22/04/2021

NUNC COEPI: Publicações em Abril 22

PLANO DE VIDA: (Coisas muito simples, curtas, objectivas)

Propósito: Participar na Santa Missa.

Senhor, vendo-me tal como sou, nada, absolutamente, tenho esta percepção da grandeza que me está reservada dentro de momentos: Receber o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do Rei e Senhor do Universo.

O meu coração palpita de alegria, confiança e amor. Alegria por ser convidado, confiança em que saberei esforçar-me por merecer o convite e amor sem limites pela caridade que me fazes. Aqui me tens, tal como sou e não como gostaria e deveria ser.Não sou digno, não sou digno, não sou digno! Sei porém, que a uma palavra Tua a minha dignidade de filho e irmão me dará o direito a receber-te tal como Tu mesmo quiseste que fosse. Aqui me tens, Senhor. Convidaste-me e eu vim.

Pequeno exame: Cumpri o propósito que me propus ontem?

 

Evangelho

Jo I, 35-51

 

Novo Testamento

 

Evangelho

 

Jo I, 35-51

 

Primeiros discípulos

35 No dia seguinte, João encontrava-se de novo ali com dois dos seus discípulos. 36 Então, pondo o olhar em Jesus, que passava, disse: «Eis o Cordeiro de Deus!» 37 Ouvindo-o falar desta maneira, os dois discípulos seguiram Jesus. 38 Jesus voltou-se e, notando que eles o seguiam, perguntou-lhes: «Que pretendeis?» Eles disseram-lhe: «Rabi - que quer dizer Mestre - onde moras?» 39 Ele respondeu-lhes: «Vinde e vereis.» Foram, pois, e viram onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Eram as quatro da tarde. 40 André, o irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João e seguiram Jesus. 41 Encontrou primeiro o seu irmão Simão, e disse-lhe: «Encontrámos o Messias!» - que quer dizer Cristo. 42 E levou-o até Jesus. Fixando nele o olhar, Jesus disse-lhe: «Tu és Simão, o filho de João. Hás-de chamar-te Cefas» - que significa Pedra. 43 No dia seguinte, Jesus resolveu sair para a Galileia. Encontrou Filipe, e disse-lhe: «Segue-me!» 44 Filipe era de Betsaida, a cidade de André e de Pedro. 45 Filipe encontrou Natanael e disse-lhe: «Encontrámos aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, e os Profetas: Jesus, filho de José de Nazaré.» 46 Então disse-lhe Natanael: «De Nazaré pode vir alguma coisa boa?» Filipe respondeu-lhe: «Vem e verás!» 47 Jesus viu Natanael, que vinha ao seu encontro, e disse dele: «Aí vem um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento.» 48 Disse-lhe Natanael: «Donde me conheces?» Respondeu-lhe Jesus: «Antes de Filipe te chamar, Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira!» 49 Respondeu Natanael: «Rabi, Tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Israel!» 50 Retorquiu-lhe Jesus: «Tu crês por Eu te ter dito: ‘Vi-te debaixo da figueira’? Hás-de ver coisas maiores do que estas!» 51 E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo: vereis o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo por meio do Filho do Homem.»

 

Considerações:

O primeiro capítulo do Evangelho escrito por São João termina com a apresentação dos primeiros discípulos de Jesus.

O Apóstolo regista a hora «Eram as quatro da tarde» o que entendemos como confirmação que foram momentos que jamais poderão esquecer.

«Ficaram com Ele naquele dia» o que terão falado não o sabemos mas a conversa foi de tal forma importante que as horas passaram sem que houvesses interrupção.Um dos “resultados” dessa conversa foi a necessidade imperiosa  que sentiram de comunicar a outros a sua descoberta e, por isso, vão ter com Pedro mais velho que eles, mestre de pescadores respeitado por todos.

Jesus «fixou nele o olhar» e deu-lhe um nome «serás chamado Cefas». Os dois discípulos tinham chamado Rabi a Jesus e um rabi – um Mestre - ao atribuir um nome a alguém era considerá-lo discípulo, seguidor próximo, constante, uma prova de confiança.

Depois os encontros continuam, Filipe não se detém e chama Natanael.

Jesus, quando o vê aproximar-se tem uma reacção estranha de tal modo surpreendente que Natanael fica como que aturdido e faz a primeira declaração que consta nos Evangelhos da Divindade de Jesus: «Tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Israel!».

Tinha começado por estranhar o convite de Filipe «De Nazaré pode vir alguma coisa boa?» mas não recusou o convite e seguiu Filipe ao encontro de Jesus.

Deixar-se levar por preconceitos tem sempre resultados funestos porque pode acontecer perder-se uma oportunidade única na vida.

A pessoa preconceituosa tem sempre dificuldade em encarar o que se lhe apresenta, é difícil de convencer, resiste a conhecer uma realidade diferente daquela que construiu dentro de si.

 

Oração pelos Sacerdotes

Meu Senhor Jesus Cristo:

Dai à Vossa Igreja Sacerdotes Santos que se entreguem ao serviço exclusivo da Igreja e das almas, ao anúncio fiel da palavra de Deus, à administração dos Sacramentos, em especial da Eucaristia e da Penitência, obedientes ao Magistério da Igreja e observando amorosamente a Sagrada Liturgia, para exemplo e guia seguro do Povo de Deus.

(Com autorização eclesiástica)