21/03/2022

Quaresma Semana 3 Segunda F

 


 

(Re Lc IV, 24-30)

 

Neste episódio que São Lucas narra a minha atenção detém-se particularmente num detalhe: «Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho».

Jesus só Se deixa ver por aqueles que quer, ou, melhor, só pelos que realmente O querem ver e ouvir, os que estão interessados em escutar o que diz em ver quanto faz; todos os outros que O seguem adrede, por curiosidade, sem verdadeiro desejo de aprender algo novo, de facto, não O vêm mas tão só um homem que passa dizendo umas palavras, transmitindo uma mensagem que não escutam e, portanto, não entendem.

Eu, Senhor, quero de facto, ver-Te com os olhos do meu coração porque a Tua Figura me atrai irresistívelmente e ouvir-Te com os ouvidos da minha alma porque Tu tens Palvras de Vida Eterna.

 

Reflectindo na Quaresma

 

Há dias, na Igreja da Lapa, enquanto esperava pela Santa Missa, depois da meia hora de preparação (do costume), olhava a grande Cruz com O Crucificado que, sempre na Quaresma, está no lado direito do altar.

Aos poucos senti a comoção de estar a contemplar uma realidade: o meu Deus e Senhor, pendente do madeiro onde me redimiu e salvou!

Ouvi uma pergunta interior, mas absolutamente clara:

‘Tu amas-me?’

Não sou tonto, nem tenho visões, mas olhei em volta, desnecessariamente, aliás porque sabia muito bem de onde vinha a pergunta.

E, respondi, claro: ‘Senhor, eu amo-Te’.

Provavelmente não respondi bem porque a pergunta surgiu novamente:

- ‘Tu, amas-me?’

Fiquei um pouco admirado, estaria o Senhor enganado, não me chamo Pedro!

Mas, de facto, como muito bem sei, Ele nunca Se engana porque, logo a seguir:

- Está bem, amas-me... Mas, amas-me, por Mim ou por ti? Amas-me sempre ou quando te é mais conveniente? Amas-me com AMOR, ou com respeito’.

Demorei um pouco na resposta, queria pensar bem na pergunta.

- ‘Olha, Senhor, eu amo-te porque sou muito "interesseiro", por outras palavras, sinto que é o melhor "negócio" que posso fazer.

Já vês, eu amo-Te como quem sou, um pobre homem cheio de mazelas é defeitos e, Tu, em troca, amas-me com o Teu Amor que é divino e sem medida!

Então? Não achas que faço bem?

Acabou aqui a "conversa", a Santa Missa ia começar.  

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad