor: Ele deu a sua vida por nós e nós devemos também dar a vida pelos nossos irmãos”. Os milénios de progresso não puderam fornecer-nos outro modelo nem outra forma de amar mais válidos. Compreenderam-no os santos, Isabel de Portugal e muitos outros que ficaram na nossa história como memória viva da possibilidade acessível a todos de empreender caminhos novos, pautados por critérios e valores que não morrem.

A Rainha Santa Isabel constitui um grande emblema de Coimbra e de Portugal. Figura de mulher, esposa e mãe de família, cristã com “obras e em verdade”, qual “mulher que teme o Senhor” e entre nós é louvada. “Abre as mãos aos pobres  e estende os braços ao indigente”, deixa atrás o perfume das rosas, próprio de um coração do tamanho do mundo, citando o livro dos Provérbios

A vida da Rainha Santa é um acontecimento ímpar que importa celebrar, porque é a consagração da pessoa humana repleta dos maiores e mais belos sentimentos, que somente a palavra amor pode encerrar.

No tempo em que vivemos e na sociedade que formamos, há uma necessidade imperiosa de homens e mulheres que encarnem esta novidade da sua vida evangélica. Faltam-nos ícones de amor e esta falta constitui o grande problema da humanidade, do qual nascem todos os outros problemas que, com razão, afligem o nosso mundo e o deixam sem alegria nem esperança.

A um mundo que progrediu visivelmente no conhecimento e que oferece possibilidades sem fim, falta a fibra dos santos, cheios de humanidade e cheios de Deus, mas bem imersos no mundo, porventura com as mãos sujas nas causas mais prementes ou com o nome posto em causa nas colunas do politicamente correto. A um mundo laico nas suas convicções e de horizontes materialistas, falta o testemunho vibrante da fé em Jesus Cristo, manifestada na defesa da justiça social e no reforço da solidariedade e da fraternidade.

Por intercessão da Rainha Santa Isabel, peçamos ao Senhor que faça de nós os santos de hoje, de mãos abertas e santas como a sua, a distribuir aos pobres da cidade, o pão e as rosas.

Coimbra, 4 de julho de 2012

D. Virgílio do Nascimento Antunes, bispo de Coimbra

Don't cry for me Argentina


Sarah Brightman - Don't cry for me Argentina (RaiDue 1995)


Evangelho do dia e comentário









T. Comum – XIII Semana


Evangelho: Mt 9, 1-8

1 Subindo para uma pequena barca, tornou a passar o lago, e voltou para a Sua cidade. 2 Eis que Lhe apresentaram um paralítico que jazia no leito. Vendo Jesus a fé que eles tinham, disse ao paralítico: «Filho, tem confiança, são-te perdoados os teus pecados». 3 Então, alguns dos escribas disseram para consigo: «Este blasfema». 4 Tendo Jesus visto os seus pensamentos, disse: «Porque pensais mal nos vossos corações? 5 Que coisa é mais fácil de dizer: “São-te perdoados os teus pecados”, ou dizer: “Levanta-te e caminha”? 6 Pois, para que saibais que o Filho do Homem tem poder sobre a terra de perdoar pecados», disse então ao paralítico: «Levanta-te, toma o teu leito e vai para a tua casa». 7 E ele levantou-se, e foi para sua casa. 8 Vendo isto, as multidões ficaram possuídas de temor, e glorificaram a Deus por ter dado tal poder aos homens.

Comentário:

Não sabemos se este episódio relatado por S. Mateus é o mesmo que S. Lucas relata em 5, 17-28.
É provável que seja mas, Jesus operou tantos milagres em tão diversas circunstâncias que pode muito bem repetirem-se as mesmas cenas.

Mas isso pouco importa porque o que verdadeiramente interessa é considerar a acção de Jesus Cristo que não Se limita a curar os males do corpo, o que já é muito, mas em sanar as feridas da alma o que é muitíssimo mais.

O médico divino actua de forma divina restitui a saúde do homem e reata a relação deste com Deus.

(ama, comentário sobre Mt 9, 1-8, 2011.06.30)

Tratado sobre o homem 2

Questão 75: Da alma em si mesma.

Há pobres que realmente são ricos. E vice-versa

Textos de S. Josemaria



Não esqueças: tem mais aquele que precisa de menos. - Não cries necessidades. (Caminho, 630)

Desapega-te dos bens do mundo. - Ama e pratica a pobreza de espírito. Contenta-te com o que basta para passar a vida sóbria e temperadamente.

- Se não, nunca serás apóstolo. (Caminho, 631)

A verdadeira pobreza não consiste em não ter, mas em estar desprendido, em renunciar voluntariamente ao domínio sobre as coisas.

- Por isso há pobres que realmente são ricos. E vice-versa. (Caminho, 632)

Não tens espírito de pobreza, se, podendo escolher de modo que a escolha passe inadvertida, não escolhes para ti o pior. (Caminho, 635)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet