05/07/2012

Evangelho do dia e comentário









T. Comum – XIII Semana


Evangelho: Mt 9, 1-8

1 Subindo para uma pequena barca, tornou a passar o lago, e voltou para a Sua cidade. 2 Eis que Lhe apresentaram um paralítico que jazia no leito. Vendo Jesus a fé que eles tinham, disse ao paralítico: «Filho, tem confiança, são-te perdoados os teus pecados». 3 Então, alguns dos escribas disseram para consigo: «Este blasfema». 4 Tendo Jesus visto os seus pensamentos, disse: «Porque pensais mal nos vossos corações? 5 Que coisa é mais fácil de dizer: “São-te perdoados os teus pecados”, ou dizer: “Levanta-te e caminha”? 6 Pois, para que saibais que o Filho do Homem tem poder sobre a terra de perdoar pecados», disse então ao paralítico: «Levanta-te, toma o teu leito e vai para a tua casa». 7 E ele levantou-se, e foi para sua casa. 8 Vendo isto, as multidões ficaram possuídas de temor, e glorificaram a Deus por ter dado tal poder aos homens.

Comentário:

Não sabemos se este episódio relatado por S. Mateus é o mesmo que S. Lucas relata em 5, 17-28.
É provável que seja mas, Jesus operou tantos milagres em tão diversas circunstâncias que pode muito bem repetirem-se as mesmas cenas.

Mas isso pouco importa porque o que verdadeiramente interessa é considerar a acção de Jesus Cristo que não Se limita a curar os males do corpo, o que já é muito, mas em sanar as feridas da alma o que é muitíssimo mais.

O médico divino actua de forma divina restitui a saúde do homem e reata a relação deste com Deus.

(ama, comentário sobre Mt 9, 1-8, 2011.06.30)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.