25/03/2019

Mês de Março


Propósito

Praticamente no fim, o mês de Março deste ano de 2019 deixou como que um rasto de coisas boas que fizemos e, talvez, outras não tão boas que quase sem dar por isso consentimos em fazer.


Resta-nos ainda uma semana para reparar e corrigir e, uma semana é tempo mais que suficiente para levarmos a cabo muitas coisas que, talvez por serem pequenas ou de pouco relevo, deixamos para trás.

Não esqueçamos que tudo o que é grande e importante nasce pequeno e sem relevo, de contrário seria no mínimo monstruoso e sem utilidade.

Vamos, com alegria e determinação fazer o que nos parece deva ser feito, não para “cumprir um objectivo”, mas para contentar o Senhor e oferecer-lhe o que temos.

A nossa vontade e o nosso amor incondicionais.

AMA, 2019

A força do Silêncio, 147





O silêncio da memória é a paz da alma e do coração.


O silêncio da memória é um homem livre e recto.



CARDEAL ROBERT SARAH

El Reto del Amor
















por El Reto del amor

Temas para reflectir e meditar

Oração contínua


Jesus demonstrou, no Evangelho segundo S. Lucas, como a oração contínua pode mudar a nossa situação.



(anselm grunA incompreensível existência de Deus, Paulinas, p. 75)

Evangelho e comentário




TEMPO DA QUARESMA



ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

Evangelho: Lc 1, 26-38

26 Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. 28 Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» 29 Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. 30 Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. 31 Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32 Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, 33 reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» 34 Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» 35 O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. 36 Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, 37 porque nada é impossível a Deus.» 38 Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

Comentário:

Ah! Senhora minha, minha Mãe do Céu!
Como eu te admiro e me sinto o mais feliz dos homens por teres aceite ser a Mãe do Salvador!
Sem o teu “fiat” pronto e simples, tornaste-me, também a mim, teu Filho em que a Bondade e Misericórdia de Jesus, pendente da Cruz onde dava a vida pela salvação da humanidade, te entregou a João como sua mãe.

De certa forma, Senhora, nasci da Cruz da redenção e por isso mesmo me recolhes nos teus braços amorosos para me protegeres e embalares carinhosamente.
Algumas das tuas lágrimas caíram sobre mim e são essas graças que me permitem viver como vivo, bem agarrado ao teu manto protector.

Senhora minha, minha Querida Mãe: Hoje neste dia tão especial que todos no Céu e na terra louvam e rejubilam com a tua Imaculada Conceição, atrevo-me a pedir-te – e tanto… tanto te devo – que me ajudes a seguir as tuas indicações “fazendo tudo quanto o Teu Filho quiser que faça” e, como em Caná, eu possa ser esse servo obediente e solícito que desejas que seja.

Atrevo-me a pedir-te uma vez mais que quero ser melhor para poder ganhar esse Céu de onde me abençoas.


(AMA, comentário sobre, Lc 1, 26-38, 08.12.2018)  


Para ti estudar é uma obrigação grave


Oras, mortificas-te, trabalhas em mil coisas de apostolado..., mas não estudas. – Então, não serves, se não mudas. O estudo, a formação profissional, seja qual for, entre nós é obrigação grave. (Caminho, 335)

Se tens de servir a Deus com a tua inteligência, para ti estudar é uma obrigação grave. (Caminho, 336)

Frequentas os Sacramentos, fazes oração, és casto... e não estudas... – Não me digas que és bom; és apenas bonzinho. (Caminho, 337)

Pequena agenda do cristão

SeGUNDa-Feira



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Sorrir; ser amável; prestar serviço.

Senhor que eu faça "boa cara" que seja alegre e transmita aos outros, principalmente em minha casa, boa disposição.

Senhor que eu sirva sem reserva de intenção de ser recompensado; servir com naturalidade; prestar pequenos ou grandes serviços a todos mesmo àqueles que nada me são. Servir fazendo o que devo sem olhar à minha pretensa “dignidade” ou “importância” “feridas” em serviço discreto ou desprovido de relevo, dando graças pela oportunidade de ser útil.

Lembrar-me:
Papa, Bispos, Sacerdotes.

Que o Senhor assista e vivifique o Papa, santificando-o na terra e não consinta que seja vencido pelos seus inimigos.

Que os Bispos se mantenham firmes na Fé, apascentando a Igreja na fortaleza do Senhor.

Que os Sacerdotes sejam fiéis à sua vocação e guias seguros do Povo de Deus.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?