14/11/2011

Música e entretenimento

2011.11.21  -  Música -  Victor Borge plays Chopin

selecção JMA

Novíssimos – A Morte 6

O dia da Morte
William-Adolphe Bourgerau




Cremos na vida eterna. Cremos que as almas de todos aqueles que morrem na graça de Cristo - tanto as que devem ser purificadas pelo fogo do Purgatório como as que imediatamente depois de se separarem do corpo, como o bom ladrão, são recebidas por Jesus no Paraíso - constituem o Povo de Deus depois da morte, a qual será destruída totalmente no dia da Ressurreição em que estas almas se unirão aos seus corpos.







(paulo VI, Somlenis Professio fidei, Roma, 30.06.1968.06.30, nr. 28)

Perfeição

Reflectindo





O desejo de perfeição é um acto da vontade que, sob a influência da graça, aspira sem cessar ao progresso espiritual.













(adolphe tanqueray, Compêndio de Teologia Ascética e Mística, LAI, 1961, nr. 411)

Pensamentos inspirados à procura de Deus

À procura de Deus


Mais vale dar um bom testemunho à má 

companhia,

do que andar só.





jma

Santidade






Estamos obrigados a procurar a perfeição cristã, a ser santos, a não defraudar, não só Deus pela eleição de que nos faz objecto, mas também a todas essas criaturas que tanto esperam do nosso trabalho apostólico.



(
s. josemaria, Carta, 1931.03.24, n 57)

Evangelho do dia e comentário













T. Comum– XXXIII Semana




Evangelho: Lc 18, 35-43

35 Sucedeu que, aproximando-se eles de Jericó, estava sentado à beira da estrada um cego a pedir esmola. 36 Ouvindo a multidão que passava, perguntou que era aquilo. 37 Disseram-lhe que era Jesus Nazareno que passava. 38 Então ele clamou: «Jesus, Filho de David, tem piedade de mim!». 39 Os que iam adiante repreendiam-no para que se calasse. Porém, ele, cada vez gritava mais: «Filho de David, tem piedade de mim!». 40 Jesus, parando, mandou que Lho trouxessem. Quando ele chegou, interrogou-o: 41 «Que queres que te faça?». Ele respondeu: «Senhor, que eu veja». 42 Jesus disse-lhe: «Vê; a tua fé te salvou». 43 Imediatamente, recuperou a vista, e foi-O seguindo, glorificando a Deus. Todo o povo, vendo isto, deu louvores a Deus.
Comentário:

Porque é Jesus pergunta ao cego o que quer que lhe faça?

Não parece óbvio que desejava ver?

O Mestre quer aproveitar a ocasião, como sempre faz, para nos ensinar a pedir.

“Senhor, quero isto ou quero aquilo”, assim, com a simplicidade das crianças é como devemos pedir.

Ele saberá o que fazer.

(AMA, Comentário sobre Lc 18, 35-43, 2010.11.14)

Educar a afectividade 5

A FORÇA DA EDUCAÇÃO

Entre o sentimento e a conduta há um passo importante. Por exemplo, pode sentir-se medo e actuar valentemente. Ou sentir ódio e perdoar. Nesse espaço entre sentimentos e acção está a liberdade pessoal. Produz-se então uma decisão pessoal, que se situa em parte nesse momento concreto e em parte antes, no processo prévio de educação e auto-educação. Ao longo da vida vai-se criando um estilo de sentir, e também um estilo de actuar. 
Continuando com o exemplo, uma pessoa medrosa ou rancorosa acostumou-se a reagir cedendo ao medo ou ao rancor que espontaneamente lhe produzem determinados estímulos, e isto criou nele um hábito mais ou menos permanente. Esse hábito leva-o a ter uma forma própria de responder afectivamente a essas situações, até acabar por constituir um rasgo do seu carácter.
Em resumo, não podemos mudar a nossa herança genética, nem a nossa educação até ao dia de hoje, mas podemos sim pensar no presente e no futuro, com uma confiança profunda na grande capacidade de transformação do homem através da formação, do esforço pessoal e da graça de Deus.

a. aguiló