11/07/2018

Ovelhas sem pastor


Que é a Verdade ?

eram-como-ovelhas-sem-pastor

Publicações em 11 de Julho


Cuidar das pequenas coisas


Cuidar das pequenas coisas constitui uma mortificação constante, caminho para tornar a vida mais agradável aos outros. (Sulco, 991)

Pensando naqueles que, à medida que o tempo passa, ainda se dedicam a sonhar em sonhos vãos e pueris, como Tartarin de Tarascon com caçar leões nos corredores de casa, onde se calhar só há ratos e pouco mais, pensando neles, insisto, lembro a grandeza de actuar com espírito divino no cumprimento fiel das obrigações habituais de cada dia, com essas lutas que enchem Nosso Senhor de alegria e que só Ele e cada um de nós conhece.

Convençam-se de que normalmente não vão encontrar ocasiões para grandes façanhas, entre outros motivos porque não é habitual que surjam essas oportunidades. Pelo contrário, não faltam ocasiões de demonstrar o amor a Jesus Cristo, através do que é pequeno, do normal. (...)

Portanto, tu e eu vamos aproveitar até as oportunidades mais banais que se apresentarem à nossa volta, para santificá-las, para nos santificarmos e para santificar os que compartilham connosco os mesmos afãs quotidianos, sentindo nas nossas vidas o peso doce e sugestivo da co-redenção. (Amigos de Deus, nn. 8-9)

Temas para reflectir e meditar

Unidade de vida

É difícil "suportar" as críticas que nos fazem.
Sim, parece normal que seja assim.
Mas... quando nos tecem louvores ou atribuem predicados, revelando admiração e louvor?
Como reagimos?
Penso que não interessa muito negar ou retirar importância ao que outros nos digam neste sentido.
Mas, no nosso íntimo podemos considerar:
‘Se este me conhecesse verdadeiramente não pensaria tais coisas a meu respeito’.

De qualquer modo cresce a nossa responsabilidade de fazer jus à imagem que transmitimos.
Ser verdadeiramente o que se parece que ser, ou seja, ter unidade de vida.

AMA, reflexões, 12.01.2018

Evangelho e comentário


Tempo comum

São Bento – Padroeiro da Europa

Evangelho: Mt 19, 27-29

27 Tomando a palavra, Pedro disse-lhe: «Nós deixámos tudo e seguimos-te. Qual será a nossa recompensa?» 28 Jesus respondeu-lhes: «Em verdade vos digo: No dia da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do Homem se sentar no seu trono de glória, vós, que me seguistes, haveis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna.

Comentário:

Jesus afirma Pedro que «… receberá cem vezes mais»!

O que quer dizer, nesta vida terrena, os que deixarem tudo para seguir Cristo, serão recompensados de forma magnânima.

Assim é, de facto, pergunte-se a qualquer um – ou uma – o que lhes falta e obter-se-á, como resposta, que têm muito mais que o que precisam, que nada lhes falta.

E, sobretudo, têm algo a que todo o ser humano aspira: são felizes!

(AMA, comentário sobre Mt 19, 27-29, 11.07.2017)

El reto del amor





VIVE DE CRISTO®Dominicas de Lerma

Pequena agenda do cristão

Quarta-Feira



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)






Propósito:

Simplicidade e modéstia.


Senhor, ajuda-me a ser simples, a despir-me da minha “importância”, a ser contido no meu comportamento e nos meus desejos, deixando-me de quimeras e sonhos de grandeza e proeminência.


Lembrar-me:
Do meu Anjo da Guarda.


Senhor, ajuda-me a lembrar-me do meu Anjo da Guarda, que eu não despreze companhia tão excelente. Ele está sempre a meu lado, vela por mim, alegra-se com as minhas alegrias e entristece-se com as minhas faltas.

Anjo da minha Guarda, perdoa-me a falta de correspondência ao teu interesse e protecção, a tua disponibilidade permanente. Perdoa-me ser tão mesquinho na retribuição de tantos favores recebidos.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?