Tempo comum XXIX Semana
São Lucas Evangelista
Evangelho:
Mc 10, 35-45
35 Então aproximaram-se d'Ele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo:
«Mestre, queremos que nos concedas o que Te vamos pedir». 36 Ele
disse-lhes: «Que quereis que vos conceda?». 37 Eles responderam:
«Concede-nos que, na Tua glória, um de nós se sente à Tua direita e outro à Tua
esquerda». 38 Mas Jesus disse-lhes: «Não sabeis o que pedis. Podeis
beber o cálice que Eu vou beber, ou ser baptizados no baptismo com que Eu vou
ser baptizado?». 39 Eles disseram-Lhe: «Podemos». Jesus disse-lhes:
«Efectivamente haveis de beber o cálice que Eu vou beber e haveis de ser
baptizados com o baptismo com que Eu vou ser baptizado; 40 mas,
quanto a estardes sentados à Minha direita ou à Minha esquerda, não pertence a
Mim concedê-lo, mas é para aqueles para quem está preparado». 41
Ouvindo isto, os dez começaram a indignar-se com Tiago e João. 42
Mas Jesus, chamando-os, disse-lhes: «Vós sabeis que aqueles que são
reconhecidos como chefes das nações as dominam e que os seus príncipes têm
poder sobre elas. 43 Porém, entre vós não deve ser assim, mas o que
quiser ser o maior, será o vosso servo, 44 e o que entre vós quiser
ser o primeiro, será servo de todos. 45 Porque também o Filho do
Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida para redenção
de todos».
Comentário:
Não devemos ter receio de pedir o que
julgamos nos convém.
Sempre e em qualquer caso o Senhor "endireitará" o nosso pedido de
acordo com a Sua Vontade e, esta será sempre o melhor para nós porque Deus
deseja, antes de mais, o nosso bem mesmo que não saibamos qual é.
Assim, talvez seja conveniente acrescentar ao pedido: 'se for da Tua Vontade'.
(ama, comentário sobre Mc 10 32-45,
2015.05.27)
Leitura espiritual
São Josemaria Escrivá
Temas actuais do cristianismo
51
pergunta:
Pensa-se
geralmente que o Opus Dei, como organização, maneja uma considerável força
económica.
Uma
vez que o Opus Dei dirige de facto actividades de tipo educativo, beneficente,
etc., poderia explicar-nos como administra o Opus Dei essas actividades, isto
é, como obtém os meios económicos, como os coordena e distribui?
resposta:
Efectivamente,
em todos os países onde trabalha, o Opus Dei dirige actividades sociais,
educativas e beneficentes.
Não
é este, porém, o principal trabalho da Obra; aquilo que o Opus Dei pretende é
que haja muitos homens e mulheres que procurem ser bons cristãos e, portanto,
testemunhas de Cristo no meio das suas ocupações habituais.
Os
centros a que se refere têm precisamente esta finalidade.
Por
isso a eficácia de todo o nosso trabalho fundamenta-se na graça de Deus e numa
vida de oração, trabalho e sacrifício.
Mas
não há dúvida que qualquer actividade educativa, social ou de beneficência tem
de servir-se de meios económicos.
Cada
centro se financia do mesmo modo que qualquer outro da sua espécie.
As
residências de estudantes, por exemplo, contam com as mensalidades que pagam os
residentes; os colégios, com as propinas dos alunos; as escolas agrícolas, com
a venda dos seus produtos, etc.
É
evidente, contudo, que estas receitas quase nunca são suficientes para cobrir
todas as despesas de um centro, e menos ainda tendo em conta que todas as
iniciativas do Opus Dei são pensadas com um critério apostólico e que a maioria
delas se dirige a pessoas de escassos recursos económicos, que, muitas vezes,
pagam pela formação que se lhes proporciona quantias meramente simbólicas.
Para
tornar possíveis essas actividades conta-se também com o contributo dos sócios
da Obra, que a elas destinam parte do dinheiro que ganham com o seu trabalho profissional,
mas sobretudo com a ajuda de muitas pessoas que, embora sem pertencerem ao Opus
Dei, estão dispostas a colaborar em tarefas de transcendência social e educativa.
Os
que trabalham em cada centro procuram fomentar em cada uma das pessoas o zelo
apostólico, a preocupação social, o sentido comunitário que os levam a
colaborar activamente na realização desses empreendimentos.
Como
se trata de trabalhos feitos com seriedade profissional, que correspondem a
necessidades reais da sociedade, na maioria dos casos a resposta tem sido
generosa.
A
Universidade de Navarra, por exemplo, tem uma Associação de Amigos com cerca de
12.000 membros.
O
financiamento de cada centro é autónomo.
Cada
um funciona com independência e procura encontrar os fundos necessários entre
pessoas interessadas naquele actividade concreta.
52
pergunta:
Aceitaria
a afirmação de que o Opus Dei "controla" de facto determinados
bancos, empresas, jornais, etc.?
Se
assim é, que significa "controle" neste caso?
resposta:
Há
alguns sócios do Opus Dei - bastante menos do que alguma vez se terá dito - que
exercem o seu trabalho profissional na direcção de empresas de diverso tipo.
Uns
dirigem empresas familiares que herdaram dos seus pais.
Outros
estão à frente de sociedades que fundaram, sós ou unidos a outras pessoas da
mesma profissão.
Outros,
pelo contrário, foram nomeados gerentes de alguma empresa pelos respectivos donos,
que confiaram na sua capacidade e conhecimentos.
Podem
ter alcançado os cargos que ocupam por qualquer dos caminhos honestos que uma
pessoa costuma percorrer para chegar a uma posição desse tipo.
Quer
dizer: isto nada tem a ver com o facto de pertencerem à Obra.
Os
directores de empresa que fazem parte do Opus Dei procuram, como todos os
sócios, viver o espírito evangélico no exercício da sua profissão.
Isto
exige-lhes, em primeiro lugar, que vivam escrupulosamente a justiça e a
honestidade.
Procurarão,
portanto, fazer o seu trabalho honradamente: pagar um salário justo aos seus
empregados, respeitar os direitos dos acionistas ou proprietários e da
sociedade, e cumprir todas as leis do país. Evitarão qualquer espécie de
partidarismos ou favoritismos em relação a outras pessoas, sejam elas ou não
sócios do Opus Dei.
Entendo
que o favoritismo seria contrário, não já à busca de plenitude de vida cristã -
que é o motivo por que se ingressa na Obra, mas às exigências mais elementares
da moral evangélica.
Já
se falou atrás da liberdade absoluta de que gozam todos os sócios da Obra no
seu trabalho profissional.
Isto
quer dizer que os sócios da Obra que dirigem empresas de qualquer tipo fazem-no
de acordo com o seu critério pessoal, sem receber nenhuma orientação dos
directores sobre o modo de realizar o seu trabalho.
Tanto
a política económica e financeira que seguem na gestão da empresa, como a
orientação ideológica, no caso de uma empresa ligada à opinião pública, é da
sua exclusiva responsabilidade.
Toda
a apresentação do Opus Dei como uma central de directrizes e orientações
temporais ou económicas carece de fundamento.
53
pergunta:
Como
está organizado o Opus Dei [i]
em Espanha?
Como
está estruturado o seu governo e como funciona?
Intervém
V. Rev.ª pessoalmente nas actividades do Opus Dei em Espanha?
resposta:
O
trabalho de direcção no Opus Dei é sempre colegial, nunca pessoal. Detestamos a
tirania, que é contrária à dignidade humana.
Em
cada país a direcção do nosso trabalho é da competência de uma comissão,
composta na sua maior parte por leigos de diversas profissões, e presidida pelo
Conselheiro do Opus Dei no país.
Em
Espanha o Conselheiro é o Rev.º P.e Dr. Florencio Sánchez Bella.
Como
o Opus Dei é uma organização sobrenatural e espiritual, o seu governo limita-se
a dirigir e a orientar o trabalho apostólico, com exclusão de qualquer tipo de
finalidade temporal.
A
direcção da Obra, não só respeita a liberdade dos seus membros, como lhes faz
tomar viva consciência dela.
Para
conseguir a perfeição cristã na profissão ou no ofício que cada um exerce, os
membros da Obra necessitam de estar formados de modo que saibam administrar a
sua liberdade: com presença de Deus, com piedade sincera, com doutrina.
Esta
é a missão fundamental dos directores da nossa Obra: tornar acessível a todos
os sócios o conhecimento e a prática da fé cristã, para que a tornem realidade
na sua vida, cada um com plena autonomia. Sem dúvida que é necessária, pelo que
se refere ao terreno estritamente apostólico, uma certa coordenação mas ainda
aqui a coordenação se limita ao mínimo indispensável para facilitar a criação
de centros educativos, sociais ou de beneficência, que realizam um eficaz
serviço cristão.
Os
mesmos princípios que acabo de expor se aplicam ao governo central da Obra.
Eu
não governo sozinho.
As
decisões são tomadas no Conselho Geral do Opus Dei, que tem a sua sede em Roma
e é composto actualmente por pessoas de catorze países.
O
Conselho Geral limita-se por seu lado a dirigir, em linhas fundamentais, o
apostolado da Obra em todo o mundo, deixando uma amplíssima margem de
iniciativa aos Directores de cada país.
Na
Secção Feminina existe um regime análogo.
Do
seu Conselho Central fazem parte associadas de doze nacionalidades.
54
pergunta:
Em
sua opinião, porque estão em más relações com o Opus Dei numerosas Ordens
religiosas, tais como a Companhia de Jesus?
resposta:
Conheço
muitíssimos religiosos que sabem que nós não somos religiosos, mas que nos
retribuem o afecto que lhes temos e oferecem orações e sacrifícios a Deus pelos
apostolados do Opus Dei.
Quanto
à Companhia de Jesus, conheço e mantenho relações com o seu Geral, o Padre
Arrupe.
Posso
assegurar-lhe que as nossas relações são de estima e afecto mútuo.
Talvez
Você tenha encontrado algum religioso que não compreenda a nossa Obra; se assim
é, o facto dever-se-á a um equívoco ou a uma falta de conhecimento da realidade
do nosso trabalho, que é especialmente laical e secular e em nada interfere com
o terreno próprio dos religiosos.
Por
todos os religiosos não temos senão veneração e carinho e pedimos ao Senhor que
cada dia torne mais eficaz o seu serviço à Igreja e à humanidade inteira.
Não
haverá nunca luta entre o Opus Dei e um religioso, porque para lutar são
precisos dois e nós não queremos lutar com ninguém.
Entrevista
realizada por Tad Szulc, correspondente do New York Times, em 7 de Outubro de
1966.
(cont)
[i] Cfr.
a nota do n.º 35